Wishbox Technologies

Impressão 3D acelera fabricação de super carros

É incrível como a impressão 3D acelera a fabricação de super carros! Na indústria automotiva, a impressão 3D já se estabelece como uma tecnologia para aplicações como prototipagem rápida e ferramentas de fabricação, mas também vai além disso quando se trata de super carros. Os fabricantes, em geral, podem criar protótipos para teste de design antes de prosseguir no processo produção, além de criar ferramentas de baixo custo, como garras, gabaritos e acessórios, necessárias durante a produção. No entanto, a tecnologia vem sendo usada também na produção de pequenos lotes e peças finais personalizadas, principalmente para carros de corrida e veículos de luxo. É possível criar componentes exclusivos para o veículo, de forma personalizada e mais leve, especialmente quando o custo desses componentes é justificado por uma melhoria no desempenho do veículo. Como resultado, um número crescente de investidores do setor automotivo está apostando em tecnologias de impressão 3D e aproveitando seus benefícios. Leia também: Oficina de Tarso Marques projeta peças personalizadas com impressora 3D Volkswagen faz Produção com ferramentas, peças e acessórios impressos em 3D.

Usando impressão 3D na fabricação de carros monolugares

A britânica Briggs Automotive Company (BAC), fabricante de carros monolugares BAC Mono e BAC Mono R, anunciou sua implementação definitiva da impressão 3D. A empresa com sede no Reino Unido está usando as impressoras 3D Ultimaker para integrar a tecnologia perfeitamente em seu fluxo de trabalho de produção. Desde 2009, os carros Mono e Mono R da BAC oferecem desempenho e uma estética única. Esses carros de luxo foram projetados para serem uma plataforma para personalização do cliente, para a qual a manufatura aditiva é perfeita.
impressao 3d acelera fabricação super carros ultimaker
BAC, 3DGBIRE e Ultimaker fizeram 40 peças impressas em 3D para o carro Mono R
A BAC está investindo na tecnologia 3D para criar peças de maior desempenho, mais leves e avançadas para o seu carro Mono R. O objetivo era reduzir os prazos de projeto para fabricação de componentes geométricos complexos e internalizar a produção. Adam Mughal, Designer 3D da – Briggs Automotive Company, explica com mais detalhes:

“O uso da impressão 3D no processo de produção de automóveis provou ser benéfica em vários estágios. Desde pesquisa e desenvolvimento e prototipagem, auxiliares de fabricação e produção de peças de uso final, a impressão 3D está poupando negócios como o da BAC dinheiro e diminuindo os prazos de entrega”

Impressora 3D de alta performance para carros de alta performance

Um passo fundamental na adoção bem-sucedida de qualquer tecnologia é investir no sistema certo! Considerando que as peças que eles desejavam produzir poderiam variar muito, de protótipos a peças de uso final, fazia sentido adotar uma tecnologia de impressão 3D mais versátil. Como resultado, a BAC e anunciou o uso das impressoras 3D Ultimaker S5. A escolha do material foi uma das principais considerações e o Programa Aliança Open Source Material da Ultimaker foi perfeitamente adaptada às necessidades da empresa. Esse Programa conta com mais de 80 parceiros em todo o mundo, com foco em trazer uma ampla gama de materiais de impressão 3D de nível industrial para a plataforma Ultimaker. Leia também: [Guia] Qual filamento para impressora 3D devo escolher?
impressao 3d acelera fabricação super carros
Impressora 3D Ultimaker S5 de tecnologia FFF
Adam Mughal, Designer 3D da BAC comenta:

“Foi fantástico, a impressão 3D permite criar algo e prepará-lo para ser testado em questão de horas. Isso muda o jogo para a BAC. Já o estamos usando em todos os aspectos da produção, desde pesquisa e desenvolvimento até prototipagem e uso final de peças. Também teve um grande impacto na economia de custos de peças específicas; por exemplo, o preço de custo de nossos espelhos retrovisores costumava ser de £ 60, agora podemos imprimi-los em duas partes por apenas £ 10 de custo total. A impressão 3D realmente foi uma revelação para nós na BAC. ”

Por fim, a empresa revelou que, no total, possui 40 peças impressas em 3D para seu veículo Mono R, incluindo as bordas das luzes dianteiras e traseiras, braços e compartimento do espelho, dobradiças da escotilha dianteira, mecanismo de trava da escotilha dianteira, componentes de entrada do motor e muito mais. Os benefícios da impressão 3D são óbvios e mal podemos esperar para ver quais novos recursos ela pode oferecer à indústria automotiva! Confira o vídeo:
O que você achou do uso da impressão 3D na Mono R? Comente abaixo e compartilhe nas suas Redes Sociais! Não se esqueça também de se inscrever na nossa Newsletter para receber mais novidades e informações relevantes sobre a impressão 3D!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS