Apresentando a Form 3 e a tecnologia Low Force Stereolithography

Atualizado em: 10 de outubro de 2019 às 5:24

A Wishbox Technologies tem o orgulho de anunciar ao Brasil o mais novo produto de nosso portfólio, que vai marcar uma nova era para a impressão 3D industrial: a Form 3! Essa é a mais nova tecnologia de impressora 3D profissional desktop, e já está disponível para pré-venda.

A nova impressora 3D da Formlabs é equipada com a tecnologia LFS™ (Low Force Stereolithography), que oferece qualidade de impressão incrível, suportes mais leves e uma plataforma para aplicações e materiais mais avançados. A Form 3 é a solução ideal para uma ampla gama de indústrias, devido seu desempenho consistente e à facilidade de uso.

Novos recursos de software, como a capacidade de enviar trabalhos de impressão remotamente e gerenciar uma fila de impressão compartilhada, abrem novas maneiras de trabalhar em equipe. A Form 3 é focada no tempo de atividade ininterrupto para impressão de alto volume, com a adição de sensores e alertas avançados e componentes substituíveis pelo usuário.

Estamos empolgados por continuar expandindo o acesso à tecnologia industrial no Brasil – e por levar qualidade e confiabilidade em impressão 3D à novos patamares, para um processo de fabricação que possa crescer com seu negócio! Continue lendo para saber mais sobre como a impressão 3D LFS funciona e porque o processo SLA (estereolitografia) foi re-projetado.

Impressora 3D Form 3 na bancada
Impressora 3D Form 3 na bancada

Do acessível ao universal

A Formlabs entrou no setor há sete anos com a primeira impressora 3D desktop de estereolitografia (SLA) robusta e acessível. Desde então, a Formlabs comercializou mais de 50.000 impressoras 3D, com mais de 40 milhões de peças impressas.

Usando as impressoras 3D Form 2 como ferramenta de produção, a Razor Maker ™ da Gillette oferece aos consumidores o poder de criar e encomendar produtos personalizados impressos em 3D
Usando as impressoras 3D Form 2 como ferramenta de produção, a Razor Maker ™ da Gillette oferece aos consumidores o poder de criar e encomendar produtos personalizados impressos em 3D

A Form 2 tornou acessível a fabricação interna de peças com qualidade industrial, reduzindo custos de hardware, materiais e mão de obra, colocando estereolitografia nas mãos de mais empresas do que nunca.

Com uma das maiores equipes de pesquisa de materiais do setor, a Formlabs oferece uma gama avançada de mais de 20 materiais, atendendo a necessidades específicas de todos os setores – e permitindo que empresas como a Gillette produzam peças funcionais e de uso final, a um preço acessível para os consumidores. Hoje, os usuários da Formlabs estão liderando o caminho para aumentar a impressão 3D de uma simples ferramenta para uma fábrica digital 24/7, da máquina de prototipagem ao instrumento indispensável dos negócios.

A Form 3 leva isso à um nível ainda mais alto, com fácil remoção de suporte, precisão e confiabilidade aprimoradas, manutenção mais rápida da impressora e novas oportunidades para impressão de peças grandes e materiais avançados. A Formlabs preparou o terreno para levar acessibilidade universal a impressão 3D desktop industrial, criando um sistema de fabricação interna confiável e versátil o suficiente para construir um negócio em torno dele.

“Por muito tempo, imprimir em 3D dependia do designer entender as nuances da impressora e como ela responderia para realmente obter boas peças. À medida que as impressoras 3D melhoram, a necessidade de fazer esses ajustes diminui e tudo se torna mais suave e fácil.
A Form 3 reduz a quantidade de coisas que você precisa saber para obter boas peças. Esse é um bom design de produto”.
– Nick Payton, engenheiro mecânico, RightHand Robotics

Uma introdução a Low Force Stereolithography (LFS)

As primeiras impressoras 3D SLA da Formlabs ofereceram uma configuração muito menor e mais acessível do que as impressoras industriais existentes. O processo de SLA invertido, por trás da Form 2, reduz a plataforma e o custo, mas exerce forças significativas sobre a peça durante a impressão. O processo de impressão 3D depende de uma boa calibração, e forças de “peel” maiores trazem limitações em relação ao uso de materiais maior volume de impressão, e as peças exigem estruturas de suporte robustas para serem impressas com sucesso.

Com a introdução da tecnologia Low Force Stereolithography (estereolitografia de baixa força em português), a Formlabs reprojetou completamente a abordagem da impressão 3D baseada em resina, para reduzir drasticamente as forças exercidas nas peças durante o processo de impressão.

As forças mais baixas do processo de impressão LFS permitem que a Form 3 forneça consistentemente uma incrível precisão das peças e qualidade da superfície
As forças mais baixas do processo de impressão LFS permitem que a Form 3 forneça consistentemente uma incrível precisão das peças e qualidade da superfície

A impressão 3D LFS usa um tanque flexível e iluminação linear para oferecer uma maior qualidade de superfície e precisão de impressão. Uma força de impressão mais baixa permite estruturas de suporte com pouco contato, que se soltam com mais facilidade. Além disso, esse processo abre uma ampla gama de possibilidades para o desenvolvimento futuro de materiais avançados para produção.

“A melhoria nos pontos de contato dos suportes mudam o jogo. Não tem como descrever a primeira vez que você imprime com suporte e o puxa da peça, ele se solta completamente de forma muito fácil. Isso alivia o estresse de construir e ter que limpar as peças. Agora vamos manter nosso foco no design e na criação “.
—Justen England, diretor administrativo, Delve

Na Form 3 há um mecanismo óptico completamente redesenhado, o Light Processing Unit (LPU), que contém um sistema de lentes e espelhos para fornecer impressões 3D precisas e repetíveis.

A Light Processing Unit (unidade de processamento de luz em português) contém um sistema de lentes e espelhos para oferecer impressões 3D precisas e repetíveis
A Light Processing Unit (unidade de processamento de luz em português) contém um sistema de lentes e espelhos para oferecer impressões 3D precisas e repetíveis

Dentro da LPU, um galvanômetro posiciona o feixe de laser de alta densidade na direção Y, passa por um filtro espacial e o direciona para um espelho dobrável e um espelho parabólico para entregar consistentemente o feixe perpendicular ao plano de construção.

“Uma das coisas mais empolgantes da Form 3 é onde o processo de impressão LFS nos leva em termos de qualidade e acabamento da impressão. Estamos empolgados com a forma como podemos ultrapassar os limites das peças detalhadas. Estou impressionado com os detalhes mínimos que aparecem nos modelos. É realmente impressionante”.
“Os pontos de contato menores de suporte são uma grande ajuda, economizamos muito tempo removendo a peça da base. A unidade óptica modular é muito boa, poder ter a facilidade de trocá-la rapidamente nos ajuda a manter o tempo de atividade constante, o que é um grande benefício para nós”.
—Sean Buxton, engenheiro mecânico sênior, Ximedica

Peças impressas na Form 3 com a nova tecnologia Low Force Stereolithography
Peças impressas na Form 3 com a nova tecnologia Low Force Stereolithography

A próxima geração de impressão 3D industrial

A Form 3 foi desenvolvida para trabalhar constantemente e para disponibilizar mais tempo para projetar e criar. Sensores integrados em toda a máquina detectam e mantêm condições ideais de impressão e enviam alertas quando a impressora precisa de sua atenção.

A Form 3 usa o mesmo sistema de cartuchos sem complicações que a Form 2, com uma extensa gama de mais de 20 materiais específicos, que servem para uso geral ou para uma variedade de outras aplicações
A Form 3 usa o mesmo sistema de cartuchos sem complicações que a Form 2, com uma extensa gama de mais de 20 materiais específicos, que servem para uso geral ou para uma variedade de outras aplicações

No caso raro de algo dar errado, o sistema é desenvolvido para facilitar a manutenção. A unidade de processamento de luz (LPU), as roldanas e a janela óptica são substituíveis pelo próprio usuário para evitar a necessidade de substituir a impressora 3D. O detector automático aprimorado de falhas, possibilita que você possa usar a impressão 3D com confiança.

Inicie impressões de qualquer lugar com a Impressão remota
Inicie impressões de qualquer lugar com a Impressão remota

Uma interface de usuário intuitiva e reprojetada em todo o nosso software slicer, ferramentas de gerenciamento em nuvem e a tela touchscreen da impressora 3D simplificam a operação da máquina.

O software mais recente da Formlabs é gratuito e vem com recursos que abrem maneiras totalmente novas de incorporar a impressão 3D em seu fluxo de trabalho. Inicie impressões de maneira remota, trabalhe com uma fila de impressão organizada no PreForm e gerencie equipes e permissões no Dashboard.

Comparando: Form 3 vs. Form 2

Form 3 vs. Form 2
Form 3 vs. Form 2

Evoluindo todos os dias com a Form 3

Peça sendo impressa na Form 3 com a tecnologia Low Force Stereolithography
Peça sendo impressa na Form 3 com a tecnologia Low Force Stereolithography

A Wishbox traz a Form 3 como uma ferramenta acessível para qualquer empresa ter acesso a fabricação desktop interna de alta qualidade. A Form 3, que conta com a avançada tecnologia LFS, é o próximo passo para tornar a impressão 3D desktop industrial universal e trazer a impressão 3D internamente a um valor mais acessível.

Conheça agora a impressora 3D Form 3 e aumente a capacidade de produção à medida que a sua empresa cresce, ou até crie um laboratório com várias impressoras 3D para uma alta demanda. Independentemente do tamanho de seu projeto ou do nível de conhecimento que você possui, a Form 3 possui a ferramenta, software e materiais necessários para expandir seus negócios.

Conheça agora a novidade da Formlabs e fale com um de nossos especialistas para entender como aplicar essa tecnologia no seu negócio. Não espere para amanhã, o futuro do seu negócio pode começar AGORA!

Fonte: Formlabs

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados