Cinco áreas-chave para aplicação da impressora 3D!

Atualizado em: 8 de julho de 2019 às 10:58

Integrar uma impressora 3D desktop no seu ambiente de trabalho pode produzir resultados impressionantes. Conceitos e protótipos podem ser impressos em questão de horas, múltiplas interações produzidas rapidamente com um custo acessível, e ideias complexas transmitidas através de um modelo físico que os membros do time e demais partes interessadas podem ver e tocar.

Aqui temos uma lista de cinco maneiras como a aplicação da impressora 3D pode melhorar a produtividade, reduzir o tempo de resposta, e dar a empresa uma vantagem competitiva.

1) Desenvolvimento de produtos

É vital garantir que o seu novo produto esteja no mercado o mais rápido possível. No entanto, apressar o trabalho pode resultar em erros, ou não atender às expectativas do consumidor. A aplicação da impressora 3D permite você testar alternativas de uma forma rápida e econômica, fazer ajustes no design praticamente sem custo adicional, e aprimorar o seu produto em questão de horas, não de semanas.

Protótipo impresso em metal 3D.
design de produto
Design de iteração de uma peça de hélice.

Benefícios incluem:

  • Melhor tomada de decisão. Imprima uma gama de alternativas de conceito e selecione a melhor opção durante os primeiros estágios do projeto.
  • Verifique a forma e estrutura. A impressão 3D de um modelo básico facilita a avaliação da forma, tamanho e proporções gerais.
  • Prototipagem funcional. Teste seu protótipo em condições reais para verificar a funcionalidade e a capacidade de fabricação.
  • Verifique a aparência. A aparência visual pode ser apreciada facilmente por designers, fabricantes e clientes.

 Leia também: Por que usar impressora 3D no desenvolvimento de projetos?

2) Ferramentas para manufatura

Eficiência na produção é vital em um ambiente de negócios – e tempo é dinheiro. A impressão 3D torna fácil a produção de guias, gabaritos e outras ferramentas sem um curto período de tempo. Isso resulta em menos variação durante o processo de montagem e desmontagem, configurações mais rápidas de máquinas e um processo de produção mais suave.

Volkswagen Autoeuropa
Protetor de roda impresso em 3D na fábrica da Volkswagen Autoeuropa.
ferramentaria
Imprima algo simples para manter seu espaço de trabalho em ordem.

Imprimir sua ferramentaria garante:

  • Melhor controle de qualidade. Teste a precisão e a qualidade de suas peças fabricadas com medidores precisos.
  • Ferramentas sob demanda. Sempre que precisar de gabaritos, acessórios ou outras ferramentas, você pode imprimir em 3D rapidamente, simplificando o processo de produção.
  • Melhor organização de ferramentas. Organizadores impressos em 3D são baratos e rápidos de fazer e promovem um melhor ambiente de trabalho.
  • Moldes personalizados. É fácil criar moldes de injeção para baixa tiragem ou para fundição por PLA perdido para integrar-se ao seu fluxo de trabalho.

Leia o case: Aplicação da impressora 3D na Wolksvagen para gabaritos de montagem.

3) Partes de uso final

A impressão 3D também pode ser usada para produzir peças de uso final personalizadas de baixo volume. Isso oferece maior flexibilidade; permitindo que as empresas produzam pequenos lotes de peças sem os riscos envolvidos na fabricação de um grande lote. Também há margem para “imprimir no local” e criar produtos para o cliente enquanto ele espera.

aplicação da impressora 3D
Ou acelerar a produção de pequenos lotes.
aplicação da impressora 3D
Crie projetos funcionais sob medida.

