Wishbox Technologies

SOS Rio Grande do Sul: Dispositivos Impressos em 3D para Boias de Resgate nas Enchentes

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de calamidade desde o dia 03 de maio de 2024, com enchentes devastadoras afetando mais de 350 cidades.

Nesse momento muitas pessoas (e animais domésticos) ainda encontram-se ilhados em áreas inundadas onde o acesso só é possível por meio de resgate aéreo ou aquático.

Em meio a essa crise, é crucial encontrar soluções inovadoras para auxiliar nos resgates de pessoas e animais, e é aí que os Dispositivos Impressos em 3D para Boias de Resgate entram em cena.

Uma Solução viável para Resgate de Pessoas e ANIMAIS DE GRANDE PORTE

Os dispositivos para boias impressos em 3D podem desempenhar um papel importante nessas operações de resgate, oferecendo uma solução viável e de baixo custo para o transporte de pessoas e animais em áreas inundadas.

A Instituição Piauiense TRON Robótica Educativa (da qual é sócio o humorista e empreendedor Whindersson Nunes) desenvolveu e testou este projeto, e já disponibilizou os arquivos STL para impressão.

“Vi algumas pessoas pedindo aeronaves pra resgate de animais grandes, acho que as aeronaves tem que priorizar as pessoas e soluções engenhosas pra salvar animais! 4 desses são o suficiente pra fazer um cavalo de 500kg flutuar na água, e levar ele até um ponto de resgate por terra.” Explica Whindersson Nunes – idealizador do projeto.

Utilizando impressoras 3D e garrafas PET de dois litros, é possível criar um dispositivo flutuante (que funciona como uma boia) que facilita o resgate entre pontos alagados, em condições sem correntezas.

Impressões 3D para Ajuda! 

Qualquer pessoa que possua uma Impressora 3D com base de pelo menos 22,5cm pode contribuir para a produção e distribuição desses suportes flutuantes. 

Modelo 01

O Modelo 1 foi pensado para impressoras de base 22,4cm x 22,5cm. Sugerimos um fatiamento com 4 a 6 camadas, preenchimento de 10% e camada de 0,4 mm. Você pode baixar o arquivo do Modelo 1 aqui.

Modelo 02

O Modelo 2 foi pensado para impressoras de base 27cm x 27,5cm. Sugerimos um fatiamento com 4 a 6 camadas, preenchimento de 10% e camada de 0,4 mm. Você pode baixar o arquivo do Modelo 2 aqui.

*Para uma montagem eficiente, sugerimos o uso de cola silicone ou adesiva isolante para encaixe da rosca das garrafas com o suporte;

** A qualidade e funcionamento depende da qualidade e acabamento da impressão. Solidarizamo-nos com todos aqueles que perderam seus entes queridos e seus bens nesse momento crítico.

Estamos comprometidos com produção de um lote de dispositivos para enviar ao ponto de coleta.

Se você conhece alguém que tem uma impressora 3D e pode ajudar, compartilhe esta informação imediatamente. 

Inscreva-se na Newsletter para mais notícias e novidades do universo 3D.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS