Impressão 3D para medicina ganha destaque na feira Hospitalar 2018

Médicos, enfermeiros, dirigentes de hospitais e outros profissionais da área da saúde que foram à feira Hospitalar 2018, conheceram as principais novidades em tecnologias para a área da saúde. Dentre elas, a impressão 3D para medicina. Confira!

Considerada a maior feira de produtos hospitalares das Américas, a Hospitalar 2018 reuniu mais 90 mil profissionais que visitaram a feira, 1200 marcas e 40 conferências. A Wishbox foi até lá apresentar a tecnologia de impressão 3D para medicina e alguns dos avanços e facilidades que ela pode oferecer às áreas da saúde.

Impressão 3D para medicina: Reflexos da feira Hospitalar 2018

Para quem não teve a oportunidade de visitar o evento, vamos apresentar aqui alguns exemplos que mostram como as impressoras 3D têm sido utilizadas para melhorar atendimentos hospitalares e planejamentos cirúrgicos; desenvolver próteses e diminuir a agressividade nos tratamentos de saúde.

Modelos para análises pré-cirúrgicas

Em análise pré-cirúrgicas, trazemos o exemplo do nosso cliente, o hospital “Casa de Saúde São José”, referência no Rio de Janeiro, que utiliza a tecnologia aliada ao setor de radiologia para, a partir de exames como tomografia, ressonâncias magnéticas e ultrassons, fabricar peças que simulam partes do esqueleto. Dessa forma, médicos podem planejar previamente e com mais precisão os procedimentos cirúrgicos. Também é possível demonstrar aos pacientes fraturas e outras lesões de uma forma mais ilustrativa.

Impressão 3D para medicina
Representação óssea do crãnio

Próteses de baixo custo

As próteses de baixo custo impressas em 3D podem devolver a capacidade das pessoas de realizar atividades simples do dia-a-dia como pegar objetos no caso de quem teve membros amputados. Um exemplo é o projeto que está disponível para download na internet e que tem conquistado ampla repercussão pela possibilidade de customização e de mudanças de medidas de acordo com a necessidade da pessoa que utiliza a prótese. Sem falar na firmeza pelo uso de velcro para fixação, a resistência obtida através do material escolhido e a resolução de impressão. Foi o caso do jovem paulista Fábio Bilarva que recebeu próteses materializadas e customizadas em impressoras 3D. Essa e outras possibilidades de acesso às próteses de baixo custo se deve à comunidade E-nable,  formada por pessoas dispostas a colaborar para melhorar e difundir projetos de impressão 3D para próteses de mãos e braços.

Melhor comunicação com o paciente

Na área da oncologia, os modelos de tumores cerebrais impressos em 3D têm sido utilizados por profissionais do Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda, para personalizar os atendimentos hospitalares de acordo com cada situação clínica. Com o modelo em mãos é possível explicar melhor aos pacientes suas condições de saúde e também os tratamentos que serão adotados.

Impressão 3D para medicina
Atendimento ao paciente com impressão 3D

Aplicação local de medicamentos por implantes impressos em 3D

Um implante impresso em 3D para aplicação de medicamentos em pacientes com câncer é mais uma ideia concretizada dentro da área oncológica. O estudo precursor desenvolvido pelo Grupo de pesquisa em Manufatura Aditiva do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, teve o  resultado de possibilitar a diminuição da agressividade do tratamento de pacientes com câncer. Ao customizar o implante impresso em 3D, com geometrias e microestruturas que se adaptam a cinética do corpo, permite a liberação de remédios dentro do tumor ou nas  proximidades de onde o mesmo foi retirado.

Impressão 3D para medicina
Médico produzindo uma peça em 3D

A Wishbox esteve lá!

Impressão 3D para medicina
Ultimaker 3

Para nós o evento foi uma grande oportunidade de apresentarmos as novidades do nosso portfólio aos profissionais de saúde, como por exemplo, a inovadora Ultimaker3, que por conta dos materiais “Breakaway e PVA” (solúvel em água), dão um excelente acabamento, sem falhas nas impressões, obtendo a impressão das peças fiéis às ressonâncias para com isso ter uma melhor análise, melhor desempenho na cirurgia e o principal: evitar erros médicos/humanos. Mais do que isso, durante a feira Hospitalar recebemos feedbacks relacionados ao desempenho do nosso trabalho investido no sucesso do cliente e de histórias de sucesso compartilhadas, onde nossos produtos foram implementados.

Gostou de conhecer estas aplicações da impressão 3D para medicina? Conhece outras soluções desta tecnologia para a área da saúde? Deixe seus comentários abaixo! E se acredita que a impressão 3D pode ajudar alguém que você conhece. Não deixe de compartilhar esse conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados