Laboratório de Inovação com impressoras 3D Makerbot é inaugurado em uma Universidade catarinense.

No dia 22 de março de 2017 foi dado um enorme passo rumo à um futuro mais presente em nosso país, foi um enorme passo pois o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou o laboratório In³D, primeiro laboratório a se enquadrar como um MakerBot Innovation Center no Brasil! Continue lendo e conheça o laboratório!

Anexado ao CTIF, Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação, com as ferramentas e a estrutura necessária para liderar uma revolução no ensino brasileiro. O ambiente conta com 50m² em um espaço focado na missão de desenvolver a criatividade e a colaboração principalmente em engenharia, mas também atendendo cursos como Arquitetura, Urbanismo e Design de Moda.

impressora 3D MakerBot no primeiro laboratório de inovação da UNIFEBE
Símbolo do CTIF ganha vida em três dimensões.

Com um total de 8 impressoras 3D MakerBot, marca mundialmente reconhecida, o laboratório tem mais do que a capacidade de materializar ideias e capacitar alunos para um mercado de trabalho onde a fabricação digital se torna cada vez mais presente.

“Investir em uma tecnologia inovadora, que tem sido cada vez mais absorvida por diversos setores, é um ganho muito grande para o corpo docente e principalmente para os alunos. É uma excelente oportunidade de aproximar o que muitos centros de pesquisas possuem do dia a dia dos acadêmicos e fomentar o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras ao mercado”, afirmou o diretor da Wishbox Technologies, Tiago Oltramari Marin.

impressora 3D MakerBot no primeiro laboratório de inovação da UNIFEBE
Tiago Oltramari Marin ressalta os avanços e possibilidades que o laboratório traz consigo.

“A UNIFEBE sai à frente de muitas universidades brasileiras ao investir em tecnologias que contribuem para a formação dos alunos e mais uma vez será pioneira não apenas em sua região, mas em todo o estado de Santa Catarina, com a instalação de um Centro de Inovação totalmente voltado ao uso de impressoras 3D (Makerbot Innovation Center).

impressora 3D MakerBot no primeiro laboratório de inovação da UNIFEBE
A bancada principal mostra tecnologia de ponta funcionando com força total!

Os modelos de escolha foram duas Replicator Mini, quatro MakerBot Replicator de quinta geração e duas Replicator 2x, com diferenciadas características e aplicações. Além das impressoras, o laboratório conta também com um MakerBot Digitizer, que realiza Scans em tempo real para fins didáticos.

Todas essas ferramentas potencializam o ensino empoderando alunos e os permitindo aprender com seus próprios erros, suas iterações. O método é apenas possível com a liberdade de criar e testar suas peças fisicamente.

O laboratório In³D será utilizado também como sala de aula. O Prof. Dr. Eng. Denis Boing acredita que com isso os alunos irão se aproximar mais de um ambiente de prototipagem realista, condizente com o mercado e com as expectativas impostas sobre alunos do curso.

impressora 3D MakerBot no primeiro laboratório de inovação da UNIFEBE
à esquerda está Felipe Rosales, Gerente Geral MakerBot da América Latina, a direita está o Professor Doutor Engenheiro Denis Boing.

Segundo o professor, a manufatura aditiva já é considerada a quarta revolução industrial. “Como estamos no ambiente universitário é nosso dever prospectar e disseminar tal tecnologia”, seu objetivo principal com as novas tecnologias é unir matérias em projetos colaborativos interdisciplinares, que simulam as atividades reais da área.

“É mais trabalho para os professores, eles não ficaram tão contentes comigo por isso, mas acredito que valha a pena” brinca o professor.

Para o reitor Günther Lother Pertschy, o projeto apresenta inúmeros benefícios para o cenário da ciência, tecnologia e inovação de Brusque e Região. “O laboratório “In³D” vem contribuir e consolidar o Centro de Tecnologia e Inovação e seu grupo de pesquisa, além da própria evolução dos programas de Engenharia da UNIFEBE” afirmou.

A cerimônia de Inauguração contou com as vozes de diversas figuras responsáveis pela realização deste grande passo, com agradecimentos a famílias, profissionais, educadores e alunos. Após os agradecimentos e considerações, todos se dirigiram à entrada do novo espaço, onde a fita caiu e abriu as portas para um novo futuro, tanto para a instituição quanto para a educação brasileira.

impressora 3D MakerBot no primeiro laboratório de inovação da UNIFEBE
O grande momento.

A Wishbox tem comprometimento total com a educação, garantia do funcionamento e atualização do laboratório da UNIFEBE, esse evento nos reafirma objetivos e nos dá uma visão otimista de um futuro cada vez mais presente.

Gostaria de montar um laboratório com capacidade de libertar o potencial de alunos? Entre em contato conosco no e-mail atendimento@wishbox.net.br, nos comprometemos em garantir as melhores soluções em impressão 3D disponíveis do mercado, com assistência especializada e treinamento focado em resultados!