Faulkner Arquitetos: Inovando no design arquitetônico com impressão 3D

A Industrial Faulkner pode ser uma empresa pequena e jovem, mas graças a um fluxo de trabalho físico-digital e uma confiável impressora 3D desktop da Ultimaker, é capaz de fornecer modelos de design arquitetônico em alta escala à uma fração do custo e do tempo em comparação aos seus concorrentes. Essa eficiência junto com os preços acessíveis, oferece maiores benefícios aos seus clientes através da fabricação de alternativas de modelos durante o processo de design arquitetônico, em vez de um único modelo de apresentação no final do processo.

“A Faulkner é pequena, mas cheia de coração e paixão. “A Faulkner consiste apenas em mim e na minha Ultimaker 2 Extended+“, confessa Garrett. No entanto, a velocidade e a qualidade dos modelos que são feitos nessa produtiva parceria estão ganhando destaque na comunidade arquitetônica.

Faulkner_03

O arquiteto já tinha conhecimentos em CAD, adquiridos durante a faculdade, mas foi em sua experiência em uma agência de serviços de impressão 3D para arquitetura que conheceu a possibilidade de uma solução otimizada que se concentrava na impressão 3D desktop, em vez de soluções industriais de alto custo.

Aproveitando os avanços nos softwares de design, bem como as melhores práticas de otimização de ambientes de produção em alto volume, ele viu que poderia atender a uma gama mais ampla de arquitetos diretamente, não apenas empresas maiores. “Eu vi uma rota para produzir modelos de alta qualidade que excedam suas expectativas”, diz Garrett, “e permitir que eles tragam a interação de design arquitetônico para o espaço do modelo físico.”

Faulkner_14
Garrett Faulkner trabalhando em um modelo impresso em 3D.

“A modelagem arquitetônica tradicional, usando isopor, madeira de balsa e papelão é extremamente intensiva em trabalho manual, cara e o tempo de produção pode ser de semanas a meses”, diz Garrett. Também não deixa espaço para testes de design, o que poderia levar um arquiteto e o cliente a obter melhores resultados a longo prazo. O que é pior, Garrett diz, é que “geralmente coloca o modelo como uma reflexão tardia no final do processo de design, quando o design arquitetônico é completo – como apenas um modelo de apresentação para o cliente.”

“A criação de um objeto tridimensional deve incluir modelos tridimensionais em vários estágios ao longo do processo de design, permitindo que o criador coloque o modelo no ambiente físico, para ver o que funciona, o que poderia ser melhor e o que poderia ser diferente.”

Faulkner_01

Hoje, Garrett dirige um negócio de sucesso que combina sua experiência em fabricação industrial com constante exploração e inovação em impressão 3D desktop. Garrett e a sua Ultimaker 2+ Extended são capazes de executar com sucesso uma série de modelos de escala de 1:8 e 1:16 que seriam considerados projetos desafiadores, mesmo em escritórios de grande porte com vários anos de experiência.

 

impressão-3d-o-que-é

 

Do tradicional ao tecnológico

A indústria da Faulkner está bem posicionada para atender às necessidades e aos requisitos de custo para uma grande comunidade de arquitetura com uma única Ultimaker 2+ Extended. Eles estão atualizados com a rápida evolução das capacidades que combinam o design digital e a impressão 3D desktop, e aprenderam as melhores práticas, que foram testadas usando serviços de fabricação industrial de alto custo e alta qualidade.

“Eu produzo modelos arquitetônicos para arquitetos em todos os aspectos do processo de design,” Garrett diz: “Se o projeto está nos estágios iniciais de desenvolvimento, quando o projeto foi finalizado, e tudo mais.” Faulkner tem estratégias para alavancar o potencial de impressão 3D em desktop a cada passo do caminho.

design arquitetônico
Vista de cime do modelo arquitetônico

Parte do que permite a Faulkner exceder as expectativas do cliente é como ele adota novas tecnologias. “Quando há uma nova tecnologia ou material que sai, estou ansioso para trabalhar com ele, aprender com ele e encontrar maneiras de aplicá-lo à Faulkner”, diz Garrett. Embora os erros sejam inevitáveis ​​a princípio, ele descobriu que sua disposição em adotar a tentativa ao erro deu a ele a confiança necessária para enfrentar os desafios mais profundos para propostas modestas que muitos outros departamentos de serviços poderiam rejeitar.

Faulkner Industrial printed model
Indústrias Faulkner em modelo impresso em 3D.

À medida que a qualidade e velocidade de produção aumentavam rapidamente, a Faulkner Architects conseguiu direcionar mais projetos para Garrett. Greg e sua empresa reconheceram que a mudança para a impressão 3D desktop mudou a gama de serviços que eles podem oferecer, resultando em clientes mais felizes.

Uma solução inovadora para o design 3D

Escolher qual máquina de impressão 3D e colaborador usar em sua operação não foi um desafio para Garrett. Uma iteração mais rápida e eficiente significava escolher uma impressora que fosse eficaz, confiável e versátil.

“A escolha da Ultimaker para mim foi fácil, já que colocava um novo modelo na minha mesa toda semana para impulsionar meu design ainda mais. Ser capaz de manter um modelo físico de algo que foi apenas um desenho dias antes impressiona os clientes e, ao se comunicar com clientes não técnicos, é inestimável.”

Faulkner_28
Um modelo 3D impresso em uma Ultimaker.

Por causa de seu histórico com soluções de fabricação aditiva de alta qualidade, Garrett pensava que acabaria investindo em uma impressora de nível industrial, mas o tamanho, o custo e as opções estritas de material o levaram a manter sua Ultimaker acessível e fácil de usar. “Eu tive a chance de trabalhar com uma Ultimaker através da comunidade de fabricantes em San Francisco e descobri o quão versátil ela é como uma máquina de nível consumidor”, diz Garrett. “Fiquei impressionado com a variedade de materiais, o aspecto do código aberto e a capacidade de imprimir modelos bonitos por uma fração do custo das máquinas maiores.”

Quando se trata do design geral da impressora, Garrett considera a Ultimaker esteticamente agradável e portátil, o que se mostrou inestimável para viagens. Ele também aprecia o aspecto de código aberto da Ultimaker, que permite à Industrial Faulkner atualizar a impressora conforme necessário.

Aperfeiçoando o processo de design e iteração

Garrett acredita que o processo de manufatura aditiva tem o poder de mudar a arquitetura e a indústria do design arquitetônico para melhor. Com a capacidade de criar um modelo impresso em 3D em pequena escala, um arquiteto pode se reunir com colegas e clientes, coletar feedback colaborativo e fazer alterações rápidas sem gastar tempo ou dinheiro excessivo.

Faulkner_23

 

“A impressão 3D modernizou a forma como os arquitetos se movem através do processo de design e iteração.”

 

Faulkner_07 (1)

Para as suas necessidades de filamento, a Industrial Faulkner utiliza o PLA da Ultimaker, uma vez que possui excelentes propriedades de ligação; uma característica importante ao imprimir sem suporte solúvel. O PLA, Garrett diz, “dá resultados consistentes que os clientes apreciam, o que é vital ao produzir múltiplas partes para um modelo.”

Leia também: Qual filamento para impressora 3D devo escolher?

Alguns dos modelos maiores da Industrial Faulkner podem levar de 100 a 300 horas de impressão ininterruptamente, o que torna a confiabilidade da Ultimaker outra característica essencial. A flexibilidade de design também é crucial, pois alguns modelos exigem impressão 3D do local de construção antes da estrutura – um processo que permite que um arquiteto visualize o local em diferentes ambientes com diversos efeitos de iluminação. Também é vantajoso imprimir variações do próprio projeto, o que fornece modelos básicos que os clientes podem escolher ao considerar o design geral.

Faulkner_11

Economizando tempo e dinheiro onde é mais importante

Entre todos os benefícios das experiências da Faulkner através da impressão 3D, Garrett encontrou as maiores melhorias em custo, tempo, qualidade e fluxo de trabalho. “Com um pequeno investimento inicial e menor custo de produção de modelos, a redução de custos é enorme e nos permite produzir mais modelos”, diz Garrett. O tempo de impressão é uma mera fração dos métodos anteriores trabalhando com cortiça e madeira de balsa, melhorando consideravelmente a experiência através do processo de iteração.

Faulkner_15
Pós-processamento de um modelo arquitetônico.

Garrett também descobriu que a qualidade da peça é indistinguível das máquinas de impressão 3D grandes e mais caras. A capacidade de alterar os tamanhos dos bicos foi benéfica ao criar impressões detalhadas, ele viu problemas mínimos de extrusão desde a atualização da impressora. Quando se trata de fluxo de trabalho global, Garrett diz que o processo de imprimir modelos em partes menores e colá-los juntos forçou a equipe a gastar mais tempo pensando sobre o design geral e considerando quais elementos enfatizar em cada iteração de impressão.

O passado, presente e futuro do design arquitetônico

Garrett descobre que os arquitetos ficam surpresos quando um de seus modelos impressos em 3D é finalizado em sua mesa tão rapidamente depois de enviar seus arquivos para a impressora 3D. Tendo se acostumado a modelos físicos como produtos de um grande investimento de tempo e energia, sendo estes produtos mais complicados de traduzir seus arquivos, os arquitetos são gratos pela oportunidade de produzir várias iterações de um projeto em andamento no curso de um projeto sem confundir as próprias estratégias. Garrett acredita que, ao continuar a otimizar os processos voltados à impressão 3D de desktop e software relacionado no futuro, mais arquitetos podem se apoiar em serviços como o dele para reduzir a barreira à produção de modelos – para melhores resultados de projeto.

Faulkner_19

“É muito emocionante finalmente ver seu trabalho na forma física; muitas vezes valida uma ideia ou aponta diretamente para os erros cometidos.”

Dedicar esforço para aprender esta tecnologia e ter paciência com o processo é essencial, de acordo com Garrett. O esforço compensa quando os projetistas dominam a impressão 3D e são capazes de produzir modelos impressionantes e de qualidade de seu trabalho. Ao combinar técnicas clássicas com tecnologias mais recentes, como a impressão 3D, os arquitetos já estão levando seus projetos para outro nível.

“Os métodos clássicos de design arquitetônico sempre terão um lugar no kit de ferramentas de um arquiteto”, diz Garrett. “É a combinação de técnicas testadas e comprovadas com a nova tecnologia de impressão 3D que leva o design arquitetônico para um novo nível.”

Incrível como a adoção da impressão 3D pode mudar a forma de produção sem deixar para trás as necessidades e requisitos do usuário, agregando em um meio produtivo de forma eficiente, trazendo benefícios como a redução de custos e a diminuição do lead-time. Sua empresa está pronta para a aquisição de uma impressora 3D?

Assim como o arquiteto Garret, que não teve medo de errar, você e a sua empresa podem ser os próximos a se beneficiarem do uso da manufatura aditiva! Entre em contato com os nossos especialistas e abrace essa tecnologia!