Aqui estão algumas outras formas de como a impressão 3D de peças de uso final pode melhorar o seu negócio:

  • Crie peças únicas personalizadas. A fabricação de FFF significa que você pode criar peças impressas personalizadas e econômicas para projetos únicos.
  • Faça peças de reposição. Com uma impressora 3D para desktop, é fácil imprimir peças de reposição; cortar a cadeia de suprimentos e os processos de compra.
  • Produza pequenos lotes. Pequenas tiragens podem ser criadas de maneira barata e fácil, sem os riscos associados à fabricação em maiores quantidades.
  • Manufatura descentralizada. Entregue o produto para o consumidor imprimindo produtos de uso final onde eles estão, provendo acesso imediato para o produto que eles pediram.

Leia também: Oficina de Tarso Marques usa impressora 3D na produção de peças automotivas.

4) Aplicação da impressora 3D na Arquitetura

Transmitir conceitos arquitetônicos complexos aos clientes pode ser um desafio. Imprimir em 3D significa que designs iniciais podem ser avaliados, idéias complicadas comunicadas e conceitos arquitetônicos marcantes exibidos com facilidade. Os tempos de confecção de mock-ups encolhem de meses para dias, e mesmo geometrias complexas podem ser impressas, oferecendo aos arquitetos um escopo ainda maior de criação.

aplicação da impressora 3D
Veja o design arquitetônico dentro de um contexto 3D.

Outras vantagens incluem:

  • Fácil produção de maquetes. Modelos aproximados podem ser impressos rapidamente para estabelecer a direção do projeto nos estágios iniciais.
  • Estudos de massa. Os arquitetos podem visualizar um edifício em seu contexto e, em seguida, dimensionar o modelo com peças modulares impressas em 3D.
  • Melhores apresentações. Modelos impressos em 3D na escala desejada resultam em uma apresentação mais impactante ao cliente.
  • Criação do plano diretor. A impressão 3D não só oferece detalhes finos, mas grande volume para modelos em escala de planejamento. 

Leia também: Faulkner Arquitetos: Inovando no design arquitetônico com impressão 3D.

5) Medicina

A aplicação da impressora 3D para produzir modelos anatômicos significa que os profissionais da área médica podem dar vida às imagens de exames dos pacientes; identificando exatamente o que é necessário antes de executar um procedimento. Isso resulta em menos tempo sob anestesia para o paciente e redução dos custos envolvidos na operação.

medicina 3D
Modelos 3D de dados de digitalização ajudam ao planejar a cirurgia.
medicina 3D
A comunicação entre médico e paciente se torna mais clara quando se tem um protótipo 3D específico da situação do paciente.

Essa aproximação personalizada à área da saúde ainda oferece:

  • Melhor planejamento cirúrgico. Os cirurgiões são mais bem preparados antes da cirurgia, o que afeta os resultados gerais.
  • Melhor comunicação do paciente. Um modelo 3D significa que os pacientes obtêm melhor compreensão do procedimento – fornecendo-lhes algo que podem ver e tocar.
  • Instrumentos médicos. Dispositivos médicos e de pesquisa podem ser prototipados de maneira rápida e fácil, e ferramentas podem ser impressas quando necessário.
  • Treinamento clínico eficaz. Por meio de modelos anatômicos impressos em  3D, os estudantes obtêm uma melhor compreensão da anatomia e dos procedimentos cirúrgicos.

Assista também: Hospital no RJ usa impressão 3D para análise cirúrgica.

Referência: Ultimaker.

 

Aviso legal: As impressoras 3D da Ultimaker são projetadas e criadas para Fusão de Filamento Fundido com termoplásticos de engenharia da Ultimaker dentro de um ambiente comercial/empresarial. A mistura de precisão e velocidade faz das impressoras 3D da Ultimaker máquinas perfeitas para criar modelos de conceito, protótipos funcionais e produção de pequena escala. Apesar de terem conquistado um padrão muito alto na reprodução de modelos 3D com o uso do Ultimaker Cura, o usuário remanesce responsável por qualificar e validar a aplicação do objeto impresso para seu uso intencionado, especialmente crítico para aplicações em áreas de uso regulado como serviços médicos e aeronáuticos. 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados