Wishbox Technologies

Manufatura Aditiva: Por que os fabricantes (ainda) não foram conquistados?

Na indústria 4.0, a manufatura aditiva é uma daquelas inovações que você não pode deixar escapar se quiser acompanhar a concorrência e manter sua vantagem competitiva.

Dito isso, muitos fabricantes em todos os setores da indústria ainda precisam ser conquistados por essa tecnologia. Embora a tecnologia já exista há várias décadas, o nível de aceitação e o grau de maturidade do cliente variam muito de acordo com a sua aplicação.

Então neste artigo vamos citar 3 motivos mais comuns que a manufatura aditiva ainda não conseguiu “seduzir” os fabricantes.

1. Falta de conhecimento sobre a inovação

O primeiro motivo pelo qual os fabricantes ainda não se renderam às promessas da manufatura aditiva é a falta de conhecimento sobre a inovação.

Muitos fabricantes têm usado processos de produção e design testados e comprovados por muitos anos. Portanto, se esses métodos tradicionais já estão permitindo que seus negócios cresçam, eles não estão interessados em mudar suas práticas de trabalho.

Os fabricantes que estão lutando para modernizar seus processos de negócios provavelmente terão problemas para acompanhar seus concorrentes que fazem questão de permanecer na vanguarda da tecnologia.

Faça o download do nosso guia gratuito: Como introduzir impressão 3D no seu negócio

2. Falta de treinamento na tecnologia

O segundo motivo que pode explicar por que os fabricantes ainda não foram conquistados é a falta de treinamento de suas equipes.

Como a impressão 3D é um avanço mais recente , a tecnologia pode não estar no plano de estudos quando os engenheiros dos fabricantes estavam estudando nas universidades. Como tal, eles não estão familiarizados com este processo inovador, o que significa que a adoção é uma luta difícil quando ninguém na empresa sabe como usá-lo.

Sem nenhum treinamento, os fabricantes terão ainda mais dificuldade em identificar as vantagens e os valores que essa tecnologia pode trazer para sua empresa.

Por isso, se sua indústria quer incorporar a impressão 3D para inovar, é importante estar assessorado por uma empresa que tenha um programa de treinamento profissionalizante.

A Wishbox Technologies, além de fornecer equipamentos de ponta e fáceis de usar, dispõe de um programa de capacitação completo em impressão 3D para profissionais da indústria, que você pode consultar gratuitamente clicando aqui.

3. Medo de Mudança

Afinal, por que renovar os processos se eles não estão danificados?

Embora a impressão 3D não tenha sido inventada ontem, só recentemente foi incorporada à indústria de manufatura, e a falta de visão retrospectiva associada à implementação da tecnologia pode representar um obstáculo que impede os fabricantes de adotar a tecnologia.

Contudo, após superar esse obstáculo, diversos profissionais da indústria garantem que os resultados compensam. E muito!

“Uma grande oportunidade com a impressão 3D foi não ficar mais na mão de fornecedores, pois muitas vezes não conseguimos fornecedores nacionais, e ficávamos na mão dos fornecedores internacionais”.
– Diego Silva, engenheiro da Ambev no Brasil

Leia também: Ambev conquista mais confiabilidade na produção com impressora 3D

Conclusão

Muitos fabricantes ainda não foram conquistados pela tecnologia devido à falta de informação, treinamento e “medo” da mudança.

Os profissionais do setor de manufatura tem desafios pela frente! Seja ao adotar uma tecnologia emergente, seja ao lidar com um mercado extremamente competitivo.

Se você é um desses fabricantes que ainda não se convenceu que a manufatura aditiva pode significar um marco disruptivo no seu negócio, leia nosso guia sobre a impressão 3D na indústria e descubra as possibilidades de aplicação!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS