Wishbox Technologies

O que é 3D: Como funciona e aplicações da tecnologia

Vivemos em um mundo tridimensional, mas nem todo mundo sabe responder o que é 3D.

Só que o conceito está longe de ser complicado – você vai ver neste texto que é muito fácil de compreender.

A grande questão é entender o que é a chamada tecnologia 3D e como ela impacta nossas vidas.

Essa compreensão pode revelar ótimas oportunidades de negócio para quem busca empreender ou uma carreira promissora para o profissional que tem o plano de se especializar na área.

Se nenhum desses é seu caso, ainda assim, entender o que é 3D e conhecer as aplicações da tecnologia no dia a dia pode ser muito útil.

Continue lendo e descubra o porquê.

O que é 3D?

3D é uma sigla que significa tridimensional, ou seja, a característica do que possui três dimensões geométricas: altura, profundidade e largura.

Como destacado no início do texto, vivemos em um mundo 3D (o celular, computador ou tablet em que você lê este texto agora, por exemplo, tem três dimensões, assim como os demais objetos à sua volta).

Portanto, é redundante usar o termo para definir o que nos cerca.

Assim, fala-se muito em 3D na computação gráfica para se referir a imagens e animações que, apesar de estarem projetadas em uma tela plana, dão a impressão de profundidade, ou seja, de tridimensionalidade.

Nos últimos anos, a tecnologia 3D tem se difundido, aumentando o leque de aplicações práticas, inclusive com a impressão 3D – a possibilidade de, facilmente, dar materialidade a objetos tridimensionais projetados no computador.

O significado de 3D em inglês é o mesmo: three-dimensional, ou tridimensional.

Portanto, se você enxergar o termo em um texto em inglês, saiba que se trata da mesma definição.

Conheça a história do 3D

Muita gente pensa que a história das representações tridimensionais é recente, que acompanhou o desenvolvimento da era da computação.

Mas o 3D começou nas artes.

Os primeiros registros conhecidos são desenhos árabes usando técnicas de perspectivas.

Na pintura, mestres italianos como Giotto, Duccio e, mais tarde, o barroco Caravaggio, exploraram a ideia de profundidade em volume.

A primeira produção 3D exibida no cinema, para a sua provável surpresa, data de 1922.

Foi o filme mudo americano The Power of Love, que usou anaglifos.

São aquelas imagens com duas camadas de cor sobrepostas, que dão uma sensação de profundidade quando você utiliza um óculos 3D.

Com a computação, é claro que a tecnologia 3D deu um salto imenso e, hoje, temos experiências como a realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D e animações extremamente realistas.

O que é uma imagem em 3D?

A imagem 3D é aquela que provoca um tipo de ilusão de ótica no observador.

São utilizados efeitos de perspectiva e luz para que a imagem pareça real, mesmo sendo vista em uma tela bidimensional.

A tecnologia evoluiu tanto que, hoje, uma boa representação em 3D de um cenário ou objeto pode ser difícil de diferenciar de uma foto ou vídeo real.

o que e 3d vr jogo realidade aumentada
Hoje existem até jogos 3D de realidade aumentada que são muito populares

Qual a diferença entre 2D e 3D?

Se 3D é tridimensional, ou seja, a característica do que tem três dimensões, 2D quer dizer bidimensional, algo que tem somente duas dimensões: apenas largura e comprimento.

Jogos antigos de videogame (nos quais os personagens podiam se mover apenas para frente ou para trás, para cima ou para baixo, sem poder se mexer para os lados) são um bom exemplo de 2D.

Outro exemplo são as imagens e animações gráficas sem grandes recursos de perspectiva e efeitos de luz.

Por exemplo, os filmes do personagem Shrek são projetados em 3D e, por isso, parecem muito mais reais que os personagens da clássica série de desenho animado Looney Tunes, que foi feita em 2D.

Como funcionam os diferentes tipos de tecnologia 3D

Se você entendeu bem o que é 3D, percebeu que o termo é utilizado para mais de um tipo de tecnologia.

A seguir, explicamos brevemente como funcionam algumas delas.

  • Projeção 3D: São as imagens projetadas em computador com efeitos especiais de perspectiva, luz e movimento. Dão uma sensação de realismo, mas o observador as enxerga em uma tela bidimensional
  • Anaglifo: É a tecnologia daqueles antigos óculos com uma lente azul e outra vermelha. Cada uma permite observar uma imagem em posição diferente, dando a sensação de profundidade
  • Polarizado: Também com óculos, com o mesmo tipo de formação de imagem do 3D anaglifo, mas com maior fidelidade nas cores reproduzidas
  • Ativo: São óculos sofisticados, que leem a frequência das imagens do aparelho (televisão) para formar novas imagens nas lentes
  • Barreira paralaxe: Dispensa o uso de óculos. Em vez disso, é uma espécie de barreira colocada em frente à tela da televisão, que faz as imagens serem percebidas de modo diferente de acordo com o ângulo do observador
  • Som 3D: Fones de ouvido e caixas de som do sistema home theater (posicionados ao redor do usuário) complementam a experiência de imersão, pois os sons não vêm sempre da mesma direção
  • Realidade virtual: Tecnologia em que é construído um mundo virtual. Com um óculos especial, o usuário interage nesse ambiente criado por computadores
  • Realidade aumentada: O usuário filma com seu celular o ambiente real ao seu redor e enxerga, na tela, objetos 3D criados em computador inseridos nele.

Aplicações da tecnologia 3D

A seguir, conheça algumas das principais áreas nas quais as tecnologias 3D são utilizadas hoje.

1. Entretenimento

Como já explicamos, a indústria de games, cinema e televisão explora há bastante tempo as projeções tridimensionais para criar personagens fictícios.

o que e 3d filme 3d
Filmes 3D são muito populares no cinema

2. Saúde

No setor da saúde, o 3D é uma ferramenta importante de treinamento, com os simuladores, e a impressão 3D é cada vez mais usada para imprimir modelos anatômicos e próteses, assim como órgãos e tecidos artificiais personalizados para os pacientes já estão em estudos avançados.

3. Setor imobiliário

Arquitetos já usam há bastante tempo programas para exibir seus projetos em 3D.

Essas tecnologias têm se aperfeiçoado e são muito usadas no marketing imobiliário, para vender e alugar imóveis e prospectar investidores.

4. Nova manufatura

A impressão em 3D possibilita um meio termo entre indústria e artesanato.

É possível criar um item personalizado com mais agilidade do que no trabalho manual e sem o alto custo da indústria.

3 Exemplos de tecnologia 3D

A seguir, veja exemplos de aplicações práticas de algumas das principais tecnologias 3D.

1. Impressora 3D

Há vários cases de uso de impressão 3D na indústria, construção, produção de itens de decoração, etc.

Uma das aplicações que mais chama a atenção até aqui é na área da medicina, principalmente na produção de próteses e órteses.

Com as impressoras 3D, ficou muito mais simples construir órteses para mãos, braços, pernas e outras partes do corpo exatamente conforme a necessidade do paciente, sem que os custos sejam exorbitantes.

o que e 3d impressora 3d
Impressora 3D baseada na tecnologia FFF

2. Touch 3D

Não sabe o que é touch 3D?

Essa é uma tecnologia em dispositivos touch screen, que oferece uma maior sensibilidade no toque do usuário.

Ou seja, ele executa ações diferentes de acordo com a intensidade com que pressiona seu dedo na tela.

A tecnologia pode ser útil tanto para melhorar a usabilidade (por exemplo, se você apertar com mais força um ícone, abre uma função diferente do que quando aperta de forma mais suave) quanto a experiência em games, aplicativos de desenho e outros.

3. Realidade aumentada

Um dos melhores exemplos de realidade aumentada é o game Pokémon Go, no qual os monstrinhos aparecem em cenários reais.

O mapa do jogo é configurado de acordo com o local onde o usuário se encontra.

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido o que é 3D e qual sua utilidade, não só na indústria do entretenimento, mas em vários outros segmentos da vida contemporânea.

Você deseja saber como a impressão 3D pode ser útil para a sua realidade? Baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito de Como Aplicar Impressão 3D na Indústria, e veja como a manufatura aditiva pode transformar o seu negócio.

 

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS