Empreendedorismo na era da impressão 3D

Impressoras 3D de alta qualidade e de fácil operação já são hoje acessíveis em todo o mundo. Isso faz com que novos meios de compartilhamento de projetos sejam criados, e até mesmo novos negócios. A Print+ quer mudar o jeito que produtos são fabricados e consumidos. Quer saber como? Confira a matéria na íntegra!

O objetivo é criar produtos totalmente modulares que – em sua grande maioria – possam ser feitos em impressoras 3D em sua casa ou no bureau de serviços mais próximo de você. Os componentes que não podem ser impressos serão vendidos pela empresa em forma de kit. O fato que o produto final seria totalmente modular significa que cada parte pode ser facilmente substituída ou impressa novamente quando estiver muito gasta ou estragada.

 

headphoneDIY_ultimaker2

 

 

 

 

O primeiro produto que a Print+ desenvolveu é um fone de ouvido inovador. Ele pode ser montado sem precisar usar solda, cola ou parafuso. Todos seus arquivos 3D serão disponibilizados gratuitamente na internet para que possam ser customizados e melhorados por qualquer pessoa.

 

 

O kit de componentes para o fone de ouvido ocupa somente 1/10 do volume na hora do transporte, comparando com um fone de ouvido já montado. Isso resulta em um ganho logístico de 1000% a menos no volume de transporte. O que se espera é que os produtos da Print+ sejam feitos com plástico reciclado (como o PLA renovável e biodegradável) e que a produção de produtos nocivos para a natureza diminua.

 

headphoneDIY_ultimaker3

 

 

A prototipagem e o desenvolvimento do fone de ouvido da Print+ foi totalmente feita numa impressora 3D Ultimaker 2. O projeto está atualmente disponível através do Kickstarter e já está financiado. Agora há mais metas a atingir: quanto mais pré-encomendas forem feitas, maior variedade de cores será oferecida.

 

Quer saber mais sobre impressão 3D e suas aplicações? Continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados