Wishbox Technologies

Os 5 principais benefícios da impressão 3D no ensino superior

Quais tecnologias tiveram o maior impacto positivo na educação em todos os níveis e em todos os assuntos? Projetores, impressoras, computadores pessoais e laptops? 

Acreditamos que dentro de uma década, qualquer pessoa que fizer essa pergunta não hesitará em adicionar as impressoras 3D à lista.

Se você é um professor ou administrador de uma instituição de ensino superior, você realmente precisa estar ciente dos benefícios que as impressoras 3D podem ter para seus alunos e seu corpo docente. 

Este artigo te levará através de algumas das formas que a impressão 3D pode perturbar e trazer mudanças positivas na maneira como você opera.

As impressoras 3D estão mais fáceis de usar e mais acessíveis do que nunca

Se você anteriormente descartou a impressão 3D  desktop como proibitivamente cara ou muito limitada para ser útil, agora é o momento de reconsiderar. 

Na última década, a impressão 3D fez grandes avanços que fizeram o preço da tecnologia diminuir, e ao mesmo tempo, tornaram-na mais capaz e confiável do que nunca.

Estes avanços, particularmente quando se trata de impressoras FFF (baseadas em filamentos) e SLA (baseadas em resinas), significam que os preços ficaram tão baixos que você pode equipar um laboratório inteiro com impressoras prontas para uso por menos do que uma única impressora teria custado há 10 anos atrás. Sim, isso é real.

Também não são apenas as barreiras financeiras que caíram. As exigências de conhecimento também diminuíram significativamente.

Os dias em que a operação de uma impressora 3D exigia quase tanto conhecimento quanto o necessário para projetar e construir uma, já se foram.

Hoje, qualquer um que seja capaz de seguir instruções e realizar algumas resoluções básicas de problemas pode operar uma impressora.

Isso significa que seus alunos podem usar as impressoras 3D diretamente, sem precisar de um profissional treinado para conduzi-los durante todo o processo.

Além disso, como a confiabilidade da impressora é maior do que nunca, os requisitos de manutenção contínua são muito reduzidos.

Para tornar o processo de adoção da impressão 3D o mais fácil possível, a  Wishbox disponibiliza acesso à plataforma de capacitação em cada compra de impressora 3D .

Isso significa que se você comprar uma impressora com a Wishbox , tanto seus funcionários quanto seus alunos terão o conhecimento necessário para poder usá-las com confiança na sala de aula.

impressao-3d-ensino-superior

A impressão 3D é a forma mais versátil de fabricação que você pode imaginar

Ao utilizar uma impressora 3D, você tem a opção de imprimir com uma seleção incrível de materiais. Não apenas diferentes tipos de plásticos, mas também metal, filamentos de fibra de carbono e muito mais.

Todos eles têm sua própria mistura única de propriedades, o que significa que se você precisar de um objeto que seja flexível, ou rígido, resistente ao calor, ou resistente a produtos químicos, há opções disponíveis.

O motivo de tal benefício é que as aplicações da impressão 3D são infinitas. Todos que sabem o que faz uma impressora 3D podem imaginar como ela pode ser útil para a engenharia ou design.

Mas existem maneiras confiáveis e demonstráveis de que a impressão 3D pode ajudar os estudantes que estudam biologia, geografia, matemática e muito mais.

A impressão 3D é a última tecnologia interdisciplinar e a única limitação sobre as maneiras como ela pode ser usada é a imaginação de sua equipe e de seus estudantes.

Tomemos por exemplo o projeto Hands-On,da UNIFEBE, que usa impressoras 3D para desenvolver habilidades práticas articuladas dos alunos com conhecimentos teóricos e práticos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe, através da comunicação oral e escrita, integrando os acadêmicos.

Eles perceberam que poderiam transformar as tomografias computadorizadas e  ressonâncias magnéticas dos pacientes em objetos impressos em 3D para que um cirurgião pudesse segurar e examinar um modelo anatômico do paciente que eles estão prestes a operar. 

Mantenha seus alunos engajados e empolgados com a impressão 3D

impressao-3d-ensino-superior

Há um olhar especial nos olhos de quem vê pela primeira vez uma impressora 3D em ação. Se você optar por adotar a impressão 3D, é um olhar com o qual você se tornará muito familiarizado, pois estará no rosto de todos os seus alunos quando eles começarem a usar uma impressora pela primeira vez.

A impressão 3D pode transformar um assunto de teoria, e palavras em uma página, em algo tangível que pode ser tocado e engajado.

Assim que você der a seus alunos esse poder, eles se surpreenderão com as coisas incríveis que acabam criando, e com o entusiasmo com que o fazem. Fazendo com que as aulas fiquem muito mais interativas e interessantes para eles.

Um exemplo adequado de como este entusiasmo pode ser canalizado de forma positiva, é o da equipe da NYU Tandon que pesquisa ortopedia impressa em 3D.

Seu objetivo é projetar e criar aparelhos ortopédicos impressos em 3D personalizados, de baixo custo, para crianças com distúrbios musculares degenerativos como paralisia cerebral.

impressao-3d-ensino-superior

Como a equipe é um projeto verticalmente integrado , os alunos do curso podem ganhar créditos de curso para sua graduação, enquanto contribuem para um projeto de pesquisa sustentável a longo prazo.

A impressão 3D permite novos níveis de inovação

Quando você tem uma tecnologia versátil e a coloca nas mãos de usuários extremamente animados, você tem uma receita perfeita para a inovação. 

A impressão 3D tem o potencial de permitir uma ampla gama de atividades, incluindo um currículo inovador, colaboração interdisciplinar e projetos de pesquisa avançada. 

Por conta disto, muitas startups surgiram nos campus de diversas universidades, graças às oportunidades oferecidas pela tecnologia da impressão 3D.

Uma empresa que aproveitou essa oportunidade e persistiu com ela é a PROTECT3D. 

Fundada por ex-jogadores de futebol americano da Duke University, eles fabricam equipamentos esportivos personalizados, escaneando a anatomia de um jogador e usando essas varreduras para projetar e imprimir equipamentos de proteção.

O que torna a PROTECT3D uma história tão inspiradora é que a origem da empresa veio quando o quarterback (lançador, e principal jogador de um time de futebol americano) da Duke University, Daniel Jones fraturou sua clavícula e teve que se submeter a uma cirurgia corretiva.

Kevin Gehsmann e Clark Bulleit eram seus colegas de equipe na época e viram a oportunidade da impressão 3D. 

Eles foram capazes de projetar e imprimir um bloco que protegia sua clavícula e lhe permitia voltar ao campo em apenas 3 semanas.

Kevin e Clark foram capazes de identificar um problema, criar uma solução inovadora e depois usar essa solução para iniciar uma empresa que passou a ganhar $50.000 na premiação NFL 1st & Future Pitch Competition, uma renomada premiação da Liga Nacional de Futebol Americano.

Além disso, eles puderam trabalhar com inúmeras equipes e organizações atléticas profissionais.

A PROTECT3D, e empresas como ela, são a prova de que quando introduzida cedo, a impressão 3D pode permitir que os estudantes causem um impacto real tanto no campus quanto fora dele.

A impressão 3D é mais resiliente do que você pode pensar

A pandemia da COVID-19 destacou um aspecto da tecnologia de impressão 3D que antes era subvalorizado. Ela é notavelmente resistente a grandes rupturas sistêmicas.

As impressoras 3D não requerem uma grande equipe de pessoas para funcionar. As impressoras de mesa são compactas e flexíveis onde quer que elas sejam colocadas. E elas não têm nenhuma exigência complicada de instalação.

Essencialmente, tudo o que você precisa é de uma fonte de alimentação de energia e algum material para imprimir. Isto significa que muitas instituições que utilizam da impressão 3D, foram capazes de manter suas impressoras em funcionamento durante toda a pandemia.

As impressoras poderiam ser movidas para salas de aula individuais para ajudar com os requisitos do distanciamento social. 

As impressões poderiam ser enviadas para impressoras ou operadores de impressoras remotamente e, em seguida, coletadas e encaminhadas após a conclusão. Os alunos podiam até mesmo levar impressoras para casa em alguns dos casos.

Portanto, se você estiver pensando em montar um laboratório de impressão 3D, ou mesmo apenas adicionar uma ou duas impressoras ao seu espaço de produção ou sala de aula, fique tranquilo (a).

Tenha em mente que desde que sejam devidamente mantidas e operadas de forma responsável, suas novas impressoras continuarão imprimindo mesmo nas circunstâncias mais turbulentas.

E, mesmo quando o mundo não está sendo ameaçado por uma pandemia global, as impressoras são versáteis o suficiente para que possam ser usadas em um carrinho móvel e levadas até onde elas são mais necessárias.

Conclusão

A impressão 3D se mostra funcional em diversas áreas, mas na educação de ensino superior, ela se mostra essencial para uma nova era no aprendizado. 

Em uma sociedade onde tudo está altamente dinâmico, a impressão 3D é  uma grande chance de tornar suas aulas múltiplas vezes mais interessantes, e fazer com que seus alunos absorvam mais dos seus conteúdos. 

A impressão 3D é inevitável, e conceder acesso à ela na universidade pode preparar melhor os jovens para grandes oportunidades de trabalho. 

Não deixe de agendar uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas  para tirar todas as suas dúvidas sobre impressoras 3D na sala de aula. Preencha o formulário e se torne um embaixador da inovação na Educação brasileira!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS