Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D

Montar uma empresa focada em negócios com impressoras 3D é algo bem desafiador, mas que pode proporcionar muita satisfação e sucesso para quem tiver coragem para começar. Não existe um manual para se atingir os seus objetivos neste mercado, mas é possível dar início a tudo no caminho certo ao seguir alguns passos importantes.

Para ajudar, nós reunimos estas principais recomendações abaixo. Veja 5 dicas para fazer negócios com impressoras 3D:

CONFIRA 5 DICAS PARA FAZER NEGÓCIOS COM IMPRESSORAS 3D

1. Tenha uma ideia inovadora

Fazer negócios com impressoras 3D é uma das mais novas tendências do mercado, mas apenas isto não é o suficiente para lhe proporcionar sucesso. O seu objetivo sempre deve ser agregar valor ao mercado. Ou seja, procure oferecer um produto que vende porque é inovador, não só por ser relacionado a impressão 3D. Neste exercício mental, você também deverá desenvolver os diferenciais do seu negócio, aquilo que o seu cliente em potencial só obtém ao comprar de você.

Um bom exemplo dessa criatividade em inovar é a Vortic Watches Co., empresa americana que traz de volta do passado incríveis relógios customizados. Eles fazem seu produto juntando tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage com os métodos antigos de manufatura, o resultado são relógios de aparência incrível.

 

negócios com impressoras 3D negócios com impressoras 3D

A Vortic combina tecnologia em impressão 3D de ponta e tecnologia vintage de manufatura.

2. Venda um serviço, não produtos

Muitas pessoas possuem impressoras de papel em casa: então, como que gráficas se mantém em funcionamento? O segredo dessa questão deve ser o grande motivador do seu negócio: o foco precisa estar em oferecer um serviço, e não apenas produtos. A SOLS é uma empresa que foca em oferecer solas de sapato ergonômicas personalizadas para cada cliente e possui muito sucesso neste âmbito. Uma dica para agregar mais valor ao serviço oferecido é fornecer além da impressão um design 3D personalizado do item e uma pós-produção de qualidade (acabamento do produto).

negócios com impressoras 3D
A SOLS foca em oferecer solas de sapato ergonômicas sob medida.

impressão-3d-o-que-é3. Busque boas referências

Existem diversas empresas que se tornaram bem-sucedidas ao fazer negócios com impressoras 3D. Um exemplo é a 3D Trophy Factory, especializada na produção de troféus via impressão 3D. Por que não investir em um nicho ou viés para o qual existe demanda? Já a Stratasys viu na impressão 3D uma forma de melhorar o estudo da Medicina, criando materiais para serem usados em simulações de cirurgias delicadas para estudantes e profissionais experientes. Busque estas e outras referências para saber de que forma conduzir a sua empresa.

negócios com impressoras 3D
A 3D Trophy Factory é especializada na produção de troféus via impressão 3D.

Veja outros cases de sucesso como: Fortlev conquista mais precisão e agilidade utilizando impressão 3D!

4. Mantenha os custos baixos

Ter as finanças sob controle é essencial para qualquer tipo de negócio. Independentemente de quanto capital você obteve em investimento, é muito importante que você saiba manter os custos baixos. Escolha uma base de operações que seja eficiente e não comprometa o seu orçamento. Que tal cogitar um espaço de coworking? Durante a etapa inicial de vida da usa empresa, também é essencial encontrar alternativas para certos tipos de gastos, como viagens e contratações.

5. Aquisição de impressora 3D X outsource da impressão

Todo tipo de empresa precisa saber em quais momentos conter gastos ou arriscar mais. Uma ótima maneira de otimizar as despesas no início é apostar no outsourcing da impressão 3D até que o seu negócio atinja a tração necessária para poder se tornar responsável pela sua própria produção. Esta é uma opção de baixo risco que minimiza substancialmente os custos da sua empresa.

Leia o case Volkswagen: Setor automobilístico & impressão 3D obtêm destaque em premiação!

Tudo pronto para dar início aos seus negócios com impressoras 3D?