Filamentos para Impressão 3D: O que você precisa saber

Os filamentos para impressão 3D são materiais produzidos especialmente para servir como insumo para impressoras 3D baseadas no método FDM / FFF.  Veja quais são os tipos de filamentos para impressão 3D, suas características e dicas na hora de comprar!

Os filamentos são considerados para uma impressora 3D, o mesmo que um cartucho de tinta é para a impressora inkjet. O que você precisa saber é que as impressoras 3D utilizam variados tipos de insumos com propriedades específicas, assim como existem produtos de boa e de má qualidade. Vamos abordar isso tudo mais a fundo nesse texto.

 

O mercado de filamentos para impressão 3D

Os filamentos para impressão 3D são compostos de polímeros  termoplásticos (plásticos que atingem um estado pastoso quando aquecidos) e são produzidos na forma de um fio contínuo que é enrolado em um carretel para venda. Esse fio de plástico contínuo alimenta a impressora 3D e depois é derretido e expelido pelo extrusor, vindo a formar o objeto final.

Diâmetro: Os principais padrões na indústria de filamentos para impressão 3D são os diâmetros de 1,75 mm ou 3 mm de espessura, dependendo do padrão da impressora 3D a ser utilizada.

Dica 1 – Alguns fabricantes de filamentos não conseguem manter a constância no seu diâmetro ao longo de toda a extensão do fio. Você pode conferir isso auferindo o diâmetro com um paquímetro em diversos pontos. Se houver uma grande variação seu resultado final será comprometido!

Cores: Existe uma grande variedade de cores de filamentos para impressão 3D no mercado, sendo as mais comuns Branco, Preto, Cinza, Amarelo, Azul, Verde, Vermelho, Laranja e Natural. Mas também existem outras como prata, dourado, cores pastéis, neon, translúcidas e por aí vai…

Dica 2 – Alguns fabricantes de filamentos não conseguem manter a mesma tonalidade da cor em lotes diferentes. Sendo assim, o branco que você comprar hoje, poderá não ser o mesmo branco de amanhã. Tome cuidado se você pretende trabalhar com um padrão nas suas impressões!

Peso: Os filamentos são embalados em forma de carretéis (rolos) e seu peso de comercialização, em geral, varia de 750g a 1kg, e em alguns casos, em carretel XXL que podem chegar a 5kg.

Dica 3 –  Algumas marcas anunciam o peso total do produto, ou seja, o peso do filamento + o peso do carretel. Nesse caso, um insumo anunciado como 1kg pode conter apenas 950g, sendo 50g respectivas ao carretel, por exemplo. Importante é você saber pelo o que está pagando.

impressao-3d-fff

Principais materiais de filamentos

ABS

Os filamentos para impressão 3D de ABS – Acrilonitrila Butadieno Estireno (Acrylonitrile Butadiene Styrene, em inglês) são feitos a partir do petróleo. Esse insumo é o mais antigo utilizado pela indústria para essas impressões 3D. Por ser derivado do petróleo emite um cheiro mais forte e é recomendado ser impresso em local ventilado.

Para imprimir filamento ABS, é necessário estar atento ao processo de warp (empenamento), quando o material encolhe e descola algumas camadas. Para evitar que isso aconteça, nós da Wishbox indicamos manter a mesa limpa e com a temperatura ideal. Os itens impressos em ABS possuem alta resistência, durabilidade e são indicados para a construção de peças que tendem a sofrer impactos mecânicos.

Dados para utilização do ABS:

Temperatura da mesa: Aquecida entre 95ºC e 120ºC.

Temperatura do extrusor: Aquecido entre 225ºC e 240ºC.

PLA

O PLA – Ácido Poliático (Polylactic Acid, em inglês), é um material mais eco-friedly que o ABS, por ser biodegradável e de origens vegetais, de modo renovável. Ele não necessita de uma mesa aquecida para impressão e tão menos de altas temperaturas para a extrusão. Dessa forma, tem uma tendência menor a entupir a extrusora ou sofrer um empenamento, o que é propício para impressão de grandes peças.

Além disso, uma outra vantagem do PLA é que não emite cheiro forte ou gases nocivos. Por possuir um tempo maior de resfriamento, as impressoras otimizadas para trabalhar com esse insumo possuem uma ventoinha direcional, para rapidamente resfriar o material e permitir a impressão da próxima camada. O PLA permite que as impressões tenham cores translúcidas, detalhadas com maior fidelidade, e também mais brilhantes e suaves do que as feitas com ABS.

 

Leia também: Qual filamento para impressora 3D devo escolher?

TPU – Filamento Flexível

Diferente da maioria dos filamentos que costumam buscar resistência e rigidez, existem também filamentos TPU que são mais flexíveis. Seu intuito é oferecer maleabilidade e flexibilidade, ideal para juntas, vedações e peças que requerem movimentação no geral. Verifique a especificação shore de dureza do material para saber seu grau de maleabilidade. No caso do TPU Ultimaker o shore é 95A.

20160613_101605

Filamentos para Suporte

Filamento Solúvel – PVA

A partir do uso de uma impressora 3D com duas extrusoras, o filamento solúvel é utilizado para criar suportes para o material principal. Eles são facilmente removíveis dissolvendo-se na água, trazendo maior eficiência na confecção de peças detalhadas que poderiam ser comprometidas com suportes de material original da impressão.

Filamento destacável – Breakaway

O breakaway também é utilizado para impressão de suportes em uma impressora 3D com duas extrusoras. É um material fácil de ser removido e não precisa de pós- processamento. Devido essas propriedades, mantém um acabamento de qualidade na peça.

GeoDeerSup

 

Filamentos de engenharia

Além dos insumos citados acima, existe hoje uma variedade maior (e crescente) de tipos de filamentos disponíveis para impressoras 3D de uso avançado. Materiais já conhecidos pela indústria agora são possíveis para impressoras 3D, tal como PP (polipropileno), PC (policarbonato), Nylon e CPE (copoliéster). Esses filamentos possuem propriedades específicas e podem ser usados, em alguns casos,  para aplicações finais, não apenas para protótipos.

 

Qual o melhor filamento para o seu projeto?

Como sabemos, cada filamento possui suas características e propriedades únicas. Para saber qual o melhor material para sua impressão, é necessário levar em conta qual será a aplicação da peça, o equipamento que terá disponível e o nível de conhecimento do operador.

Em geral, concluímos que o PLA é indicado para a maioria dos projetos que sejam somente visuais e é o ideal para operadores iniciantes. Possui uma maior taxa de sucesso de impressão, apesar de variar com a experiência do usuário, o PLA tende a obter o resultado esperado com maior facilidade. Além disso, é suportado por quase todas as máquina FDM / FFF hoje no mercado e possui uma vasta seleção de cores.

Já os filamentos em ABS são ideais para a impressão de objetos que serão utilizados diversas vezes, expostos a força e a altas temperaturas. Para obter sucesso com uma impressão feita de ABS, devem ser consideradas as recomendações para extrusão e temperatura da mesa, e recomenda-se um grau um pouco mais avançado do operador . Além disso, o ambiente de impressão deve ser ventilado para que os gases emitidos não prejudiquem a saúde de quem opera a máquina.

Com o avanço dos equipamentos de impressão 3D desktop, marcas como a holandesa Ultimaker dispõe de tecnologia de dupla extrusão permitindo combinar dois materiais na mesma impressão e desbloqueando novas possibilidades de geometrias complexas com materiais de suporte. Assim, como é compatível com filamentos de engenharia, possibilitam impressão 3d de peças para uso final e com propriedades já conhecidas pela indústria. Para entender um pouco mais essas aplicações Leia também: Qual filamento para impressora 3D devo escolher?

 

A importância de um filamento para impressão 3D de qualidade

Para obter sucesso na sua impressão e atingir seu objetivo, recomendamos que você utilize insumos de qualidade, que sejam originais ou de fornecedores de confiança. Um filamento de qualidade deve possuir 1 – Um alto grau de pureza em sua composição; 2 – Pigmentos compatíveis; otimizados para impressora 3D e com padrão de tonalidade; e 3 – Ter diâmetro constante em toda extensão do carretel.

Na maioria dos casos, a economia na compra de um insumo de qualidade inferior, não compensa o prejuízo que ele pode trazer devido à entupimentos parciais, carbonização e danos permanentes na extrusora. Além disso, uma menor taxa de sucesso de impressão 3D irá gerar perda de tempo e atrasar processos, gerando prejuízos ainda maiores.

A Wishbox dispõe de toda a linha de filamentos originais da Ultimaker e MakerBot que têm padrões de qualidade internacional comprovados. Também existem outras alternativas de qualidade no mercado brasileiro. O importante é você estar atento a todos os cuidados e não desperdiçar tempo nem dinheiro.

Qual foi sua experiência ao utilizar os filamentos para impressão 3D que citamos? Que filamentos você gostaria de testar? Conte pra gente!

Compartilhe!

Comentários:

    1. Boa tarde Lennon,

      Depende do filamento escolhido, ninjaflex por exemplo é apenas para impressoras compatíveis com filamentos 1,75mm.

      Fico a disposição!

    1. Olá Alisson, tudo bem?

      Existem diversos materiais com aditivos, variando em pureza dependendo do fabricante, aqui na Wishbox não possuímos uma resposta definitiva para esses aditivos que procuras. Você teria uma aplicação específica em mente? ou seria mais em teor de curiosidade?

      Fico a sua disposição!

      Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados