Impressoras 3D ajudam a criar modelos de tumores cerebrais

Imagens 2D de exames médicos obtidas através de ressonância magnética ou tomografia computadorizada normalmente são difíceis de serem compreendidas pelos pacientes. Continue lendo este artigo e saiba como as  impressoras 3D podem melhorar a comunicação entre médicos e pacientes e potencializar as chances de sucesso!

 

O Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda, criou o programa REshape que visa ajudar pacientes a terem mais controle e melhor entendimento das suas condições.

x

IMPRIMINDO TUMORES CEREBRAIS EM 3D

É provado que a interação que médicos têm com pacientes é essencial para ajuda-los a lidar com sua condição, assim como lhes da uma visão mais profunda da situação. O paciente pode ficar confuso ao conversar com seu neurocirurgião, afinal não é todo dia que ele vê imagens radiológicas, então pode ser difícil para o médico explicar claramente o plano cirúrgico e os riscos. A impressão 3D possibilita criar modelos de imagens de ressonância magnética, agindo como uma ferramenta poderosa para ajudar os pacientes a visualmente entenderem o problema deles em três dimensões, além de qual tratamento será necessário e quais os riscos envolvidos.

 

“O exames de ressonância magnética ou a tomografia computadorizada já estão sendo feitos. Então você não tem que fazer nada extra e é fácil para criar um modelo para impressão 3D a partir destes dados.”

 

Uma das pessoas fazendo isso acontecer é David Grim, o projetista líder na REShape & Innovation Centre no hospital Radboud. Estudando biomedicina ele decidiu se focar na inovação de assistência medica para ajudar no futuro da área, especialmente do ponto de vista do paciente. Ele está sempre a procura de melhorias.

É possível pegar imagens 2D da ressonância magnética ou tomografia do paciente e transforma-las em modelos para impressão 3D. Isso significa que o médico pode explicar o procedimento e mostrar o que o paciente está passando num modelo 3D físico, não mostrando apenas uma figura abstrata. É uma experiência muito positiva e ajuda eles a se conectarem com o que está acontecendo.

 

 

BENEFÍCIOS DA IMPRESSÃO 3D NA MEDICINA

 

David explica que ele é um grande fã das impressoras 3D já que elas tornam os processos mais baratos, além de serem de fácil operação, onde até mesmo os médicos podem utiliza-las. Hoje em dia suas impressões são principalmente oncológicas mas a flexibilidade e liberdade que as impressoras 3D proporcionam para ele irá abrir novos caminhos para melhoria de cuidados e maior compreensão do paciente.

Quer saber como a impressão 3D também pode auxilar o seu projeto? Solicite aqui uma consultoria gratuita da Wishbox.