Wishbox Technologies

O que é Magigoo e por que devo usar para imprimir em 3D?

O que é Magigoo?

Não culparíamos ninguém por pensar que Magigoo é uma fórmula mágica que resolve todos os desafios de adesão na primeira camada de impressão 3D. Na verdade, isso é – parcialmente – verdade, pois, como todos sabemos, infelizmente a mágica não é real. No entanto, Magigoo é real e também é uma solução sob medida, desenvolvida cientificamente para resolver problemas de adesão de primeira camada que os filamentos possam enfrentar.

A linha de colas adesivas não foi criada apenas para oferecer a melhor adesão de primeira camada para suas peças impressas. Cada cola é desenvolvida por uma equipe de P&D dedicada, para cada tipo de material específico. A química da formulação é feita em conjunto com testes reais de impressão 3D para avaliar o desempenho e a usabilidade da cola. Isso é feito mantendo o uso de produtos químicos minimamente nocivos.

Como a Magigoo funciona?

A cola adesiva Magigoo é super fácil de usar e requer apenas que você faça a aplicação espalhando uma camada fina na sua plataforma de impressão, imprimindo e removendo facilmente a peça. Com apenas uma camada de cola, Magigoo aumentará a adesão da primeira camada da sua peça na plataforma de impressão.

Ao usar a maioria das colas Magigoo, após a impressão, você pode simplesmente remover a peça enquanto a plataforma de impressão esfria!

Os materiais termoplásticos geralmente têm uma composição química muito diferente do material da plataforma de impressão. Como resultado, há uma grande diferença de superfície, muitas vezes levando a uma adesão ruim, especialmente para termoplásticos de engenharia.

Fazer com que sua peça impressa em 3D faça boa adesão na plataforma de impressão é apenas a primeira parte do trabalho. Além de preencher a lacuna na adesão entre o plástico e a placa de construção, a camada de cola Magigoo oferece mais que isso. Para poder usar a peça, você também precisa removê-la da plataforma de impressão, certo? Esta é, na verdade, a parte ‘mágica’ da cola adesiva, pois permite que o usuário remova facilmente peças impressas em 3D. O processo de remoção da peça dependerá do tipo de adesivo, da superfície de impressão e do material de impressão utilizado.

Compatibilidade do material na plataforma de impressão

As colas adesivas funcionam em plataformas de impressão aquecidas, com superfícies de vidro. No entanto, Magigoo também funciona muito bem com uma variedade de superfícies de plataformas de impressão. O material que essa plataforma é fabricado terá um efeito direto na adesão da primeira camada. Os adesivos geralmente são projetados e otimizados principalmente em superfícies de placas de vidro. Isso inclui uma variedade de tipos de vidro, como vidro normal, vidro borossilicato e vidro cerâmico.

*OBS: Todas as colas Magigoo são compatíveis com as plataformas de impressão das impressoras 3D Ultimaker.

Outras superfícies comuns, como PEI, Buildtak (PC) e fita Kapton, mostram níveis semelhantes de adesão às placas de vidro quando a cola adesiva Magigoo é utilizada. Isso funciona para a grande maioria dos materiais de impressão 3D. Testes de filamentos mais avançados, no entanto, destacaram que alguns materiais de impressão 3D de nível de engenharia podem mostrar uma pequena dificuldade na adesão quando impressos em uma superfície que não seja o vidro, com adesivos Magigoo. No entanto, o uso desses adesivos ainda melhora a adesão da impressão a essa superfície específica quando comparado à impressão na mesma superfície sem qualquer solução adesiva.

O uso da cola adesiva Magigoo também pode prolongar a vida útil da superfície da plataforma de impressão. O adesivo atua de fato como uma camada intermediária entre o material e a impressão. Em alguns casos, como na impressão de materiais flexíveis, o Magigoo Flex pode atuar como um agente desmoldante, facilitando muito a remoção de peças!

Uma cola Magigoo para cada situação

Nós da Wishbox estamos trazendo a gama de adesivos Magigoo para o nosso arsenal de produtos. Veja as 8 opções de adesivos disponíveis para melhorar a aderência de suas impressões:

  • Magigoo Original: Para imprimir PLA, ABS, PETG, HIPS, etc.
  • Magigoo PA: Para imprimir Nylon, Nylon-CF, Nylon-Gf
  • Magigoo PC: Para imprimir PC, PC-ABS
  • Magigoo PP: Para imprimir PP
  • Magigoo Flex: Para imprimir TPE, TPC, TPU
  • Magigoo PPGF: Para imprimir GF-30P
  • Magigoo Metal: Para imprimir BASF Ultrafuse 316L e 17-4PH

Conforme mostrado na tabela acima, cada cola adesiva Magigoo funciona com uma família específica de plásticos. Cada família de termoplásticos é diferente em termos de composição química, propriedades físicas e também propriedades térmicas. Como resultado, além de apresentar diferentes requisitos de adesivo em termos de aderência na superfície, materiais diferentes também exigem requisitos termomecânicos diferentes da cola.

Durante os nossos testes, observamos que um adesivo formulado especificamente para o seu material de impressão 3D, não apenas oferece um ótimo desempenho na aderência, mas também a melhor experiência de impressão 3D em termos de facilidade de uso. Na verdade, acreditamos que não existe uma única quando se trata de adesão de primeira camada devido às diferentes propriedades dos termoplásticos.

Por este motivo, recomendamos sempre a utilização da cola adesiva Magigoo adequada a cada um de seus materiais de impressão 3D. Em primeiro lugar, o desempenho de aderência será afetado se o tipo de cola errada for usada. Além disso, mesmo que em alguns casos um material possa apresentar boa adesão com vários tipos de cola Magigoo, ainda pode haver problemas com o processo de remoção da peça. Por exemplo, o ABS provavelmente pode ser impresso sem deformar na maioria das formulações adesivas Magigoo. No entanto, ao usar formulações diferentes do Magigoo Original para ABS, pode aumentar as chances de tirar lascas de vidro ou da peça ficar presa à plataforma de impressão.

Magigoo é seguro e fácil de usar

Como citamos anteriormente, a fórmula Magigoo garante que todas as colas adesivas sejam o mais fáceis de usar possível e com o mínimo de riscos para o usuário. Na verdade, todos os adesivos Magigoo são à base de água e isentos de solventes. Ter um adesivo à base de água tem várias vantagens, incluindo a não-inflamabilidade (característica que reduz o risco de incêndios) e o fato de os componentes dos resíduos da cola serem solúveis em água. Além de ser solúvel em água, os resíduos deixados pela cola Magigoo na plataforma de impressão podem ser facilmente limpos com um pano ou esponja umedecida em água.

A cola Magigoo pode ser facilmente removida apenas com água

A sua embalagem também garante que Magigoo seja fácil de aplicar. Não são necessárias ferramentas extras, como uma pá, para espalhar o adesivo. Além disso, ao usar o aplicador tipo “ponta”, você consegue ser mais assertivo com sua aplicação de cola. Isso significa que o usuário só pode aplicar a cola adesiva na área que está sendo impressa. Além disso, ao contrário dos sistemas de aplicação do tipo spray, esse método de aplicação evita que o excesso de spray atinja os componentes da impressora 3D ou a área de trabalho.

Como a cola Magigoo é segura, à base de água e fácil de usar, é ideal para uso educacional, devido aos baixos riscos associados ao seu uso. A formulação à base de água e a sua embalagem também facilitam o envio para todo o Brasil. Você pode fazer o seu pedido conosco da Wishbox, é só entrar em contato!

Outra vantagem da embalagem é o menor desperdício de cola. Dado que uma cola Magigoo® deve durar bem mais de 100 impressões em uma impressora de tamanho médio. Ele durará ainda mais se você aplicar apenas na área que será usada para impressão.

Mais que um adesivo

Por último, mas não menos importante, nos orgulhamos de oferecer não apenas uma cola adesiva, mas também inúmeras possibilidades de como usá-la. Isso ajuda você a obter o máximo de nossos produtos! Se você tiver alguma dificuldade ou tiver alguma dúvida relacionada à adesão da primeira camada, sinta-se à vontade para entrar em contato. Nós da Wishbox ficamos mais do que felizes em ajudar e acompanhar suas dúvidas!

Para saber mais sobre a cola adesiva Magigoo, você também pode baixar o Manual Magigoo oficial. Este manual contém informações sobre Magigoo, adesão de primeira camada e dicas úteis de impressão 3D. Você também pode verificar as configurações ideais para o seu material em nosso e-book gratuito sobre recursos importantes para usar no seu software de impressão 3D!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS