Wishbox Technologies

A Impressão 3D e a Economia Circular

Os países têm se reunido na cúpula da mudança climática da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas)  em Glasgow para chegar a um acordo sobre como retardar o aumento global das temperaturas. Desde então, o termo Economia Circular foi criado.

45% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm da forma como produzimos e consumimos nossos produtos e alimentos. A forma como fazemos e usamos as coisas precisa mudar – mas que papel pode desempenhar a impressão 3D nessa nova Economia Circular?

Introduzindo a Economia Circular

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, a economia circular é um modelo no qual “nossa economia descartável é transformada em uma economia onde o desperdício é eliminado, os recursos são circulados e a natureza é regenerada”.

A Economia Circular se baseia nos conceitos da natureza que sustentam a vida por bilhões de anos, sem desperdício. Ao invés disso, o “desperdício” se torna alimento, a energia vem do sol e os organismos se decompõem no solo no final de suas vidas. 

As sociedades humanas operam de forma totalmente diferente, desperdiçando recursos e degradando os ecossistemas dos quais todos nós dependemos para a vida.

Como uma equipe de fabricantes e designers trabalhando para permitir que as pessoas produzam o que precisam e onde precisam, isto nos fez pensar nas formas como a impressão 3D está sendo usada para tornar a economia circular uma realidade em nossa sociedade.

Produção Eficiente de Pequenos Lotes

Cerca de 40% de todos os produtos plásticos são jogados fora no prazo médio de um mês. Embora os plásticos sejam a base de muitos produtos essenciais, é importante fazer a pergunta: será que precisamos de tudo isso? 

Parte do problema é que os produtos e peças de plástico são normalmente produzidos em grandes volumes através de moldagem por injeção, para tornar a produção econômica.

Quando o molde está pronto, o fabricante se compromete a fazer centenas de milhares de cópias do mesmo para justificar o investimento. Se o projeto do produto se revelar defeituoso ou impopular, isso cria um grande desperdício.

economia-circular
Um lote de placas adaptadoras para microscópios ZEISS, impressas em uma impressora 3D Ultimaker

Com a impressão 3D, a produção em pequenos lotes é muito mais econômica do que outras técnicas de produção e você só produz o que precisa.

Portanto, quando você precisa atualizar um projeto ou descontinuar um produto, não há desperdício adicional incorporado à fabricação.

Redução de Transporte e Empacotamento

O setor de transporte global é responsável por cerca de um quinto das emissões globais de dióxido de carbono, e quase 40% de todo plástico é utilizado para embalagens, que existem principalmente para proteger os itens durante o transporte.

Se você tem acesso a uma impressora 3D, a criação de uma nova peça ou protótipo não tem que significar uma entrega.

Naturalmente, o material de impressão 3D ainda precisa ser produzido e enviado. Mas, a partir de um pedido a granel você pode imprimir muitas peças, cortando etapas na cadeia de fornecimento que de outra forma significaria caminhões na estrada ou aviões no céu.

Prolongamento da vida útil do produto com peças de reposição

Quem não experimentou esse sentimento de culpa ao jogar algo fora quando apenas um componente está quebrado?

economia-circular
Uma peça original de uma máquina de embalagem (direita) e a substituição impressa em 3D (esquerda), que 
também inclui melhorias no design

Reparos, peças de reposição e sobressalentes  personalizados são todos possíveis com uma impressora 3D. Seja em residências, oficinas de reparo e em ambientes industriais.

Do reparo de linhas de produção até móveis de jardim, o potencial de peças de reposição sob demanda é enorme. E com algumas modificações, a peça impressa em 3D muitas vezes acaba melhorando o desempenho em comparação com a original.

Se você quiser experimentar isso na prática e não tiver uma impressora 3D, entre em contato conosco!

Reciclando Materiais

Você pode ter pensado até esse ponto: tudo isso é ótimo, mas as impressoras 3D não usam filamento plástico? Você está certo. Mesmo com os benefícios descritos acima, você ainda precisa considerar o impacto do material que você está usando.

Mas há coisas que você pode fazer para reduzir este impacto, ou mesmo fazer com que o próprio filamento de impressão 3D faça parte de uma Para começar, recomendamos verificar alguns dos materiais de impressão em 3D feitos de plástico reciclado. Há vários disponíveis no Ultimaker Marketplace.economia circular.

economia-circular
Ian Falconer da Fishy Filaments transforma redes de pesca antigas em materiais de impressão 3D

Se você quiser levar a economia circular para o próximo nível, você pode até mesmo converter os plásticos usados em seu ambiente local em filamento. 

Foi o que fez Ian Falconer, da Fishy Filaments, transformando redes de pesca usadas em um filamento de Nylon 6, 100% reciclado.

Conclusão

Portanto, a impressão 3D tem um papel crucial dentro da economia circular, se aplicada de maneira correta e inteligente. Se você deseja saber mais sobre como pode aplicar a impressão 3D na sua indústria, baixe agora mesmo o nosso e-book e descubra como essa tecnologia pode revolucionar os seus meios de produção!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

Preencha seus dados e receba
o contato de um especialista

Prometemos que será rápido!

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados

Preencha seus dados