A impressora 3D desktop está se tornando cada vez mais acessível, trazendo resultados profissionais diretamente da sua mesa de trabalho.

Escale sua prototipagem e produção com peças de alta resolução, de forma profissional e por uma fração do custo de impressoras 3D industriais.

Projetada para
performance

Ver impressoras

Preenchendo a lacuna das impressoras 3D desktop

Ver impressoras

Ultimaker 2+

Conheça

Ultimaker 3

Conheça

Ultimaker S3

Conheça

Ultimaker S5

Conheça

Ultimaker S5 Pro Bundle

Conheça

Makerbot Method

Conheça

Makerbot Replicator+

Conheça

O que é impressão 3D?

As tecnologias de impressão 3D ou manufatura aditiva, criam peças tridimensionais a partir de modelos CAD (desenho assistido por computador), adicionando material camada sob camada até que a peça física seja criada.

Embora as tecnologias de impressão 3D existam desde os anos 80, os avanços recentes nas máquinas, materiais e software, tornaram a impressão 3D acessível a uma gama maior de empresas. Hoje, mais empresas podem usar ferramentas que, anteriormente, eram limitadas a algumas indústrias de alta tecnologia. As impressoras 3D desktop profissionais e de baixo custo, aceleram a inovação e incentivam empresas em diversos setores, incluindo engenharia, manufatura, arquitetura, saúde, educação, entretenimento e joalheria.

Como funciona a impressão 3D?

Todos os processos de impressão 3D começam com um modelo tridimensional (CAD) enviado ao software de fatiamento para preparar o projeto. Então, a impressora 3D pode produzir a peça camada por camada por deposição de material. As peças então são removidas da impressora 3D e, se necessário, pós-processadas para uma aplicação específica.

Saiba mais

Design

A impressora 3D cria as peças a partir de modelos tridimensionais. As representações matemáticas de qualquer superfície tridimensional são criadas usando software CAD (design assistido por computador) ou desenvolvida a partir de dados de digitalização 3D. O design é então exportado como um arquivo .STL ou .OBJ, legível pelo software de fatiamento de impressão.

Preparação

As impressoras 3D incluem um software de fatiamento para especificar configurações de impressão e dividir o modelo digital em camadas – que representam seções transversais horizontais da peça. As configurações de impressão ajustáveis incluem orientação, estruturas de suporte (se necessário), altura da camada e material. Quando a configuração estiver concluída, o software envia as instruções para a impressora por meio de uma conexão sem fio ou por cabo.

Impressão 3D

As impressoras 3D FDM usam um bico de extrusão para derreter um filamento termoplástico e depositar camada sob camada. A maioria das impressoras 3D podem ser usadas sem a supervisão do usuário até que a impressão seja concluída. Os sistemas de máquina mais modernos podem até monitorar remotamente o processo por meio de câmeras online.

Pós-processamento

Dependendo da complexidade de design e do material, as peças impressas podem precisar de um lixamento na superfície para um acabamento mais suave, ou a dissolução do filamento solúvel em água (PVA) quando utilizado para construção das estruturas de suporte.

Uso

As impressões 3D podem ser usadas como peças finais ou pós-processadas para aplicações específicas com acabamento necessário através de usinagem, preparação, pintura, fixação ou união. Muitas vezes, a impressão 3D também serve como um passo intermediário ao lado de métodos de fabricação convencionais, como moldes para peças personalizadas

Os benefícios da impressão 3D

Velocidade

Com o uso de processos de fabricação tradicionais, é possível que uma peça leve semanas ou até meses para ficar pronta. A impressão 3D transforma os modelos CAD em peças físicas em poucas horas, seja para protótipos funcionais e até mesmo na execução de projetos complexos. Isso permite que designers e engenheiros desenvolvam idéias mais rapidamente e ajuda as empresas a trazer produtos mais rapidamente ao mercado.

Custo

A impressora 3D permite que não haja necessidade de ferramentas e configurações caras associadas à moldagem por injeção ou usinagem; a mesma máquina pode ser usada desde a prototipagem até a produção final de peças com diferentes geometrias. À medida que a impressão 3D se torna cada vez mais capaz de produzir peças de uso final, ela pode complementar ou substituir os métodos de fabricação tradicionais para uma gama crescente de aplicações em volumes baixos a médios.

Customização

De sapatos, a roupas e bicicletas, estamos cercados por produtos fabricados em tamanhos uniformes e limitados, pois as empresas se esforçam para padronizar os produtos para torná-los econômicos para a fabricação. Com a impressão 3D, somente o design digital precisa ser alterado para adequar cada produto ao cliente sem custos adicionais de ferramenta. Essa transformação começou a ganhar espaço em indústrias em que o ajuste personalizado é essencial, como engenharia ou design, mas à medida que a impressão 3D se torna mais acessível, ela é usada cada vez mais para personalizar produtos de consumo em massa.

Redução de riscos

O desenvolvimento de produtos é um processo iterativo que requer várias etapas de teste, avaliação e refinamento. Encontrar e corrigir falhas de projeto antecipadamente pode ajudar as empresas a evitar revisões caras e mudanças de ferramentas no futuro. Com a impressão 3D, os engenheiros podem testar os protótipos de forma mais acessível os protótipos e verificar se funcionam como produtos finais, reduzindo os riscos de problemas de usabilidade e manufatura antes de passar para a produção.

Liberdade de design

A impressão 3D pode criar formas e peças complexas, como saliências, microcanais e formas orgânicas, que seriam caras ou mesmo impossíveis de produzir com os métodos tradicionais de fabricação. Isso oferece a oportunidade de consolidar montagens em peças menos individuais para reduzir o peso, aliviar as ligamentos fracos e reduzir o tempo de montagem, liberando novas possibilidades de design e engenharia.

Aplicações e usos da impressão 3D

Engenharia

A prototipagem rápida com impressão 3D, capacita engenheiros e designers de produtos a transformar ideias em provas realistas de conceito. Além disso, engenheiros podem avançar esses conceitos para protótipos de alta fidelidade que se parecem e funcionam como produtos finais, e orientam os produtos através de uma série de etapas de validação para produção em massa.

Conheça

Manufatura

Os fabricantes automatizam os processos de produção e dinamizam os fluxos de trabalho
através de ferramentas de prototipagem e ferramentas personalizadas diretamente de
impressoras 3D, moldes e ferramentas de fabricação com custos e prazos de entrega muito
mais baixos do que com a fabricação tradicional. Isso reduz os custos e defeitos de fabricação, aumenta a qualidade, acelera a montagem e maximiza a eficácia da mão de obra.

Conheça

Medicina

A impressão 3D desktop acessível e profissional, ajuda os médicos a oferecer tratamentos e dispositivos personalizados para atender melhor a cada indivíduo, abrindo as portas para aplicações médicas de alto impacto, economizando tempo e custos significativos das organizações, do laboratório até a sala de cirurgia.

Conheça

Educação

As impressoras 3D são ferramentas multifuncionais para aprendizado imersivo e pesquisa avançada. Elas podem incentivar a criatividade e expor os alunos à tecnologia de nível profissional, apoiando os currículos da STEAM em ciência, engenharia, arte e design.

Conheça

Arquitetura

Os profissionais de arquitetura e construção civil usam CAD e impressão 3D para projetar maquetes rapidamente, atender clientes e trazer uma melhor representação visual sobre os seus projetos. As ferramentas digitais permitem a criação de maquetes consistentes e detalhadas, sem a espera e o alto custo como nas técnicas de manufatura tradicionais.

Conheça

Entretenimento

Os modelos físicos de alta definição são amplamente utilizados na modelagem, na criação
de modelos de personagens e propulsores. Peças impressas em 3D estrelaram filmes em
stop-motion, videogames, figurinos feitos sob medida e até mesmo efeitos especiais para
filmes de grande sucesso.

Conheça

Impressora 3D FDM

Como a FDM funciona?

As impressoras 3D FDM, basicamente usam um bico de extrusão para derreter
um insumo termoplástico. Embora exista uma gama de impressoras 3D FDM com as mais variadas especificações em termos de movimentação de eixos ou forma de alimentação dos insumos, todas criam o objeto colocando várias camadas finas sucessivas de material uma sob a outra. Normalmente, as impressoras 3D desktop usam filamentos termoplásticos que são alimentados na impressora pelo “feeder”.

A impressora 3D FDM é ideal para

  • Prototipagem rápida
  • Prototipagem funcional
  • Modelagem de conceito

Materiais para impressoras 3D

O mercado de materiais para impressoras 3D é amplo e crescente, desde plásticos, metais à até mesmo alimentos e tecidos vivos (em desenvolvimento). A Wishbox oferece a seguinte gama de insumos para impressoras 3D desktop.

Materiais padrão

Os filamentos mais comuns no mercado de impressão 3D são o PLA e ABS. Eles oferecem alta resolução, bom apelo visual e acabamento suave, ideal para prototipagem rápida e desenvolvimento de produtos. Esses materiais estão disponíveis em diversas cores.

Materiais para engenharia

Os materiais de impressão 3D para engenharia e manufatura, são desenvolvidos para promover funcionalidades avançadas, como resistência a impacto, ao desgaste, à altas temperaturas ou a exposição de químicos. Os materiais de engenharia são ideais para a impressão 3D de peças de uso final e protótipos funcionais que exigem características específicas, para iterar rapidamente os projetos, avaliar o ajuste e otimizar os processos de fabricação.

Materiais de suporte

Peças com geometrias complexas ou designs mais elaborados podem exigir estruturas de suporte. Com materiais específicos para suporte nas impressões, como o Breakaway ou o PVA (filamento solúvel em água), é possível destacas essas estruturas na peça com maior facilidade e sem deixar marcas aparentes na superfície.

Materiais compósitos

Para ir ainda mais além no uso de materiais para impressão 3D, é possível utilizar materiais compósitos para alcançar aplicações específicas no setor industrial. A variedade de composições do mercado de materiais para impressão 3D traz ainda mais confiança aos engenheiros sobre o uso da tecnologia.

Custos e retorno do
investimento da impressão 3D

Nos últimos anos, as impressoras 3D industriais de alta resolução tornaram-se mais acessíveis, intuitivas e confiáveis. Como resultado, a tecnologia agora está acessível para mais empresas. Leia nosso guia detalhado sobre o preço da impressora 3D para ver qual tecnologia faz sentido econômico o seu negócio.

Saiba mais

Noções básicas de impressora 3D e FAQ

Você é novato quando o assunto é impressão 3D? Acesse nossos conteúdos para conhecer as principais características e especificações da impressão 3D, e encontre a melhor solução para o seu negócio.

TENDÊNCIAS E PREVISÕES DA IMPRESSÃO 3D

Entenda o cenário da impressão 3D no mercado nacional e internacional. Saiba quais são as tendências dessa tecnologia e confira algumas previsões para os próximos anos, baseado em pesquisa e muitos dados.

Saiba mais

MODELANDO PARA IMPRESSÃO 3D FDM

Entender sobre os conceitos de modelagem é essencial para quem quer começar com impressora 3D. Conheça os requisitos, materiais e entenda como modelar CAD para obter uma impressão de alto nível.

Saiba mais

COMO INTRODUZIR IMPRESSÃO 3D NO SEU NEGÓCIO

E para quem deseja implementar a solução de impressão 3D no seu negócio, nada melhor do que saber os primeiros passos. Saiba agora como integrar uma impressora 3D ao seu fluxo de trabalho e torná-lo mais eficiente e produtivo.

Saiba mais

Sobre a Wishbox

Pioneira no Brasil, a Wishbox orgulha-se de abrir caminhos pouco explorados por aqui. A experiência de mais de oito anos no mercado de manufatura aditiva, levou-nos a atuar em diversas áreas, desde universidades, indústrias a projetos pessoais. Estamos sempre à frente de novas possibilidades, buscando nos clientes a inspiração para mostrar como a tecnologia pode ser simples e eficaz.

Conheça mais sobre nós

Descubra novas possibilidades
Fale com um especialista

Solicite orçamento