Wishbox Technologies

O Caso de Sucesso da Heineken Alagoinhas com Impressão 3D

Imagina ter o poder de resolver problemas de produção sem depender de fornecedores externos ou enfrentar longos períodos de máquinas paradas. Para quem trabalha na pressão da indústria isso parece um sonho, não é mesmo? Mas para a Heineken Alagoinhas, isso se tornou realidade com a adoção da impressora 3D em sua linha de produção!

Depois da chegada desta verdadeira inovação tecnológica, um novo horizonte se abriu, trazendo consigo uma série de vantagens exclusivas e a capacidade de superar obstáculos de forma ágil e eficiente. Isso refletiu em economias significativas para a empresa, e aumento de produtividade das linhas.

Quer saber como isso foi possível?

Neste case de sucesso, vamos explorar como essa decisão estratégica transformou não apenas os processos, mas também a cultura e os resultados da empresa.

Antes da Impressão 3D: Desafios e Limitações


Antes da integração da impressora 3D, a Heineken Alagoinhas enfrentava desafios consideráveis em sua operação. A dependência de fornecedores para peças específicas, o tempo de espera para entrega e a inevitável limitação de não poder agir imediatamente diante de problemas de manutenção eram obstáculos que impactavam diretamente a eficiência e o desempenho da fábrica.

Imagine estar no controle de uma linha de produção, mas se deparar constantemente com a imprevisibilidade de fornecedores externos. Era assim que a Heineken Alagoinhas operava antes da chegada da impressora 3D. Os desafios eram evidentes e impactavam diretamente a produtividade e eficiência da fábrica. A dependência de fornecedores externos significava lidar com prazos de entrega variáveis e, muitas vezes, prolongados, o que resultava em máquinas paradas e interrupções na produção.

Além disso, a necessidade de entrar em contato com diferentes fornecedores para cada peça específica representava um verdadeiro quebra-cabeça logístico, consumindo tempo precioso e recursos da equipe de manutenção. E quando uma máquina parava de funcionar devido à falta de uma peça, os custos eram imediatos, tanto em termos de tempo perdido quanto de potencial impacto na reputação da empresa.

Esses desafios eram ainda mais agravados pela inevitabilidade de situações imprevistas. Máquinas paradas significavam não apenas perdas financeiras, mas também pressão adicional sobre a equipe para resolver problemas rapidamente e minimizar o impacto na produção. Era um ciclo que se repetia, comprometendo a eficiência operacional e, consequentemente, a capacidade da empresa de atender à demanda do mercado e manter sua competitividade.

A Revolução com a Manufatura Aditiva:

Graças à impressão 3D, o custo para fabricar esse pequeno componente “bocal da tulipa” reduziu 98%.

Economia de mais de 30 mil reais em apenas um componente impresso


Com a introdução da impressora 3D na linha de produção, a Heineken Alagoinhas deu um salto significativo rumo à eficiência e autonomia. Aqui estão alguns exemplos práticos de como essa tecnologia revolucionou os processos:

  • Redução do Tempo de Reparo (MTTR): Problemas de manutenção que antes demandavam longos processos de solicitação e espera por peças agora são resolvidos rapidamente com a impressão sob demanda de componentes essenciais.
  • Aumento da Disponibilidade de Equipamentos: A capacidade de imprimir peças sob medida e de alta qualidade permitiu à equipe de manutenção manter os equipamentos em pleno funcionamento, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a produtividade.
  • Redução de Custos: Com uma redução significativa no custo de fabricação de peças, a Heineken Alagoinhas obteve economias substanciais em sua operação. Exemplos como a redução de 98% nos custos do bocal da tulipa e de mais de R$ 30 mil na impressão das ponteiras das varetas demonstram o impacto financeiro positivo da tecnologia.

Quando você enxerga os benefícios que as impressoras oferecem e as oportunidades que proporcionam ao nosso processo produtivo, você fica impressionado. Atualmente, fazemos a fabricação de diversas peças de nossas linhas de produção, especialmente para máquinas rodantes, que são sujeitas a um desgaste considerável e alta rotatividade de reposição de peças. A tecnologia 3D não só otimiza nossas operações, mas também abre novas perspectivas para melhorias contínuas.”

Hugo Batista, Gerente de Manutenção da Heineken Alagoinhas

Parceria com a Wishbox: O Caminho para o Sucesso


A Heineken Alagoinhas contou com a parceria estratégica da Wishbox para impulsionar sua produção com impressão 3D. A Wishbox, além de fornecer as impressoras Ultimaker S5 Pro Bundle, também oferece insumos de alta qualidade e consultoria especializada no mapeamento de aplicações. Somado a isso, também capacitou a equipe da Heineken e ofereceu suporte técnico contínuo, garantindo eficiência e excelência na implementação da tecnologia!

“Com o apoio da equipe da Wishbox, minha transição para trabalhar diretamente com a impressora 3D foi suave. Desde o primeiro contato, fiquei impressionado com a disponibilidade e expertise da equipe de implementação. Os treinamentos foram acessíveis e eficazes me deram as habilidades necessárias para encontrar aplicações de alto valor e operar a máquina com confiança”.

– Hugo Batista, Gerente de Manutenção da Heineken Alagoinhas


Assista ao vídeo completo sobre o case da Heineken Alagoinhas e entenda como funcionou essa parceria de sucesso!


Conclusão: Rumo a um Futuro de Inovação


A Heineken Alagoinhas não apenas adotou a impressão 3D em sua linha de produção, mas também abraçou uma cultura de inovação e melhoria contínua.

Ao olhar para o futuro, fica claro que a impressão 3D é muito mais do que uma ferramenta; é um catalisador para a transformação e uma fonte inesgotável de possibilidades. 

Com visão, coragem e parcerias sólidas, a Heineken Alagoinhas está pavimentando o caminho para um futuro de sucesso e crescimento sustentável.

E você, ficou interessado em implementar essa solução inovadora com a Wishbox? Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

ENTRAR EM CONTATO

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS