Wishbox Technologies

Descubra como o Scanner 3D pode potencializar sua impressora 3D

Não seria exagero afirmar que a impressão 3D foi uma das maiores revoluções tecnológicas dos últimos anos. Todavia, sem os scanners, as impressoras 3D estariam menos aptas à reprodução acurada de objetos. Aprenda hoje como potencializar sua impressora 3D com o scanner 3D!

O scanner 3D torna o processo de impressão algo mais fácil, no instante em que possibilita a captura dos objetos que serão modelados na impressão. Uma vez digitalizados, esses objetos podem ser redimensionados e reprojetados em software.

Há quem imagine que o processo de escaneamento 3D possa ser demorado e o equipamento necessário para a tarefa absurdamente caro, mas a verdade é que já encontram-se no mercado aparelhos compactos e com preços convidativos.

Como funcionam os scanners 3d?

Sabe-se que, nos processos mais comuns de impressão 3D, os objetos são construídos de materiais que garantem a durabilidade da peça. A maioria das impressoras disponíveis no mercado brasileiro funciona no processo FDM (Modelagem por Deposição de Material Fundido). Por meio dele, o material termoplástico é depositado em pequenas camadas até formar o objeto completo.

Os scanners 3D, por sua vez, trabalham com sensores que capturam o objeto em diferentes ângulos para que se forme a imagem tridimensional.

Um desses métodos é a fotometria, utilizando fotos para gerar uma malha 3D, que permite que se trabalhe a imagem tridimensional em softwares antes de se iniciar o processo de impressão. Há também os scanners que trabalham com base em luz, os chamados Light-based scanning, captando os padrões de deformação dos objetos através de iluminação.

Seja qual for a forma de captação da imagem tridimensional, os scanners garantem uma reprodutibilidade fidedigna de objetos.

O modelo Scanify, da Fuel3d, por exemplo, é uma ótima opção se você deseja praticidade e portabilidade. O dispositivo trabalha a partir de leituras estereoscópicas e fotométricas perfeitas na digitalização de quaisquer objetos. Não é atoa que esse scanner foi premiado na CES Inovation Awards na categoria de melhor invenção.

Mas qual é a finalidade prática disso tudo?

A possibilidade de captura de imagens tridimensionais pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes que necessitam de reconstrução óssea, por exemplo. Nos hospitais mais modernos os processos de digitalização e impressão 3D já estão sendo utilizados para construção de moldes de titânio e próteses diversas.

Museus no mundo inteiro já contam com uma versão escaneada em 3D de seu acervo, o que garante a longevidade das obras, protegendo-as para a posteridade.

Além disso, cresce o número de artefatos da vida moderna que vêm sendo reproduzidos ou projetados através da impressão 3D, a lista é longa e vai de arte contemporânea à até mesmo automóveis de grande porte.

Outra possibilidade interessante para quem dispõe de um sistema de scanner e impressora 3D é projetar e realizar customizações em objetos pessoais.

O MakerBot Digitizer é perfeito para replicar objetos pequenos.

Como um scanner 3D pode potencializar a impressão 3D?

Sem scanner, a impressora 3D é restrita à impressão de objetos projetados em softwares específicos CAD. Já o scanner possibilita a captura e, portanto, a reprodução de objetos reais sem conhecimento em modelagem como requerimento, apesar de que pode se beneficiar largamente do conhecimento.

Pense nas impressoras comuns, nossas velhas conhecidas; aquelas que são equipadas com scanners tornam-se apropriadas para reprodução de documentos de todo tipo. Adicionamos então uma nova dimensão e basicamente possuímos um ecossistema de impressão 3D e Scanner 3D capaz de reproduzir complexas geometrias de forma fiel.

O scanner 3D é uma ferramenta fantástica. Com ele, é possível que se faça o percurso inverso em direção ao mundo digital: colocando o mundo físico dentro dele.

Quer ajuda para trazer seu mundo digital para o plano da realidade? A Wishbox te ajuda! se inscreva em nossa newsletter descubra uma nova dimensão do seu mundo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados e receba
o contato de um especialista

Prometemos que será rápido!

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados

Preencha seus dados