6 iniciativas com impressora 3D contra o coronavírus

Atualizado em: 8 de maio de 2020 às 7:03

Muitos profissionais de todas as áreas estão se mobilizando na luta contra o coronavírus, COVID-19. Um destaque nesta área têm sido as iniciativas com impressora 3D contra o coronavírus.

A nova doença originária da China, continua a se espalhar pelo mundo em ritmo acelerado, atingindo milhares de pessoas por dia, e já está superlotando os hospitais, inclusive no Brasil.

Em detrimento disso, profissionais da saúde já enfrentam uma escassez de suprimentos médicos no mercado, incluindo equipamentos de proteção individual (EPI) e peças para manutenção de equipamentos.

O problema é sério! E precisa de soluções rápidas!

Dessa forma, uma onda de empresas que trabalham com impressora 3D, como Fab Labs, Universidades, fabricantes e makers, declararam publicamente sua disposição para apoiar a fabricação de equipamentos médicos necessários para salvar vidas.

Confira aqui uma lista de 6 soluções com impressora 3D contra o coronavírus, ou se preferir, ouça o nosso Wishcast:

1 – Válvula para bomba de oxigênio impressa em 3D

Na Itália, as válvulas para as bombas de oxigênio se esgotaram, e os estoques ficaram vazios, deixando vidas em risco durante o surto da pandemia COVID 19.

Essas bombas de oxigênio exigem peças específicas e complexas para funcionar, e quando essas válvulas, por exemplo, começaram a se esgotar, os médicos tiveram que buscar uma solução rápida e apropriada: a impressão 3D.

Uma empresa local chamada Isinnova encarou esse desafio, e em parceria com os médicos, levaram sua impressora 3D diretamente para o hospital, redesenhando as válvulas, imprimindo em 3D na hora e salvando vidas de pacientes.

impressora 3d coronavirus italia
Válvula impressas em 3D na Itália pela empresa Isinnova.

Importante destacar que as válvulas feitas na impressora 3D não visam substituir permanentemente as peças originais, que são mais robustas, contudo hà de se compreender que nesse momento a urgência fala mais alto.

Entenda mais sobre esse caso lendo a nossa matéria completa: Impressão 3D salva vidas durante o surto de coronavírus na Itália.

2 – Máscara protetora

Já foi comprovado em pesquisas que as máscaras protetoras padrão N95 podem não ser suficientes para evitar a contaminação por partículas de coronavírus no ar, tanto pelo tamanho das partículas, quanto por que não protegem a região do olhos.

É por isso que o médico israelense, Dr. Noam Gavriely, trabalhou rapidamente para desenvolver o que ele chama de oculo-respirador protetor ViriMASK.

Nesse caso o produto final não é fabricado por impressão 3D, mas a tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento e validação dos protótipos, e para que o produto fosse lançado rapidamente.

impressora 3d coronavirus mascara

Clique aqui e veja o projeto da máscara.

3 – Viseira protetora

Com tantos casos de hospitalização devido o coronavírus, os hospitais não estavam preparados com estoques de equipamentos de proteção individual, como a viseira protetora facial.

Esse equipamento é usado tanto em procedimentos de intubação como nos atendimentos gerais. O objetivo principal é proteger a região dos olhos, que ficam desprotegidos quando o profissional usa apenas a máscara N95.

Aí que entrou a ajuda de uma fonte inesperada, a impressora 3D.

A viseira protetora que tem como base um modelo disponibilizado na internet por uma empresa da República Tcheca, viralizou pelo mundo e está sendo produzido localmente por diversas empresas.

As máscaras são feitas com impressoras 3D que usam filamentos poliméricos e podem ser produzidas por praticamente qualquer um que possua uma impressora do gênero e esteja disposto a ajudar.

Colabore com a campanha Wishbox Impressão 3D em combate ao COVID-19.

impressora 3d coronavirus face shield

Confira o projeto do escudo facial clicando aqui.

4 – Ventiladores pulmonares

Como o coronavírus atinge os pulmões do paciente, é necessária oxigenação e terapia intensiva para alguns dos casos graves de hospitalização.

Pesquisadores no mundo todo também estão pensando em uma solução alternativa para os pacientes de coronavírus que precisam deste tratamento pulmonar mais intensivo.

Um grupo de mais de 300 engenheiros e designers ao redor do mundo estão trabalhando para aprovar um ventilador pulmonar impresso em 3D para compartilhar com os profissionais da área da saúde.

Esse ventilador de baixo custo, não visa substituir os ventiladores de respiração das UTI’s, mas sim colaborar como solução inicial para pronto-corro de paciente a caminho do hospital, ou em espera de um ventilador disponível.

Embora o projeto final ainda não esteja pronto, o grupo espera que seja finalizado já nos próximos dias e o arquivo para fabricação será disponibilizado gratuitamente para todos que tiverem impressoras 3D à altura e desejarem colaborar com hospitais e pronto-socorros.

[Estaremos atualizando essa matéria conforme houverem maiores atualizações desse projeto]
impressora 3d coronavirus
OpenLung, o protótipo do grupo Open Source Ventilator

Clique aqui e leia mais sobre o projeto.

5 – Acessórios para evitar contato com maçanetas

As maçanetas das portas estão entre os objetos mais infestados de germes em casas, hospitais, fábricas e lares de idosos.

Outra medida muito eficiente que foi pensada para evitar a proliferação do coronavírus são acessórios impressos em 3D para evitar contato com maçanetas.

Essa é uma peça bastante simples de ser produzida por qualquer impressora 3D e o projeto open source é disponibilizado para qualquer um que queira produzir.

Clique aqui para fazer o Download.

impressora 3d contra coronavirus macaneta
Fonte: Materialise.

Leia também: SENAI oferece 10 milhões em financiamento na luta contra o coronavírus no Brasil.

6 – Estandes de isolamento impressos em 3D

Acredite ou não, na China, foram fabricadas com impressora 3D, estandes de isolamento em forma de cápsulas, para pacientes com coronavírus que precisaram ficar de quarentena.

Cada “estande de isolamento” de 10 m² foi construído em duas horas, com uma impressora 3D de concreto, que foi capaz de construir 15 quartos por dia.

impressora 3d coronavirus china isolamento

E aí, o que achou desses projetos? Conhece mais algum projeto com impressão 3D para combater o coronavírus que não citamos? Compartilhe nos comentários!

Se você tiver interesse em se manter atualizado com as iniciativas da impressão 3D contra o coronavírus e na medicina, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais notícias e informações relevantes.

Inscreva-se na nossa Newsletter

 

Compartilhe!

Comentários:

  1. Muito Show de Bola. Realmente as impressoras 3D. Agilizam muito a questão de testes, validações, criação de protótipos e com certeza ajudaram a salvar vidas. Cada vez mais a ciência da passos enormes para conseguir criar soluções rápidas e eficientes e fico feliz em saber que eles podem contar com toda esta tecnologia como as impressoras 3D.

  2. Quero deixar uma suggestão, para uma mascara a fazer na impressora 3D.
    Deve ser uma especie de capacete, porém sem visor. Seria mais ou menos como o visor item 3, acima, porém totalmente fechado, também atras da cabeça, e no pescoço.
    Deveria ter furos mo top para entrada de ar.

    A ideia é simples. O virus só prejudica, se entra em contato com olhos, nariz, boca, e orelhas. A mascara evita isso. Não é possivel se coçar, como é numa mascara comum, porque esta está fechada.

    protege contra tosse/chuspe de outras pessoas, e evita, que a própria tosse saí.

    Acho, que poderia diminuir em muito o problema da transmissão.

    basta alguém desenhar o projeto, e disponibilizar para impressora 3D, ou produzir em massa,

    Tendo duvidas, faça no responder.

    1. Legal demais sua ideia Edgar! Nós da Wishbox escrevemos sobre o projeto de uma máscara que estamos imprimindo em 3D e ajudando unidades de saúde aqui em Santa Catarina. Clique aqui e confira, o projeto dessa máscara está disponível gratuitamente online.

      1. Oi, Alessandra;

        Temos aqui no meu Studio de Design e Arquitetura a impressora 3D, e imprimimos seu suporte para máscara/ viseira facial para teste. Ficou perfeito. Como viseira estamos montando com um tipo de poliéster na cor azul bem clarinho utilizado em embalagems de arranjos florais, doces, etc. Deu certo, e assim q conseguirmos otimizar o processo – imprimir mais rápido – pretendemos doar algumas unidades para a prefeituda daqui de Embu das Artes.

        1. Parabéns pela iniciativa, Eduardo! Neste momento, sua atitude irá garantir a segurança de muitos profissionais da saúde. Para garantir uma maior produtividade, usamos um bico extrusor mais grosso, de 0.8mm, e camadas de 300 mícrons no material PLA Though. Além disso, empilhamos os arcos para conseguir imprimir diversas peças de uma vez, tornando o processo mais rápido também!

    1. Olá Francis, tudo bem? Você pode citar como “Wishbox Technologies; 6 iniciativas com impressora 3D contra o coronavírus; Balneário Camboriú (SC); 25 de março de 2020; Link do post e data de acesso;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados