Mantendo filamentos secos e prontos para impressão 3D com sílica-gel

Por sua facilidade de uso e curva de aprendizado amigável, as impressoras em FDM possuem uma legião de usuários. Mas, apesar de ser uma tecnologia fácil de se lidar, existem certos cuidados a serem tomados para garantir os melhores resultados possíveis. Neste post trazemos a grande importância do armazenamento correto de seus filamentos em ambiente seco e damos uma dica fácil e econômica de como fazer isso com sílica-gel,  confira:

A umidade e os termoplásticos, um grande obstáculo.

Uma das dificuldades mais comuns encontradas por usuários de impressoras 3D em FDM é uma situação onde a umidade impede que consiga qualquer resultado satisfatório em impressões, em alguns casos ocasionando até mesmo em entupimentos ou outros problemas.

Grande parte das vezes estes problemas podem ser evitados com o uso da sílica-gel e um armazenamento adequado.

O gel de sílica, também chamado de sílica-gel, tem como propriedade a adsorção de umidade, um processo que difere da absorção por manter as moléculas fixadas em uma superfície, impedindo que esta interaja com o ambiente. Em FDM isto se aplica pois os filamentos são altamente suscetíveis a absorção da umidade. Em especial isto pode ser observado em PLA, que é o material mais comumente empregado na técnica. Esta suscetibilidade afeta muito suas propriedades e com isto a qualidade de impressão.

As partículas de água agrupadas no ambiente podem causar desde aumentos no diâmetro do filamento, causando entupimentos ou linhas irregulares nos modelos impressos, que ficam marcados por linhas maiores e menores em intervalos aleatórios. Os efeitos dessa umidade causam estes problemas justamente pelo ponto de ebulição da água, cujas extrusoras ultrapassam com folga, resultando em vapor sendo gerado a todo momento que o filamento passa pelo bico, o que trás característicos “estalos”.

Entre os “sintomas” que podem ser encontrados devido a filamentos com elevados níveis de umidade são portanto:
-qualidade de impressão reduzida, quanto mais úmido, mais notável se torna.

-entupimentos parciais ou inteiros.

-falhas em impressão, material sendo extrusado de forma irregular.

-estalos provenientes das partículas de água entrando em ebulição.

-filamentos mais quebradiços do que o normal, efeito notável caso tenha certa familiaridade com o material.

Abaixo pode ser visto um comparativo da umidade dentro de um recipiente adequado e depois deixado por um minuto na umidade ambiente:

Baixa-umidade
Umidade em sílica com recipiente adequado.
alta-umidade
Note como a umidade aumenta ao se retirar o medidor e o deixar em umidade ambiente por 1 minuto (lembrando que vai variar de região para região, teste da foto foi realizado em Balneário Camboriú – SC).

Agora que conhecemos o problema, vamos ver como resolver.

Como é a forma correta de utilizar a sílica-gel?

A forma mais adequada de utilização da sílica-gel é em um recipiente devidamente vedado para evitar que a umidade externa interfira e cause ineficácia do processo.

Recomendamos a utilização de potes herméticos (usados geralmente para armazenamento de alimentos), em nosso uso se mostrou uma maneira eficaz de armazenamento do material. Uma dica valiosa é tentar manter o filamento por pelo menos 12 horas na sílica-gel antes de realizar uma impressão, a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Sílica-gel-caixa
Potes herméticos são uma solução fácil, barata e eficaz para manter os filamentos em sílica-gel.

Uma coisa interessante sobre a sílica é o fato de ser reutilizável por algumas vezes, perdendo cerca de 10%-20% de sua capacidade de manter umidade fixada em sua superfície a cada reutilização. Para reapropriar a sílica velha (o que pode ser observado em sua mudança de cor), você pode levar a mesma para um forno e manter por pelo menos 40 minutos assando em temperatura entre 100 Cº – 200 Cº.

 

Gostou da informação e das dicas da Wishbox? quer ver mais posts como este lhe informando e lhe ajudando a refinar suas habilidades em impressão 3D? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades que preparamos para você!