Wishbox Technologies

Desentupindo a Ultimaker 2+ com o método atômico

A família Ultimaker 2+ possui sem dúvidas máquinas capazes e muito versáteis, com grande compatibilidade de materiais e de uso facilitado, elas garantem que você foque apenas onde realmente importa, despertando seu potencial de criação.

Porém, eventualmente você pode se deparar com um entupimento por restos de filamento ou sujeira, o que não é nada legal, e é isso que vou te ensinar a resolver hoje!

Extrusando material manualmente

A forma mais simples de checar o quão grande é o seu problema é manualmente extrusar material, entupimentos mais simples se resolvem com a pressão gerada por esse processo, o que dá mais motivo ainda para ser testado primeiro. Vamos lá:

No menu “advanced” da impressora, você pode selecionar a opção “Move Material” e aguardar a extrusora aquecer, quando a temperatura estiver adequada, movimente o botão para direita, se filamento começar a sair, é um ótimo sinal.

Faça uma impressão de teste se for o caso, e veja se a extrusão está adequada. Caso ainda tenha problemas, iremos para o famigerado método atômico.

O método atômico

Caso a obstrução seja grande demais, ela não conseguirá passar pelo bico, o que você irá fazer então é retirar o material por cima, isso é feito com o método atômico. Veja como:

Remova o material atual de sua impressora, o que pode ser feito selecionando o menu “material” e pressionando “change”, após remover o material, selecione a opção “cancel”.

Selecionar “cancel” após remover o material impede que a máquina inicie a sequência de troca de material.

Agora remova o tubo de Bowden, retirando o grampo azul e puxando o tubo enquanto pressiona a pinça de acoplamento.

Com isso fora do caminho podemos ir ao menu “maintenance”, selecionar “advanced” e mover até a opção “heatup nozzle”, a temperatura do bico deve ser a mesma do último material utilizado na máquina.

Corte um pedaço de 10 cm do último material utilizado e o deixe o mais reto possível. Certifique-se de que a extrusora está aquecida e insira o material até alcançar o bico. Mantenha pressão no material até que ele saia do bico ou fique trancado pela obstrução.

Diminua a temperatura de acordo com seu material, para PLA recomendamos alcançar 90ºC e para ABS 110º.

Assim que a extrusora alcançar a temperatura, dê um puxão firme. Agora cheque a ponta do material, seu objetivo é refazer o processo até que a ponta do material saia de forma limpa em um formato de cone. Uma dica importante é puxar o material rapidamente, para evitar que o calor o alongue, deixando resíduos.

Agora que seu bico está livre de obstruções, insira novamente o tubo de Bowden no acoplador, prendendo com o grampo azul.

Utilizando uma agulha limpar o bico

As vezes é possível desentupir o bico com uma agulha. Para fazer isso, você deve aquecer o bico da extrusora e inserir a agulha com cuidado por baixo. É muito importante que você tome cuidado para não danificar a parte interna do bico. É importante também tomar cuidado com a temperatura para não se queimar.

agulha-bico-ultimaker-2+

Trocando o Bico

Caso seu bico esteja gasto e as dicas já citadas não estejam funcionando bem para você, você pode optar pela troca do bico da extrusora. Graças a forma como o Olsson Block foi feito, o processo consiste de uma troca rápida e descomplicada.

Para realizar essa troca desparafuse o bico da extrusora, caso encontre dificuldade em movimentar o parafuso, aqueça o bico em 150ºC para garantir que o material fique maleável e tente novamente.

Espero que tenha resolvido seu problema! Caso ainda tenha quaisquer dificuldades com sua Ultimaker, acesse nosso portal de suporte, nossa equipe fará de tudo para garantir seu sucesso!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS