Wishbox Technologies

Como corrigir o warping (empenamento)

A deformação que ocorre devido ao encolhimento do material durante a impressão 3D, que faz com que os cantos da impressão se levantem e se soltem da placa de impressão, é chamada warping (empenamento). Quando os plásticos são impressos, eles primeiro se expandem um pouco, mas se contraem quando esfriam. Se o material contrair demais, isso faz com que a impressão se curve a partir da placa de impressão. Alguns materiais encolhem mais do que outros (por exemplo, o PC tem um encolhimento maior do que o PLA), o que significa que há uma maior chance de ocorrer warping ao usá-lo. Leia agora nosso tutorial e aprenda como corrigir o warping em sua impressão 3D.

Warping em peça impressa em 3D

Adesão na plataforma de impressão

Para evitar warping, você precisa garantir que a impressão 3D esteja aderindo bem à placa de impressão. Sem uma boa adesão, sua impressão pode se soltar. Isso geralmente é comum nos cantos. Existem várias maneiras de melhorar a adesão da placa de construção, porém, se você tem uma impressora 3D com mesa aquecida, é mais difícil disso acontecer.

Use uma mesa de construção aquecida

A melhor maneira de evitar o empenamento é usando uma mesa de construção aquecida. Isso mantém o material a uma temperatura abaixo do ponto em que ele se solidifica (temperatura de transição vítrea), garantindo que ele permaneça plano e conectado à mesa de construção. Quando você usa uma mesa de construção aquecida, é importante usar a temperatura correta.

Certifique-se de que a mesa de construção esteja nivelada corretamente

É importante que a primeira camada de uma peça sendo impressa em 3D seja depositada firmemente na placa de vidro, para permitir que ela tenha aderência adequada. Se a distância entre o bocal e a mesa de construção for muito grande, o material pode se soltar mais facilmente. Se você estiver tendo problemas com a primeira camada de impressão, recomendamos que você faça o nivelamento da sua placa de construção. Você pode descobrir como fazer isso lendo os artigos no site da Ultimaker.

Ajustes na mesa de construção de impressão

Aplique cola

Para garantir que a impressão tenha boa aderência, é importante que a superfície de impressão esteja lisa e limpa. Não deve haver vestígios de óleo, restos de material ou graxa nele, pois isso piora a adesão. Ao usar uma mesa de construção aquecida, é recomendável que você aplique uma cola à placa de vidro. Os métodos de melhoria de adesão diferem por material – consulte os manuais de materiais para obter mais informações.

A aplicação de cola bastão na placa de vidro pode ajudar a melhorar a adesão

Use brim para corrigir o warping

O Cura tem um recurso interno chamado “brim”, que é uma maneira eficaz de impedir que aconteça warping na sua impressão. É depositada uma área plana com espessura de camada única ao redor do objeto, que resiste às forças de tração quando a impressão esfria. Como a aba tem apenas uma camada de espessura, é fácil removê-la quando a impressão é finalizada. Consulte o manual do Cura para mais informações.

Use raft

Para alguns materiais ou modelos, o brim pode não ser suficiente para corrigir o warping. Nestes casos, é aconselhável usar o raft. Essa configuração faz com que a impressora 3D adicione uma camada mais grossa entre o modelo e a mesa de construção, garantindo que o calor seja distribuído igualmente. É muito útil quando a parte inferior de uma peça não é totalmente plana ou quando você imprime com materiais industriais.

Ajustar as configurações iniciais da camada

Duas configurações importantes (relativas à primeira camada) que influenciam a adesão são a altura inicial da camada e a velocidade inicial da camada. Na maioria dos casos, uma camada inicial mais espessa torna a adesão mais fácil, já que a calibração da mesa de construção não é tão crítica, nesse caso. É importante não definir a velocidade inicial da camada muito alta, pois o material pode se prender ao bico e ser arrastado com ele, em vez de permanecer fixo na placa de impressão.

Resfriamento para corrigir o warping

O resfriamento é uma das principais causas de warping. O material contrai durante o resfriamento e isso pode fazer com que o material encolha. Os materiais precisam ser resfriados adequadamente antes que a próxima camada seja adicionada, mas o resfriamento excessivo deve ser evitado para garantir uma impressão suave e livre de deformações.

Use as configurações da ventoinha corretamente

As ventoinhas da cabeça de impressão geralmente são desligadas (velocidade da ventoinha = 0) para a primeira camada de impressão, para garantir a adesão ideal na mesa de construção. O Cura oferece várias configurações de ventoinha para ajudar a evitar warping, como “velocidade regular da ventoinha em altura” e “número de camadas mais lentas”. “Velocidade regular do ventoinha em altura” define a altura na qual os ventiladores ligam e “o número de camadas mais lentas” define a velocidade do ventilador para aumentar gradualmente em uma quantidade definida de camadas. Para evitar warping, é aconselhável deixar as ventoinhas desligadas para a primeira camada ou aumentar lentamente a velocidade da ventoinha durante as primeiras camadas. Isso garante que a camada inferior da impressão mantenha sua temperatura e evite o resfriamento excessivo.

Imprimir com uma parede de proteção

Cura oferece a opção (experimental) de imprimir com uma parede em volta. Isso cria uma camada grossa de parede ao redor do modelo, impedindo que os fluxos de ar indesejados o esfriem excessivamente.

Ajustes de impressão sendo feitos no software de fatiamento Cura

Use uma tampa frontal na impressora 3D

Colocar uma tampa frontal (como porta) também o protege a peça impressa do fluxo de ar. O calor é mantido dentro da impressora, resultando em um ambiente de impressão mais estável. Ao imprimir com materiais industriais (por exemplo, PC e CPE +), uma porta é altamente recomendada devido às altas temperaturas de impressão necessárias.

Se você conhece outra forma para corrigir o warping, deixe seu comentário e ajude mais pessoas! Gostou das nossas dicas? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber mais tutoriais como este.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS