Jaqueta Bomber, feita em impressora 3D, está à venda mundialmente

Jaqueta “bomber” feita em impressora 3D está sendo vendida em escala mundial. A designer responsável por esse modelo é a israelense Danit Peleg e ela já está enviando para vários países.

Importantes nomes da indústria da moda já estão aderindo à impressão 3D para a materialização de roupas, acessórios e sapatos. A renomada Adidas, estilistas do ramo, como Hussein Chalayan e Iris Van Herpen, Atelier Versace e, até mesmo, a inigualável Channel se encantaram por essa tecnologia. Recentemente, saíram matérias sobre a primeira peça de roupa, feita em impressora 3D, que está sendo vendida em escala mundial. A designer, responsável pela criação, é a israelense Danit Peleg e ela já está enviando para vários países.

Danit Peleg é israelense e se formou na melhor faculdade de moda de Israel, a Shenkar College of Engineering and Design. Aos 27 anos, ela participou do desfile Israel Fashion Design e lá apresentou uma coleção de moda totalmente produzida numa impressora 3D e em casa, a  Liberty leading the people e agora, está na sua segunda coleção, a The Birth of Venus.

Coleção Liberty Leading the People

A sua primeira coleção de moda feita em impressoras 3D e em material flexível teve 5 looks. A pesquisa para essa coleção levou 9 meses, e ela em si levou mais de 2000 horas para imprimir, cerca de 400 horas por roupa. Teve auxílio da comunidade de makers de impressão 3D de Tel-Aviv, cidade israelense.

Coleção Liberty leading the people
Coleção Liberty Leading the People

Coleção The Birth of Venus

Esta coleção foi 3X mais rápido do que a última de Danit Peleg, a Liberty leading the people’. A jaqueta bomber comercializada pertence a essa coleção e levou cerca de 100 horas para ficar pronta.

Coleção The Birth of Venus
Coleção The Birth of Venus

Desenvolvimento da Jaqueta Bomber

A designer, Danit Peleg, se interessa bastante pelas novidades que estão surgindo graças à impressão 3D. Para o desenvolvimento da jaqueta ela pesquisou a fundo sobre o assunto e descobriu o quanto era vantajoso investir nessa tecnologia e começou a criar peças de testes e aprimorá-las até chegar na jaqueta estilo “bomber”, produzida na Espanha, finalizada em Tel Aviv e lançada no e-commerce da designer.

Jaqueta bomber impressa 3d
Jaqueta “Bomber” primeira peça impressa em 3D

A jaqueta, vendida comercialmente para o mundo todo, é uma inspiração da pintura Liberdade de Eugène Delacroix, liderando o povo, e ela teve que modificar para que pareça em 3D. O preço é em torno de 1500 dólares, de fato, é uma peça de roupa com o preço bem elevado, mas isso é devido ao tempo de produção (cada unidade leva 100 horas para ficar pronta). O site da estilista disponibiliza uma edição limitada de 100 jaquetas, e o arquivo pode ser personalizado e customizado.

Jaqueta “Bomber” primeira peça impressa em 3D totalmente personalizável
Jaqueta “Bomber” primeira peça impressa em 3D totalmente personalizável

Danit Peleg“Eu modifiquei uma imagem da pintura para que pareça uma imagem em 3D. Fui inspirada a trabalhar com os muitos triângulos presentes na composição da pintura” diz Danit Peleg.

 

 

Danit deseja que um dia possamos imprimir nossas próprias peças de roupa em casa. Hoje em dia, essa é a realidade de muitos makers, movimento conhecido pela sua cultura Do It Yourself (faça você mesmo). A base de ideias deles é que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar, criar e, até mesmo, fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos.

Danit Peleg

 

“Um dia a gente vai poder fazer o download do modelo e imprimir em casa.”

 

 

A “bomber” foi feita a partir do filamento flexível, que é um material emborrachado e possível vesti-lo, ele ainda acompanha os movimentos do corpo. A jaqueta vem com um forro tradicional para aumentar o conforto na hora de vestir e o exterior dela é 100% impresso e possui um revestimento de tecido. Além disso, ela é totalmente personalizável, é possível escolher uma palavra para ser impressa em 3D para por na parde de trás.

Para garantir que a jaqueta se encaixe perfeitamente, a Danit realiza uma sessão de montagem virtual pessoal para cada pedido usando um aplicativo especial chamado Nettelo. Ao contrário da produção tradicional, o processo de impressão 3D do casaco produziu 0 resíduos e não houve materiais extras.

danit-peleg-venus-12

Danit Peleg e a imprensa

A designer ganhou muita visibilidade depois das coleções em 3D. Veja o que a impressão proporcionou a ela:

VESTIDO IMPRESSO 3D PARA OS JOGOS PARALÍMPICOS
Um vestido encomendado por um segmento que simboliza a convivência entre humanos e tecnologia. 
Danit foi responsável por projetar um vestido impresso em 3D para a Amy Purdy, atriz americana que tem as duas pernas amputadas, para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos do Rio de 2016. O vestido era totalmente impresso em 3D, e era personalizado para as medidas da Amy. A inspiração para o vestido foi a pintura de Sandro Botticelli, The Birth of Venus.

Danit Peleg

‘’Fui inspirada a usar as muitas formas de diamante presentes na composição da pintura e a cor nua de Vênus.”

A performance foi assistida por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Amy Purdy sendo assistida por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Congresso ADC, na Alemanha
Congresso ADC, na Alemanha
Danit Peleg na Gerber Technology
Danit Peleg na Gerber Technology

Danit Peleg participou da Gerber Technology, que trás as mais recentes idéias e inovações FashionTech. A primeira mostra de tecnologia da indústria da moda está chegando a São Francisco. Os participantes irão descobrir maneiras práticas de usar a tecnologia digital para maximizar a lucratividade, promover a colaboração e acelerar o tempo de mercado.

Um dos destaques do evento foi o mundo 3D: sobre como explorar o impacto dele no design, amostragem e merchandising.

Desfile da coleção Nascimento de Vênus, em Sri Lanka
Desfile da coleção Nascimento de Vênus, em Sri Lanka
Recebeu prêmio de ADC Young Guns
Recebeu prêmio de ADC Young Guns
Palestra sobre as suas coleções, em Barcelona
Palestra sobre as suas coleções, em Barcelona
A estilista também visitou a escola de artes, design e arquitetura, da universidade Aalto, fez palestras, desfile de moda e oficina de impressão.
A estilista também visitou a escola de artes, design e arquitetura, da universidade Aalto, fez palestras, desfile de moda e oficina de impressão.
Desfile da primeira coleção, Liberty leading the people, em Orlando.
Desfile da primeira coleção, Liberty Leading the People, em Orlando.
A estilista também participou de palestras e debates que aconteceram em seminário sobre tecnologia vestível, em São Paulo, o Wearable Festival.
A estilista também participou de palestras e debates que aconteceram em seminário sobre tecnologia vestível, em São Paulo, o Wearable Festival.

A impressão 3D já está presente no universo de muitos setores, e agora em grande expansão também dentro da indústria da moda. O estilista Reinaldo Lourenço disse em entrevista à edição da Revista ELLE de agosto, que vamos conseguir imprimir roupas com mais facilidade e velocidade no futuro. E pessoas como Danit Peleg, são responsáveis por desenvolver novas tendências antecipar esse futuro.

Você gosta de tecnologia de ponta aliada a moda? Conte pra gente que peça do seu guarda-roupas você acha que deveria ser feita com impressoras 3D? E não deixe de se inscrever no nosso Blog para ficar por dentro de mais novidades como esta.