Wishbox Technologies

Fusion 360: Modelagem 3D muito mais simples e inovadora

Imagine que você é recente no mundo 3D e não domina nada dos software de modelagem, isso é comum, pois esses programas tendem a ser bem complexos. Obviamente, você gostaria de ter domínios nessas plataformas com facilidade. Então,  para atender a esses pedidos que a Autodesk desenvolveu o Fusion 360, programa simples, inovador e flexível de modelagem 3D.

 

Atualmente, a impressão 3D está ganhando força e com isso só tende a crescer as oportunidades de emprego nas áreas de engenharia, design, arquitetura, medicina e demais setores que exigem desenvolvimento de produto. Com o intuito de deixar mais fácil o processo de criação do produto e, também, mais iterativo a Autodesk desenvolveu o software Fusion 360. Assim sendo, pessoas que nunca tiveram essa experiência antes com modelagem 3D vão poder ter o domínio desse programa com maior facilidade.

Por que optar por trabalhar com Fusion 360?

A indústria de impressão 3D, atualmente, está ganhando força e esse avanço impactará em novas oportunidades de emprego nas áreas de medicina, arquitetura, engenharia e demais setores. E para atender de forma eficiente e rápida as demandas desses novos profissionais, foi desenvolvido o Fusion 360, novo programa de modelagem 3D da Autodesk. Com uma interface super simples ele possibilita que você desenvolva produtos para impressão 3D com muita facilidade, comparado à outros programas.  

Compartilhe projetos com quem você desejar

Hoje em dia é comum as ferramentas conterem o famoso armazenamento na nuvem, que nada mais é do que viabilidade de armazenar, acessar e compartilhar seus dados na internet, possibilitando iterações na nuvem. Devido a sua integração ao Autodesk 360 (serviço de cloud computing da Autodesk), o Fusion 360 traz essa novidade e é possível que uma equipe trabalhe simultaneamente em um projeto!  É de fato algo inovador e uma ótima experiência em termos de flexibilidade e eficiência.

Formas de se obter o Fusion 360 gratuitamente

Além de ter tudo que você precisa em uma plataforma, você pode ter tudo isso totalmente de graça! Adquirindo a uma impressora 3D da MakerBot na Wishbox, você ganha a licença do Fusion por um ano, devido a parceria da Autodesk com a MakerBot. Ou ainda, se você for estudante, empresa startup ou hobbyista, também tem direito a licença gratuita. 

Quem atualiza o Fusion 360 são vocês!

Imagine poder trabalhar com uma ferramenta que você ajudou a aprimorar! Esse é um dos diferenciais do software: os usuários têm todo o direito de solicitar uma atualização e, caso ela for aceita por meio de uma votação, ela será atendida. Quem não quer poder trabalhar com uma ferramenta que é moldada e adaptada aos requisitos da comunidade?

Dominando o Fusion 360

A Autodesk elaborou um workshop com os jovens Radamés Ajna e Thiago Hersan, eles estão há três meses residindo em um workshop da Autodesk localizado em São Francisco, nos Estados Unidos.

O workshop reuniu cerca de 15 participantes e a tarefa deles era de modelar robôs usando o Fusion 360, imprimi-los em uma impressora 3D da MakerBot e, ainda, o dever de dar vida ao robô através de bateria, motor e circuito eletrônico. O curso teve apoio do espaço Garagem Fab Lab e foi totalmente gratuito.

O curso sucedeu da seguinte forma: no primeiro dia (sábado) os alunos aprenderam a modelar o robô e demais objetos em 3D, e no domingo, eles finalizaram com a impressão e montagem do objeto. É tão simples aprender a mexer no software, que muitos dos presentes no evento – que nunca tiveram a experiência de trabalhar com programas de modelagem em 3D – dominaram recursos básicos da plataforma em menos de 4 horas!

Hersan destaca que nunca teve a experiência de modelagem em 3D antes. Hoje, ele atua como destaque na galeria de arte do SESC Pompeia, na capital paulista, junto à seu colega Radamés.

Com ajuda do Fusion 360 e impressoras 3D a dupla desenvolveu a obra “Fofoque-me: Vox Populi”, que é um sistema de megafones robóticos que leem mensagens ditas em um microfone ou enviadas por SMS.

Obra “Fofoque-me” Vox Populi, em exposição no SESC Pompeia

Outros recursos mais profissionais

Ele também apresenta ferramentas bastante profissionais, suprindo a necessidade de engenheiros por exemplo. Mesmo trazendo uma interface amigável e intuitiva, traz modelagem paramétrica e a possibilidade de aplicar propriedades físicas de um material em certo objeto, além de oferecer formas de simular, renderizar e animar modelos.

Projetos modelo no Fusion 360

Um exemplo é o Kidesign, que foi financiado com sucesso pelo Kickstarter para o seu recente projeto – The Densters. Os Densters são um conjunto de monstros de brinquedos com a missão de melhorar a criatividade dentro das crianças.

Era importante que os Densters fossem duráveis ​​e capazes de resistir a uma criança tentando arrancar suas cabeças! Usando o Fusion 360, pontos fracos e resistência à tração foram testados em poucos cliques, permitindo que o Kidesign otimizasse seu projeto descobrindo a melhor maneira de melhorar a forma de cada brinquedo.

Brinquedo The Densters prototipado em 3D, pela Kidesign

Outro exemplo é o da Engimake, que usaram a Fusion para criar o QuadBot – um robô, impresso em 3D. Nossos parceiros da Printlab perguntaram a Jack, co-fundador da Engimake porque eles escolheram o Fusion 360 e ele disse:

“Eu projetei o QuadBot usando o Autodesk Fusion 360, pois é simplesmente o melhor software de design 3D no mercado. É muito poderoso (você pode fazer muito com isso), fácil de aprender, fácil de usar e gratuito para os fabricantes. Eu costumava encontrar no design 3D uma experiência dolorosa – eu trabalhava nisso até ficar estressado e precisava fazer uma pausa, mas acho que a Fusion 360 é uma alegria para usar em comparação! Também é importante que o software de design ofereça a melhor experiência de aprendizado, pois faz parte do nosso produto QuadBot. Ele prepara bem as pessoas para projetar coisas para muitas aplicações “

Quadbot, robô da Engimake modelado no Fusion 360

Curso online para Fusion 360

Uma empresa de criação de arquivos CAD, criou um incrível curso online para o Fusion 360. O curso tem mais de 15 horas de vídeo instrucional, ele traz visões gerais, tarefas e uma explicação completa para cada ferramenta dentro do Fusion 360. Centenas de alunos passaram com sucesso pelo curso e ele é altamente recomendado.
Para ver o vídeo promocional do curso, juntamente à uma série de clipes do curso, basta dirigir-se à seção de recursos no site PrintLab.

Essa ferramenta traz muitos benefícios para aqueles que não entendem nada de software de modelagem 3D, pois além de fácil domínio através de cursos onlines, ela também deixa o processo do projeto ainda mais rápido e dinâmico, devido o diferencial de armazenamento em nuvem. O genial dessa novidade é, além  o fato da licença sair de graça para estudantes; hobbistas e start-ups, é ainda poder gerar um arquivo pronto para impressão 3D.

Use e abuse desta ferramenta para modelar seus projetos e não deixe de nos contar como foi sua experiência com o Fusion 360. 

 

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS