Prótese impressa: conheça a história do skatista Fábio

Uma das possibilidades consideradas mais excitantes nos últimos anos referente à impressão 3D é a de produzir próteses rapidamente a um baixo custo que podem ser readaptadas e melhoradas sem grandes dificuldades com o intuito de funcionar melhor para quem as usa. Neste post trazemos a história do paulista Fábio e de como a impressão 3D mudou sua vida, além disso, falamos um pouco da rede E-nable e como as próteses podem ser revolucionadas com o auxílio da impressão 3D. Não perca!

Conheça Fábio

Fábio é um paulista, escrevente técnico judiciário de 28 anos que ainda quando criança sofreu um acidente em uma máquina na padaria de seu pai. O acidente fez com que este perdesse grande parte de sua mão esquerda, o fazendo se adaptar a uma nova realidade. Pesquisando sobre alternativas que podiam melhorar sua condição Fábio contemplou a ideia de uma prótese, viu também que eram comuns modelos que se adequavam a situação dele. Apaixonado pelo skate e esportes no geral, precisaria de uma prótese que lhe conferisse mobilidade e não fosse invasiva em suas práticas.

Nas pesquisas que realizou Fábio encontrou a rede E-nable, uma rede mundial de pessoas de diferentes culturas, visões e inspirações que se unem para oferecer próteses impressas isentas de custo, para qualquer um que necessite. Um foco grande da iniciativa estava no auxílio de crianças que por algum motivo ou outro perderam a parte superior das mãos. Seguindo esse caminho de pesquisas o jovem chegou à Wishbox na busca de uma solução de prótese eficaz e acessível por meio da impressão 3D, que pudesse atender suas necessidades especificas.

Fábio-skate
Por ser skatista e amante de esportes, a solução para o estilo de vida de Fábio precisava ser confiável e resistente.

O problema porém, é que estas próteses convencionalmente podem custar muito dinheiro, tornando a impressa em 3D uma ótima opção que além de ser consideravelmente mais barata, não é dificultosa de ser adaptada a cada caso e até mesmo é possível realizar modificações, caso necessário.

A Prótese impressa entra em ação

O resultado não só atendeu suas necessidades como inclusive melhorou seu desempenho em certas atividades, como por exemplo, na natação. Outro fator muito importante que mudou foi como ele passa a se sentir, a questão emocional melhorou muito segundo Fábio. Inclusive,nos contou que usou até mesmo para surfar.

“Minha vida melhorou muito, principalmente na questão emocional e social. Meu estilo de vida continua o mesmo, a prótese de plástico é muito leve, o que faz com que ela pareça imperceptível.”

Diferente de próteses convencionais que podem custar cerca de R$50.000 até R$ 150.000, a prótese impressa de Fábio custaria 1% desse valor, contando o serviço, isto é, se a Wishbox tivesse cobrado pelo serviço. Claro, a prótese em questão é relativamente primitiva, dando um movimento básico para a mão, mas existem projetos que mesclam a impressão com robótica, tornando as possibilidades limitadas apenas pelos seus recursos.

prótese-desmontada
todas as peças do modelo, simples e funcional.

Fábio tem grandes expectativas para o futuro da área, acreditando que esta terá grande expansão, principalmente em projetos e materiais empregados na produção. Ele acredita que no futuro teremos um número maior de profissionais com a expertise necessária na área.

A impressão 3D traz uma forma barata e eficiente para buscar soluções ergonômicas e altamente customizáveis, tornando as próteses muito mais acessíveis. Rápida também, pois pode ser facilmente modificada para atender novas necessidades, podendo chegar a uma prótese totalmente funcional em uma questão de horas.

diretores-wishbox-e-fábio
Dia da entrega da prótese.

As possibilidades com a tecnologia da impressão 3D são vastas, você também pode sempre contar com o apoio da Wishbox em seus projetos, assim como Fábio, que já planeja fazer alterações em sua prótese.

*valor pode variar dependendo do tamanho, peculiaridades e etc.