Como as impressoras 3D aceleram o processo de desenvolvimento de produtos

As impressoras 3D estão realmente mudando o mundo. Para melhor. Neste artigo, você verá como elas podem potencializar o processo de desenvolvimento de produtos; como elas geram reduções nos ciclos de desenvolvimento dos produtos, além de reduzir custos com ferramentaria e riscos de repetição. Acompanhe!

Impressoras 3D reduzem tempo entre processos de desenvolvimento de produtos

O tempo utilizado no processo para desenvolver novos produtos precisa ser pequeno. Isso está intimamente ligado à produtividade da equipe que trabalha no desenvolvimento. Com uma impressora 3D, prototipar, experimentar, colher feedback dos profissionais envolvidos (inclusive dos clientes, do público-alvo para o qual o produto é direcionado), desenvolver o design fica mais rápido, fácil e barato.

Tendo uma impressora 3D à disposição de seus profissionais, a empresa não precisa depender de terceiros para fazer protótipos, esperar que eles sejam entregues para só depois analisar o que precisa ser modificado, melhorado, aperfeiçoado.

— Leia também: A prototipagem acelera o desenvolvimento de novos produtos.

Impressoras 3D dão mais liberdade aos criativos

Do conceito à prova de conceito em questão de horas, a impressão 3D capacita os designers a criar com mais liberdade. Em outras palavras, o medo de errar não é mais um atravancador do processo de criação, tão importante para a geração de inovações que podem significar um salto na competitividade de uma empresa.

Esta liberdade vem da possibilidade de projetar um produto em poucas horas e tê-lo impresso em 3D com um custo mínimo, sem ter de parar o trabalho para se comunicar com fornecedores externos ou lojas de ferramentaria, por exemplo. Com uma impressora 3D tudo é feito internamente, sem atravessadores.

Tirar ideias do papel e fazer prova delas em poucos minutos é o estado da arte. Isso estimula o pensamento criativo da equipe e, consequentemente, sua produtividade, e acelera os processos.

Leia também: Uma impressora 3D na mesa de cada engenheiro e designer.

Impressoras 3D dão mais visão da experiência do consumidor

Um dos grandes segredos para o sucesso de um produto é a experiência que ele proporciona para os consumidores ao qual se destina. A ideia pode ser brilhante, a engenharia e o design podem ser cativantes, mas se os consumidores não tiverem reais benefícios com o produto adquirido, ele será um fracasso.

Como descobrir de que forma um produto trará uma boa experiência (visual, funcionalidades etc.) ao consumidor? Gerando protótipos e os testando, apresentando a uma amostragem do público-alvo. Esta é uma fórmula cada vez mais utilizada pelas empresas de maior sucesso.

Também nisso as impressoras 3D podem ajudar. Criar protótipos e testar suas funcionalidades, encontrar os pontos de dor através do feedaback do consumidor para poder saná-los; refinar protótipos com mais rapidez pode significar a entrega de produtos que serão melhor aceitos pelo mercado.

Sua empresa está preparada para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos utilizando o poder das impressoras 3D? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados