Impressão 3D na engenharia

A liberdade de inovar e iterar em todas as fases

Ao criar projetos novos e ousados, a impressão 3D permite que você experimente novos protótipos, resolva problemas e encontre soluções à sua medida – tudo em questão de horas. Mesmo projetos com estruturas internas e geometrias complexas, algo que os métodos tradicionais não podem oferecer.

Com uma impressora 3D desktop, você pode aprimorar suas ideias iniciais explorando conceitos com um baixo risco, e que se parecem com a peça final. Do CAD à materialização, em pouco tempo, desenvolva, avalie e repita com rapidez uma série de projetos internamente.

Por que implementar a impressão 3D na engenharia?

  • A impressão 3D reduz o processo de desenvolvimento de meses para uma questão de dias.
  • Você pode testar ideias rapidamente e descobrir o que funciona e o que não funciona (novas iterações não têm acréscimos de custo).
  • Engenheiros podem discutir um projeto com seus parceiros ou testar rapidamente o potencial de mercado de um projeto.
  • É fácil personalizar e ajustar as peças para atender às suas necessidades sem custo adicional e em pouco tempo.
  • Você pode verificar um projeto antes de investir em uma ferramenta de moldagem cara.
  • Até mesmo as peças mais complexas são possíveis produzir e reiterar.

Veja como uma peça complexa impressa em 3D, é produzida em pouco tempo neste timelapse.

Leia também: Metodologia ágil na engenharia: futuro do design de produto.

A liberdade de prototipagem sem fim

Prototipagem rápida e manufatura

O líder em manufatura de produtos de resfriamento do mercado de pós-venda, Mishimoto, está sempre otimizando seu processo para se tornar mais rápido e eficiente. Como tudo se trata de velocidade de mercado, o engenheiro também deve estar atendo à reduzir tempo de desenvolvimento. Clique aqui e veja como a Mishimoto consegue fazer cerca de 150 novos produtos por ano com a implementação da impressão 3D.

Otimizando testes de conceito

Um teste de conceito do projeto, traz mais agilidade para o engenheiro fazer os possíveis ajustes nas peças, não acha? É o caso da impressão de compressores, implementada pela filial brasileira da Embraco. Confira como a impressão 3D ajudou a Embraco agilizar os processos de produção com base em testar seus conceitos de forma eficiente.

Avanços da engenharia rápida

Produzir internamente um protótipo funcional de alta qualidade, sem dúvidas é mais rápido e tem um custo menor, comparado à outros métodos de fabricação. Saiba como a empresa Wöhler conseguiu obter resultados incríveis com o uso da Impressora 3D e como ela conseguiu reduzir os riscos de de investimento em moldes de fabricação.

Preparado para implementar a impressão 3D?

Não há dúvidas que as impressoras 3D tem muito a acrescentar à engenharia! Você pode criar um protótipo da sua ideia, em seguida, redefinir e imprimir outro. E se for necessário, imprima mais alguns até que você esteja satisfeito! Com alta precisão e qualidade de acabamento, a impressão 3D é a melhor maneira de finalizar seus conceitos antes da concepção de seu projeto.

E aí, preparado para explorar as possibilidades com a impressora 3D? Se ainda restam dúvidas sobre como adotar essa tecnologia, leia nosso white paper ou agende uma consultoria gratuita. Não esqueça de contar nos comentários se você já utiliza a impressão 3D ou se pretende implementar no seu negócio.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados