Raspberry Pi e projetos impressos em 3D.

O Raspberry Pi conquistou o mundo maker por seu tamanho e capacidades, e não é para menos, o computador que cabe no bolso possuí diversas possibilidades por sua natureza extremamente customizável, além de seus atrativos para entusiastas da programação.

Com diversos modelos de todos os tamanhos e tipos, é seguro dizer que a criação conjunta de professores, acadêmicos e admiradores da computação culminou em uma plataforma de potencial sempre em expansão. Hoje, portanto, iremos homenagear esta poderosa peça de hardware com projetos impressos em 3D à serem usados com o Raspberry Pi (incluindo um nosso): confira!

Proteção e estética para sua placa – Raspberry Pi 3, Pi 2, and Model B+ case with VESA mounts and more.

Começando nosso post com algo básico, está esse case que protege os componentes do seu Pi. Com apenas duas peças e montagem simples, é um bom modelo para se ter em mãos, seja para transporte, uso do Pi como máquina desktop ou apenas para tornar sua aparência melhor. O modelo pode ser encontrado para download aqui.

Case-raspberry-3d
Simples, funcional e isento de custo além de insumo, imprima o seu!

Um arcade em suas mãos – The Pi-Cade.

Além das capacidades convencionais de um computador, o Pi é também muito utilizado na construção de consoles customizados e nesse caso em gabinetes de arcade. Utilizando o Retropie (um sistema operacional direcionado para emuladores) como plataforma primária, este projeto trás a premissa de jogos de diversas gerações de consoles em um formato oldschool e natural para estas extensas coleções de jogos estarem. O projeto leva um pouco de eletrônica e programação em seu escopo, então esteja preparado para se dedicar ao projeto que pode ser encontrado aqui.

pi-cade
Carregue um fliperama com você!

Veja abaixo o Pi-Cade em ação:

Se sentindo nostálgico? – Mini SNES – Raspberry Pi 2/3 Case.

O Nintendo Entertainment System foi o console que colocou a Nintendo no mapa mundial como uma das maiores marcas da indústria de entretenimento eletrônico, quando o Super Nintendo ou SNES lançou, serviu apenas para confirmar o que os sistemas da época podiam fazer, quem foi criança nos anos 90 quase que de certeza já jogou em um nintendinho e se divertiu com os jogos que este oferecia. Tentando trazer um pouco desses tempos de volta, Andrew Bougie desenvolveu o projeto, com o intuito de trazer para seus filhos um gostinho do passado. O link para este case se encontra aqui, instale o Retropie no seu Pi e desfrute de todos os jogos dessa época.

mini-snes-3dprint
Andrew Bougie traz o passado para uma nova geração com este case.

Direto do forno! – Raspberry Pie Case

Uma brincadeira entre as palavras Pi e Pie (torta), a criação de Marco Valenzuela é um cômico case de Raspberry Pi não possuí grandes ambições (além de parecer deliciosamente eletrônico). Caso se interesse por esse case, pode pegar sua fatia aqui.

raspberry-pie-case
A Wishbox não recomenda comer esta torta.

I have a bad feeling about this – Han Solo in Carbonite – Raspberry Pi 2/B+ Case.

Independente da sua opinião sobre quem atirou primeiro (cuja resposta é obviamente Han Solo), você vai amar este case, eu sei. Trazendo uma icônica cena de um icônico filme seu Raspberry Pi se sentirá a muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante. O modelo com o contrabandista de outra galáxia pode ser encontrado aqui.

han-solo-carbonite-3dprint
“I print you.” ,”I know.”

Yohoho e uma frequência de rum – Pirate Radio Tower.

Um projeto bom para iniciantes que querem colocar a teste suas capacidades com o Raspberry Pi, não envolve muitos componentes externos para funcionar, com apenas um Raspberry Pi e um pedaço de cabo você pode replicar o projeto em casa, com este case você fica ainda mais no clima de rádio pirata. O case pode ser baixado aqui, o passo-a-passo em inglês junto do código fonte pode ser encontrado aqui.

PirateRadio_raspberry-case
Não tenha interferência, seja a interferência!

Conquiste a Wasteland! – Raspberry Pi Pipboy 3000 MKIV.

O maior companheiro de qualquer Vault Dweller que se preze, o Pipboy 3000 MKIV desenvolvido pela Adafruit trás todas as funções do “smartwatch” da série Fallout. Além de renderizar o mapa de sua localização ao estilo do jogo, ele conta com as rádios e músicas de Fallout 4 (podendo ser adicionadas músicas externas, para os fãs da GNR e lutadores da boa luta). Um projeto de dificuldade intermediária mas com incrível resultado, cosplayers, entusiastas da série e makers no geral podem desfrutar de tudo necessário para montar o seu aqui.

pipboy-3dprint
Your maker level has increased

Uma carta de amor para o oldschool – Mini NES Raspberry Pi Case.

Diferente do Mini SNES que mostramos anteriormente, este projeto é bem mais aprofundado, sendo inclusive compatível com cartuchos com os jogos que também são impressos em  3D (que você pode ver aqui), a ideia inicial era a mesma: um case de Raspberry Pi para emular jogos. A diferença surge nos pequenos detalhes que foram adicionados posteriormente, como botões, os já mencionados cartuchos e um grande detalhamento que simula fielmente o produto no qual foi inspirado. Trazendo também entradas USB e saídas modernas compatíveis com o Pi, este modelo se torna uma forma mais conveniente para jogar jogos já amados por milhares de fãs pelo mundo. O link para o projeto pode ser encontrado aqui.

NES-case-3dprint
Além do case, cartuchos de jogos também podem ser impressos.

Carregue seus jogos com você! – PiGRRL 2 – Raspberry PI Game Console.

Nesse ponto já lhe demos possibilidades de jogar em casa de maneiras diferentes, aproximações mais “estáticas” para uma plataforma de jogos, mas que tal carregar com você todos os seus jogos? Com este case/console portátil você poderá ter em seu bolso uma forma de entretenimento para o dia-a-dia. Jogue toda forma de jogos e tenha em mãos uma solução computacional poderosa para realizar diferentes operações, totalmente customizável por você. É também uma forma interessante de carregar o seu Pi com você, em viagens e afins, para que tenha sempre um computador pronto para uso com você. Você encontra o projeto aqui.

Portable-raspberry-3dprinted-case
Carregue seu Pi e seus jogos sempre com você!

Um servidor de bolso feito aqui na Wishbox – Wishserver.

Desenvolvido por Gustavo Walendowsky, maker testado em batalha (contra circuitos e códigos) e criador de bugigangas por natureza, esta foi sua resposta para nossa necessidade de um servidor interno. O desafio não era pequeno, desenvolver um projeto que unisse impressão 3D e eletrônicos para criar um servidor que suprisse nossas demandas de forma barata e de implementação rápida, unida de manutenção o quão mínima fosse possível.

O modelo em si não é utilizado no Raspberry Pi em si, tecnicamente se trata de um case de HD externo, mas unido do case que é o primeiro item de nossa lista por meio de um encaixe e equipado com um HD externo comum você tem em suas mãos uma solução de servidor incrivelmente prática. Falaremos mais a fundo do projeto em um outro post, com detalhes e como fazer, mas por enquanto você pode encontrar o case aqui.

Wishserver-cloud-server-raspberry
Simples, compacto e funcional, como um bom servidor deveria ser.