Thyssenkrupp Elevadores incorpora máquina 3D no Brasil

Após incorporar o uso de duas máquinas 3D dos modelos MakerBot Replicator Z18 e a Replicator2, a subsidiária brasileira da Thyssenkrupp Elevadores conta com avanços na prototipagem de peças e customização de produtos. Essa é uma tendência crescente em manufatura. E é sobre a importância desse processo que nos conta o Gestor do Laboratório de Inovação da Thyssenkrupp Elevadores Sérgio Roth. Confira!

Thyssenkrupp Elevadores incorpora máquina 3D para alavancar a customização industrial.

As indústrias cada vez mais têm recorrido à impressão 3D. Esse é também o caso do nosso cliente, a unidade brasileira de produção da alemã ThyssenKrupp, considerada uma das líderes mundiais no segmento de elevadores. A partir da tecnologia de impressão 3D os engenheiros e projetistas têm conseguido testar seus projetos mais rapidamente. Uma ideia que de início já demonstrou um imenso potencial para tornar mais ágil e precisa a produção. Após o amadurecimento sobre a aplicação das impressoras 3D pela indústria, a tecnologia também proporcionou meios para que a empresa pudesse produzir alguns itens específicos em baixa escala.

Para entender melhor como surgiu a ideia de incorporar a impressão 3D para criar peças customizadas por meio das impressoras 3D, conversamos com o Gestor do Laboratório de Inovação da Thyssenkrupp Elevadores Sérgio Roth.

ThyssenKrupp Elevadores
Sérgio Roth, gestor do Laboratório de Inovação da Thyssenkrupp Elevadores.

Prototipagem 3D para produção mais eficiente

Antes de entender como a impressora 3D ajudou a Thyssenkrupp, é importante entender os motivos pelos quais produzir um protótipo de um projeto é mais vantajoso. Entre outros fatores, podemos dizer que diversos fabricantes investem muito tempo e dinheiro em determinado projeto para descobrir, ao final, que o conceito que eles planejavam estava equivocado. Neste sentido, uma das grandes vantagens em fazer um protótipo antes da execução final é validar ideias e aparar arestas, prevenindo falhas e evitando o retrabalho na etapa de produção, onde os custos são mais altos. Outra grande vantagem é poder ver o produto sob o ponto de vista do cliente, aumentando as chances de uma boa aceitação de mercado. 

Leia também: Por que fazer um protótipo do projeto é mais vantajoso?

Produção personalizada

No caso da Thyssenkrupp, em paralelo ao processo de análise mais ágil dos projetos a partir dos protótipos impressos, o amadurecimento da utilização desta tecnologia proporcionou também meios para que eles pudessem produzir soluções customizadas aos clientes de forma muito mais rápida e mais barata. É o caso dos botões para a operação do elevador que podem ter a sinalização em braile, contar com saliências em relação ao painel da botoeira e com formatos diferentes para indicar andares de saída. “Por meio da impressão 3D tem sido possível criar também soluções diferenciadas para substituir peças de produtos que já saíram de linha ou que não possuem peça de reposição, além de contribuir para o desenvolvimento das botoeiras e dos botões de comando de cabinas com diferentes tipos de estilo, formato e resistência” explica Sérgio.  

Graças ao avanço das tecnologias 3D, tanto em softwares de modelagem CAD quanto em maquinário de impressão 3D, empresas de todos os portes hoje podem se diferenciar com uma produção mais ágil e flexível oferecendo produtos customizados aos seus clientes a custos acessíveis. Acesse nosso Blog para conhecer outros casos de empresas que tiveram sucesso com impressoras 3D e se tiver dúvidas sobre como isso pode ajudar no seu negócio fale com de nossos consultores agora mesmo.