Impressão 3D na indústria de calçados

A indústria de calçados está mudando sempre. Existe um desejo constante de lançar idéias originais, e designers e artesãos estão movendo os limites da arte do calçado, graças à impressão 3D. Graças à ajuda de impressoras 3D, é possível produzir protótipos funcionais realistas em poucas horas, prontos para serem testados antes do início da produção.

A possibilidade de avaliar e modificar o design várias vezes, até no mesmo dia, representa uma enorme vantagem. Formas impressas em 3D, superfícies e maquetes, combinando diferentes materiais com diferentes densidades, permitem um aumento considerável na eficiência da produção.

E não estamos falando apenas de protótipos. A tendência é também produzir acessórios e peças finais, até a futura realização do sapato completamente impresso em 3D.

Conheça agora as aplicações da impressão 3D na indústria de calçados:

Sapato sendo modelado em um software CAD para impressão 3D.

Existem mais e mais softwares de modelagem 3D (CAD) especializados em design de calçados. Desde as primeiras fases do projeto até a edição de formas e moldes, desde a previsão de custos até o controle do processo de produção, até a impressão 3D.

Ultimaker, um valor agregado

As impressoras 3D Ultimaker e, especialmente, a Ultimaker S5, são escolhidas por designers de todo o mundo pela sua facilidade de utilização, volume de impressão e a possibilidade de experimentar várias combinações de materiais graças à sua extrusão dupla.

Aplicações da impressão 3D na indústria de calçados

Construct:10061 | Repensando o design de calçado

Construct: 10061 é um projeto da Timberland. A cada seis meses, uma equipe de designers inovadores tenta repensar o processo de produção de calçados. Na última edição, de abril de 2019, as impressoras 3D Ultimaker S5 desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de projetos. Veja o vídeo:

Atelier 27: Saltos personalizados impressos em 3D

O Atelier 27 é resultado da parceria entre a Eram e a Unistudio. Os clientes podem usar as um aplicativo especial na loja para personalizar o design dos saltos dos sapatos.

Salto grande ou pequeno? Listras? Estrelas ou cactus? Sem problemas!

Quando o design está concluído, o aplicativo o transforma em um arquivo STL pronto para impressão 3D com impressoras 3D Ultimaker.

A parte externa do calcanhar é impressa em menos de uma hora, depois fixada na sola do sapato.

Evento SIMAC Tanning Tech 2019

O Shoemaster® é um sistema CAD / CAM especializado no fornecimento de soluções 2D e 3D para a indústria de calçados. É uma marca da Atom SpA e é usada por mais de 800 empresas de calçados.

Durante o evento Simac Tanning Tech, o evento internacional com a oferta mais qualificada de máquinas e tecnologia para os setores de calçados, artigos de couro e bronzeamento, os visitantes puderam apreciar os resultados desse novo processo de produção. Confira:

Não é o futuro da Indústria de calçados- é o agora!

As marcas de calçados buscam constantemente a maior personalização possível, afinal, os negócios giram sempre em torno da experiência de seus clientes.

Com o mercado altamente competitivo, a alternativa é incorporar uma tecnologia versátil e de qualidade para a linha de produção.

E você? Deseja inovar sua marca utilizando a impressão 3D? Não perca tempo e fale com um especialista agora para encontrar a tecnologia certa e se manter à frente dos seus concorrentes!

Fontes:

Ultimaker;
Crea 3D;
Construct:10061;
Atelier 27;
SIMAC Tanning Tech 2019;

Compartilhe!

Comentários:

  1. Legal como a impressão 3D pode melhorar os processos… Em cada texto que leio de vocês me surpreendo mais. Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados