Novos negócios que já faturam com impressão 3D

As impressoras 3D estão tornando o processo de criação de novos negócios, desenvolvendo produtos e componentes muito mais rápido. Essa tecnologia evolui mais a cada dia; as máquinas estão se tornando mais acessíveis e podendo utilizar uma variedade enorme de materiais. Atualmente já é possível imprimir produtos em nylon, termoplástico, bronze, aço, prata, cerâmica dentre outros, englobando diversas possibilidades e permitindo inúmeras aplicações. As possibilidades dadas pela tecnologia podem ser aquele diferencial que sua empresa busca!

As impressoras 3D estão virando a principal fonte de receita de diversas empresas que apostam na inovação. Não param de surgir startups com novas ideias de negócios que utilizam essa ferramenta. Separamos então para você uma lista com novos negócios  que já faturam com impressão 3D que estão faturando com este mercado, confira:

Sete Novos Negócios:

ImprimaLAB

Uma Start-up brasileira em serviços de impressão 3D, a ImprimaLAB se destaca pelo seu incrível pós-produção, isto é, seu acabamento altamente profissional que dá um toque único a cada peça produzida. Atuando em diversos setores, eles trazem modelos, protótipos e afins que vão do modelo 3D à algo real e digno de grandes produções de cinema, como pode ser visto abaixo em seu capacete do Iron Man com marcas de batalha:

novos negócios
A união de manufatura aditiva à criatividade e dedicação trás um resultado singular e abre mercado para novos negócios.

Ford

A montadora americana não é um novo negócio, mas é a primeira do segmento a utilizar esse tipo de tecnologia em seus veículos. A Ford utiliza impressão 3D para criação de protótipos e para o desenvolvimento de novos componentes. O esportivo Ford GT, por exemplo, foi um veículo do qual diversos componentes foram criados utilizando essa tecnologia.

o novo Ford GT, em seu protótipo, teve peças impressas em 3D.
o novo Ford GT em seu protótipo teve peças impressas em 3D.

Veja como a prototipagem acelera o desenvolvimento de novos produtos.

impressão-3d-o-que-é

Noiga

Com a premissa de fugir do tédio e inovar sua área, a dupla de designers Evelyne Pretti e Renata Trevisan fundaram a Noiga, uma empresa que comercializa acessórios de moda impressos em 3D. O resultado da união das duas em uma marca é a união de suas 3 maiores paixões: o design, a moda e a tecnologia. A qualidade de seus produtos reflete bem sua paixão pelo o que desenvolvem.

noiga-acessórios
A combinação de competência, bom gosto e dedicação culmina em belos designs e novos negócios.

Blizzident

A empresa, de mesmo nome de seu produto, imprime escovas de dente personalizadas, ou seja, sob medida para cada cliente. A Blizzident possui cerca de 400 cerdas e não tem o formato de uma escova convencional: é uma espécie de molde para os dentes com as cerdas. A empresa promete ao cliente uma escovação completa em apenas 6 segundos. O preço é tão exclusivo como o produto, pois a escova custa em torno de 300 euros.

Escova sob medida Blizzident.
Escova sob medida Blizzident.

Janne Kyttanen

O estilista e designer americano criou uma linha de sapatos de salto produzida em impressoras 3D. Existem quatro diferentes modelos: Leaf, Macedonia, Facet e Classic. O interessante é que o cliente pode optar por comprar o sapato impresso ou o arquivo digital, selecionando o tamanho e a cor e imprimindo, ele mesmo, o sapato.

Macedonia, design de Janne Kyttanen
Macedonia, design de Janne Kyttanen.

Makie Lab

É uma startup situada em Londres que imprime bonecos criados e desenhados pelos clientes. O comprador pode escolher todos os detalhes dos brinquedos, como será o cabelo, o tamanho, a cor, os olhos, as roupas e ainda escolher a fisionomia do boneco.

_Makies_LimitedEdition1_TeslaCurieAdaHopper
Linha Makies conta com bonecos totalmente customizados pelo cliente. Novos negócios que se materializam.

 

Protos Eyewear

A startup sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, desenvolveu um software avançado que permite desenhar e criar óculos que atendam às características únicas de cada face. O cliente envia duas fotos do rosto (uma frontal e outra de perfil) e responde a um questionário. Pouco tempo depois ele recebe as recomendações de estilo e escolhe o modelo que preferiu.

novos negócios
A Protos Eyewear desenvolveu um software que permite criar novos negócios de óculos que atendem perfeitamente as características de cada face.

Como podemos ver as impressoras 3D podem ser utilizadas desde a prototipagem de carros até a criação de roupas e acessórios. A aplicação dessa tecnologia é muito ampla, permitindo ao usuário colocar em prática e produzir todas as suas ideias, além de possibilitar a criação de novos modelos de negócio de forma dinâmica e inovadora.

Leia também sobre empreendedorismo na era da impressão 3D.

Gostou das empresas que separamos? Conhecia alguma delas? Caso conheça alguma outra que utiliza impressão 3D, não deixe de compartilhar conosco nos comentários abaixo!