Como consertar pillowing (buracos) na impressão 3D

Quando a superfície de uma impressão 3D não está completamente fechada ou mostra saliências, chamamos esses buracos de “pillowing”. Esse comportamento aparece principalmente devido a configurações de impressão incorretas e resfriamento incorreto. Neste tutorial, descrevemos o que você pode fazer para consertar pillowing (buracos) em suas impressões.

Pillowing (buracos)

Espessura superior / inferior

Para criar uma superfície suave, é importante usar uma camada superior mais grossa na sua impressão. Uma espessura superior muito fina levará logicamente a uma superfície superior com furos. Assim, aumentar a espessura superior / inferior no Cura (ou outro slicer) ajudará a fechar melhor a superfície da sua impressão. Aconselhamos a utilização de uma espessura superior / inferior de pelo menos 6x a altura da camada para fechar adequadamente o seu modelo.

Isso significa, por exemplo, que você precisa de uma espessura superior / inferior de 0,6 mm ao usar uma altura de camada de 0,1 mm. Se a superfície superior da sua impressão não estiver bem fechada, você poderá aumentar a espessura superior / inferior. Em geral, podemos dizer que quanto mais fina a altura da camada, mais camadas superiores você precisa. As camadas mais finas se enrolam ou se partem mais facilmente, portanto são necessárias mais camadas para fechar completamente o topo.

Uma camada superior muito fina (1) e uma camada superior bem fechada (2)

Resfriamento para consertar pillowing

Além de boas configurações, pode ser ainda mais importante resfriar adequadamente o plástico na camada superior. Certifique-se de que os ventiladores da cabeça de impressão estejam funcionando na velocidade máxima do ventilador, conforme definido nas configurações de resfriamento no Cura. Se não estiver, o plástico pode não resfriar adequadamente, e assim ele pode se soltar um pouco ou enrolar nos locais onde ele cruza as linhas de preenchimento. Isso significa que uma superfície irregular é criada e que a próxima camada que será colocada em cima dela sofrerá colisões. Parece que camadas especialmente mais finas têm a tendência de enrolar. Portanto, pode ajudar se você aumentar a altura da camada para consertar pillowing.

A redução de temperatura também pode ajudar, mas garanta que sua impressão não comece com uma sub-extrusão. Nesse caso, pode ser necessário diminuir a velocidade de impressão também.

O efeito de não resfriamento na camada superior da sua impressão

E aí, gostou das nossas dicas para consertar pillowing? Conte nos comentários sua experiência. Não esqueça também de assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades e mais dicas como esta.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados