Wishbox Technologies

Lithophane: Como usar esse método para impressão 3D

Com a técnica de lithophane, nunca foi tão fácil registar seus momentos especiais na forma de uma impressão 3D. O resultado do processo é um objeto que, combinado com a luz, mostra a imagem impressa pela projeção das sombras. Bastante tradicional, a técnica precede a invenção das impressoras 3D, mas, com elas, ganhou agilidade e qualidade. Continue lendo para saber mais sobre impressões lithophane.

O que é Lithophane?

Quando falamos em lithophane – ou litofania, na tradução –, estamos nos referindo a um tipo de trabalho com objetos tridimensionais que manipula a luz para criar a representação de imagens. Como dissemos, a técnica precede a impressão 3D, com os primeiros trabalhos de litofania datando da segunda metade da década de 1820. O processo é, na verdade, bem simples: partes mais claras tem uma camada mais fina do material e partes mais escuras da foto tem uma camada mais grossa. Assim, ao colocar o objeto contra uma fonte de luz, é possível observar a imagem projetada pela interação entre o material e a luz. Como essa impressão utiliza a sombra para criar a representação, o resultado é uma figura em escalas de cinza, como uma foto antiga em preto e branco.

Por que usar técnica de impressão 3D lithophane

O grande charme da lithophane está em seu potencial de criar imagens cativantes na forma de objetos até em então comuns, como pires ou abajures. Os primeiros registros da técnica são em porcelanas, itens caros que costumavam ser passados de geração em geração. A aplicação de imagens por meio da litofania traz ainda mais valor, inclusive emocional, dependendo da foto escolhida. No caso das impressões 3D, é possível personalizar a imagem e o formato do objeto no qual se deseja registrar a memória especial. Uma das grandes vantagens da técnica é que ela garante alto nível de detalhamento para a imagem impressa no lithophane, aumentando também o leque de objetos e materiais no qual é possível deixar sua marca.

Como fazer lithophane com impressão 3D [Passo a Passo]

Agora que você já sabe o que é lithophane e entendeu a importância da técnica, vamos passar para a parte prática. Confira o passo a passo para você fazer sua impressão 3D com litofania.

1. Escolha da imagem

O primeiro passo para garantir um bom resultado em lithophane é a escolha da imagem. A fotografia ou gravura que vai inspirar a sua impressão deve bem escolhida para garantir que você terá bons resultados. A imagem ideal é aquela que não tem muitos detalhes coloridos, pois a impressão 3D vai trabalhar somente com escalas de cinza. Busque fotos simples e sem muitos detalhes. Dê preferência para aquelas que possuem alto contraste.

2. Preparação do arquivo

O segundo passo é um dos mais importantes, já que a preparação do arquivo é o que vai garantir que a imagem que você escolheu estará bem representada no produto final. Durante esta etapa, é preciso criar o modelo 3D com a ajuda de um aplicativo lithophanes ou do software cura. Seja qual for caminho escolhido, os parâmetros mais importantes são o Z e a espessura do objeto – quanto maior o valor de Z, mais escala de cinza haverá no objeto impresso.

3. Fatiamento e impressão

Por último, o fatiamento marca a transformação final do projeto antes da impressão. Quem trabalha com impressoras 3D há algum tempo já sabe que esse tipo de máquina constrói o objeto em camadas, de baixo para cima. Por isso, antes da impressão, será necessário fazer o fatiamento do arquivo STL, em um Software Slicer, como o CURA.
lithophane brasil
Fotos impressas em 3D utilizando litophane

3 Softwares para fazer lithophane com impressão 3D

Parte importante do trabalho de preparação do arquivo tem a ver com a conversão da imagem original em um modelo 3D lithophane. Confira abaixo três dos softwares mais utilizados no mercado para isso.

1. It’s Litho

O primeiro exemplo de nossa lista é o It’s Litho, um serviço capaz de converter suas imagens em modelos 3D lithophane sem precisar instalar nenhum software em seu computador. A plataforma funciona 100% online e é gratuita para quem precisa utilizar. Simples, mas poderoso, o It’s Litho oferece uma solução eficaz para criação dos seus modelos 3D.

2. 3DP Rocks

Outra alternativa para você preparar seus lithophanes para a impressão é o site 3DP Rocks! Bastante popular, o serviço também funciona online e é gratuito para quem precisa converter arquivos para impressão com litofania. Além do conversor de modelos 3D, traz uma galeria com alguns objetos prontos: basta baixar e imprimir.

3. Lithophane Makers

Por último, temos o Lithophane Makers, uma ferramenta online e gratuita, que conta também com um canal de tutoriais no YouTube sobre impressão 3D. No site, o usuário pode conferir informações sobre como construir objetos de decoração com a técnica de litofania e sua impressora. O site mantém ainda um grupo na rede social Facebook para que os seus usuários possam tirar dúvidas e trocar experiências.
lithophane
Litophane lamp impresso em 3D

Dica bônus: Como fazer moon lithophane lamp

Dentre os designs que utilizam a técnica de litofania, um dos mais famosos dos últimos tempos são os moon lamps – ou “luminárias de lua”, no bom português. Esse tipo de trabalho imprime a imagem em um globo que, posteriormente, será a cúpula de um abajur. Dentro da esfera, uma lâmpada projeta a luz na superfície da “lua”, refletindo assim a imagem que você imprimiu. No site Lithophane Makers, é possível baixar um modelo pronto ou personalizar o seu.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS