História de sucesso com Impressão 3D e arte

Conversamos com os artistas catarinenses Leandro Maman e Sandra Coelho, do grupo Eranos Círculo de Arte, que estudam e pesquisam sobre a interação da impressão 3D e arte. Confira!

As inovações com a impressão 3D e arte digital têm se expandido como conceito no mundo inteiro. A tecnologia tem se consolidado como ferramenta e possibilitado a materialização de peças únicas e personalizadas. No caso do Grupo Eranos Círculo de Arte – artistas com formação interdisciplinar de Santa Catarina – a mistura da arte com a tecnologia deu origem à mostra “Coração ao Cubo”, que esteve recentemente em exposição através do Edital de Ocupação das Galerias da cidade de Itajaí, no litoral catarinense.

Os artistas Leandro Maman e Sandra Coelho relatam a experiência que aproxima arte e tecnologia, e como a pesquisa feita pelo grupo “Eranos Círculo de Arte”, trouxe inovação para esse nicho. Confira!

Como surgiu a ideia de usar a impressão 3D e arte para criar as obras?

[Artistas] O uso de tecnologia 3D em arte é um dos eixos de pesquisa do Eranos Círculo de Arte, que busca em suas criações a relação entre ser humano e tecnologia, ancestral e contemporâneo, orgânico e digital. Foi dessa maneira que a impressão 3D começou a ser utilizada: como ferramenta para materializar um cenário de teatro de animação até ser experimentada para a construção artística. Nossa primeira pesquisa e trabalho com impressão 3D e arte deram origem a exposição ‘Coração ao Cubo’, que deverá impulsionar novas possibilidades no uso da impressão 3D como ferramenta de trabalho ao grupo.

Como vocês chegaram até a Wishbox e quais motivos levaram a escolha do modelo da impressora da Ultimaker 2+?

[Artistas] Com nossa experiência em arte e tecnologia percebemos que quanto mais complexa a ferramenta, maiores as possibilidades de problemas operacionais. Por esse motivo, procuramos utilizar fornecedores com produtos já consolidados no mercado, de maneira a reduzir os problemas no momento da produção artística. A Ultimaker 2+, adquirida por meio da Wishbox, foi escolhida por ser uma impressora já consagrada no mercado.

impressão 3D e arte
Visitante observando em uma projeção a obra de arte sendo impressa em 3D

Como são as obras de arte?

[Artistas] Ao todo, a exposição reúne oito “tábuas” que desenvolvem a narrativa da gênese do coração e a reflexão sobre os relacionamentos atuais. Cada obra possui peças cúbicas feitas em impressora 3D com plástico vermelho e que são sobrepostas, justapostas ou unidas, representando as fases da formação do coração, desde a única célula até a formação total do órgão.

Qual a proposta das obras de arte que compõem a exposição?

[Artistas] Coração ao Cubo propõe o nascimento de um coração contemporâneo. Trata-se de um órgão antinatural que em um olhar objetivado, evoca a frieza e o distanciamento das relações, além de um antimovimento e antianatomia no que diz respeito à forma. Já a base de formação e nascimento deste coração são tábuas de corte de uso doméstico, que representam algo cada vez mais dividido, segmentado e distanciado uma das outras e de si mesmo. Em resumo, uma sociedade onde as relações deixam marcas profundas no coração, símbolo máximo de morada das nossas emoções e sentimentos.

Acima, falamos do resultado alcançado por artistas ao utilizar a impressão 3D para materializar obras de arte. Então não deixe de acompanhar nosso blog para ver mais textos tão legais quanto este!

o que é impressão 3d

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados