Entenda como a Alpargatas está alavancando suas vendas com impressão 3D

O avanço tecnológico atrelado a ganhos de mercado e melhorias nos produtos não é segredo para ninguém, mas nem todas as empresas fazem uso criativo desses avanços. Um exemplo de inovação que pode ser muito mais bem aproveitado pelas aindústrias e por outros negócios é a impressão 3D.

Algumas empresas estão conseguindo se destacar no mercado com a ajuda daquela tecnologia tridimensional, influenciando diretamente no design dos seus itens e alavancando as vendas. A empresa Alpargatas é um exemplo nítido de sucesso ao aumentar suas vendas com impressão 3D. Você sabia disso? Conheça melhor esse caso!

A demanda da Alpargatas

Você já parou para pensar como é o processo de criação de uma sandália Havaianas? São muitos os modelos disponíveis no mercado, mas até esses itens chegarem a você, foi preciso muito trabalho e dedicação.

Para facilitar interpretações técnicas, e garantir que o design fique fiel ao idealizado, são criados protótipos (modelos físicos do design) para evitar que tempo demais seja gasto na fase de produção. Esses modelos “palpáveis” garantem que todos envolvidos no desenvolvimento do produto tenham a mesma visão, o que torna a equipe mais eficiente e faz com que produtos possam ser lançados de forma mais ágil, isso tudo garantindo um resultado ainda melhor na grande maioria dos casos, pois permite mais alterações no projeto de forma mais rápida, sem sair do tempo previsto para o projeto.

A equipe de fabricação e os designers também possuíam um grande distanciamento, de modo que os modelos necessitavam de inúmeras iterações para alcançar a expectativa da visão que a equipe de desenvolvimento estabelecia, isso significava mais etapas a serem concluídas até o produto final, o que significa menos produtos lançados no mercado.

O que mudou dentro da empresa

Com a tecnologia de impressão 3D, a forma como os protótipos são criados mudou. O designer já trabalha incluindo validações de matérias e da geometria durante o projeto, o que melhora o desenvolvimento do modelo do solado do calçado. Em seguida, o protótipo é impresso em 3D, da mesma forma como ele foi idealizado — e no parâmetro tridimensional em que será usado pelo consumidor final.

Isso também aperfeiçoa a integração do setor de fabricação com os designers da Alpargatas. Nesse processo, já é levado em consideração o modelo e a adaptação do solado aos pés do consumidor, pensando no conforto ao utilizar o produto acabado e pronto para venda.

vendas com impressão 3D
Protótipo impresso da Alpargartas.

Outra grande mudança que a tecnologia proporcionou consiste na maior liberdade de criação dos responsáveis pelos novos modelos. Sem contar na agilidade no desenvolvimento de peças e protótipos e também na agilidade para sua aprovação. O que antes demorava uma semana para ser feito e aprovado, hoje demora apenas um dia.

Isso acontece porque as impressões são criadas tendo como alicerce os dados técnicos. Não é necessário passar por incontáveis interpretações técnicas para finalmente virarem os produtos que encontramos nas prateleiras das lojas.

Assim que a impressão 3D é finalizada, o protótipo precisa passar por uma aprovação – se necessário, revisões e melhoramentos serão feitos, caso contrário, ele está pronto para ser enviado à fabricação. A intenção do protótipo aqui é facilitar as interpretações técnicas, é evitar análises demoradas do projeto  na parte da produção.

Os resultados positivos alcançados

As melhorias do processo de criação dos calçados são nítidas, o que prova como a impressão 3D pode influenciar e auxiliar as empresas no mercado. Ao optar por esse tipo de tecnologia, é possível ganhar tempo e melhorar diversos produtos vendidos aos consumidores.

Isso facilita a entrada das mercadorias nas gôndolas e demais setores de comércio. Muitas vezes, os produtos são colocados à venda e, somente depois disso, é que são encontrados erros que poderiam ter sido evitados no processo de criação.

Como as impressões em 3D já levam em consideração o material empregado, a geometria e outros aspectos relacionados ao produto, torna-se possível enxergar esses problemas durante a elaboração do protótipo, agilizando as correções e finalizando o produto ideal muito mais rapidamente. E tudo isso colabora para que as empresas fechem mais negócios.

E então, sua empresa está pronta para seguir o exemplo da Alpargatas e aumentar as vendas com impressão 3D? Se não quiser ficar de fora das novidades tecnológicas, assine nossa newsletter e tenha todas as informações sobre o assunto em primeira mão!