Wishbox Technologies

Sci-Fi Colony ganha nova dimensão com a impressão 3D

A prototipagem torna real a visão artística, unindo engenharia e ficção de forma primorosa na série Colony.

Veja no post de hoje como a impressão 3D potencializa a criação de modelos complexos em orçamento baixo


Estamos todos sob o comando de invasores extraterrestres no novo drama de ficção científica da USA Networks, Colony. Secretamente, cercaram as cidades ao redor do mundo com paredes gigantes e começaram a empregar um regime militar contra seres humanos,  governando brutalmente a humanidade. Como o enredo se desdobra em Los Angeles dentro de um futuro próximo, você está se perguntando quem ou o que está por trás disso.

No final da primeira temporada, avançamos um passo para descobrir. O que vimos parecia quase real: um exoesqueleto cinzelado, ciente e portando tecnologia avançada (no estilo clássico do gênero), um capacete adequado para uma cabeça alongada, uma viseira preta ameaçadora e, dentro, a própria criatura.

O que você não viu – ou suspeitaria – é que a maior parte do exoesqueleto foi impressa em 3D em uma Replicador MakerBot Z18 na Legacy Effects Studios.

Por trás dos efeitos especiais

Conhecido por trabalhar em blockbusters como The Revenant, Iron Man 2, e Avatar, Legacy Effects é uma empresa de efeitos especiais práticos live-action capaz de tornar o inacreditável crível (e cinemático também, com uma direção fictício-realista). Através de uma combinação única de arte e tecnologias de ponta, a Legacy Effects cria tudo, desde animatrônicos à figurinos futurista ou trajes robóticos e muito mais

Os produtores da Colony se aproximaram da Legacy Effects com a proposta de fazer um exoesqueleto em julho de 2015 com um orçamento apertado. Para os trajes, a impressão 3D pode remover os custosos e demorados passos de moldagem e fundição feitos tradicionalmente. A criação de modelos 3D em um computador também garante que um design precisamente simétrico com simulações de movimentos.

Mesmo que a empresa tenha impressoras 3D industriais, imprimir trajes como estes custaria dezenas de milhares de dólares em materiais. Foi então que Jason Lopes, o Engenheiro líder de sistemas da empresa, que é usuário experiente em MakerBot, além de um entusiasta em impressão 3D no geral entrou em cena.

Ele precisava de uma solução confiável com um grande volume de construção, filamento robusto e acessível e monitoramento remoto. Então veio a MakerBot Replicator Z18 que imprime com PLA, possui um preço atrativo em sua categoria e é robusta o suficiente para garantir que o trabalho seja feito. Se não conferisse resistência à peça final, o traje poderia quebrar no transporte ou no set, custando mais tempo e dinheiro durante a filmagem.

Escolhendo a Z18,  Lopes imprimiu todas as peças do exoesqueleto em menos de duas semanas. Ele resume a experiência com: “Eu não obtive falhas durante o processo de criação da vestimenta inteira, o resultado final foi exatamente o que precisávamos”. De fato, algumas das peças levaram pouco mais de sessenta horas para ser impressas, uma fração do tempo necessário para criação e aplicação de um molde e injeção plástica, por exemplo.

Para Lopes, o monitoramento remoto com o aplicativo MakerBot Mobile é realmente muito importante. Há tantos projetos de impressão 3D na Legacy que é econômico manter todas as impressoras 3D em funcionando o tempo todo. Então, se ele estiver ausente e a Z18 terminar, ele precisa saber. Uma vez que é feito, ele pode pedir a um colega limpar a mesa de impressão para a próxima impressão ser iniciada.

Após a Z18, o traje passou para as mãos da equipe talentosa de artistas da Legacy Effects, que em seguida, pintaram, poliram e retocaram o figurino, dando o ar futurista e comunicando que de fato, se trata de algo de outro mundo. Eles também instalaram eletrônicos, adicionaram a viseira, e incorporaram tecidos.

Continuando um legado

Lopes e a Legacy Effects fazem muito com suas duas impressoras MakerBot Z18 e  Replicator 2. Novos designers da empresa são apresentados ao mundo da fabricação digital com estas impressoras 3D, uma vez que são projetadas para acessibilidade e focadas em resultado.

A empresa também oferece aos clientes, como diretores ou produtores, maquetes impressas em 3D de baixo custo. Estes mini-modelos dão aos clientes uma sensação de como o produto final em grande escala de uma criatura ou figurino ficará, permitindo uma pré-visualização para a filmagem. Além disso, eles podem acelerar o processo de aprovação pelo cliente assim que uma ideia passa do modelo 3D para maquete e então para peça final.

Com profissionais experientes como Lopes e um arsenal de artistas, Legacy Effects está constantemente afastando o passado na medida do possível. Sobre o tema da impressão em 3D, o co-fundador Alan Scott vê este processo como um ponto de partida: “Estamos na vanguarda do que está acontecendo. Conseguimos mostrar a tecnologia para as pessoas e as inspirar a usá-la de maneiras que não teríamos pensado. “

Para saber mais como foi a produção em 3D e apreciar mais seus resultados,o link a seguir contém o vídeo “por trás das câmeras”,mostrando como foi a produção e um pouco mais do design .

Para saber mais de notícias e aplicações de que podem ser alcançadas com a impressora 3D assine nossa Newsletter.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS