Fortlev conquista mais precisão e agilidade utilizando impressão 3D

Atualizado em: 7 de maio de 2019 às 10:40

A inserção da impressão 3D para o desenvolvimento de produtos tem contribuído de forma positiva para os processos de criação do nosso cliente Fortlev, líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água.  Veja através dessa história de sucesso as soluções práticas aplicadas pela empresa após o investimento em uma impressora 3D.

Verificar o funcionamento mecânico, vazamentos, acabamento das cavidades, dureza de elementos de desgaste, padrões de espessura, entre outros detalhes. A fase do try-out ou teste prático do molde é fundamental para a definição dos padrões para a injeção de plástico. Através dessa etapa, é possível obter um melhor desempenho aos moldes e, por conseguinte, a sua aprovação. A possibilidade de testar protótipos impressos em 3D trazem grandes mudanças significativas e proveitosas na necessidade desses ajustes em fase de testes, pois os métodos de testes aplicados anteriormente acabavam gerando uma quantidade limitada de protótipos e demandavam um grande investimento monetário e de tempo não previstos.

Fortlev Camaçari Bahia
Fortlev Camaçari Bahia

Foi o que constatou a líder nacional na fabricação e venda de reservatórios de água e com grande participação no mercado de tubos e conexões em PVC, a Fortlev.

“Ao investir em tecnologias 3D a empresa ganhou mais precisão e agilidade nos processos de criação além de experimentar e garantir a qualidade da entrega ao cliente antes mesmo do início da produção em série.” (Sócio e Diretor industrial Vitor Torres)

A aplicação do conceito da indústria 4.0 na fábrica através da impressão 3D tem contribuído para uma série de inovações no modo de produzir e criar produtos. E o grande impulsionador deste novo cenário é justamente a necessidade de manutenção dos processos estáveis, ou seja, os processos de produção com a menor variação possível dos produtos. Isso, com alta qualidade e sem comprometer indicadores de custo.

projeto 3D Fortlev
Projeto em 3D – Fortlev

Veja a seguir como isso funciona na prática para a Fortlev:

Correção de imperfeições

Com a implantação da impressora 3D desktop MakerBot Replicator Z18 aplicados pela Fortlev para o desenvolvimento dos produtos são aliados à técnica de gestão de qualidade chamada Poka Yoke. O sistema de inspeção de origem japonesa, consagrado na gestão de processos industriais, tem como objetivo prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais imperfeições antecipadamente.

Desenvolvimento de moldes para protótipos Fortlev

A borracha ou elastômero, tradicionalmente utilizada para testes de resistência a rasgos em mangueiras ou para produzir superfícies macias e flexíveis em pegadores, maçanetas e puxadores, também tem seu espaço na Fortlev. No caso da empresa, a borracha é utilizada para fazer protótipos a partir de moldes criados na impressora 3D.

Lançamentos ao mercado

A incorporação da impressão 3D também contribui para o lançamento de novos produtos ao mercado como é o caso da Torneira de Boia Fortlev, um produto inovador no segmento. Com tecnologia pioneira na indústria nacional de material de construção faz parte da linha de acessórios para Caixa d’Água da marca.

Leia também: Como alinhar sua Empresa no conceito da Indústria 4.0.

A Wishbox se alegra com os resultados da Fortlev, ao perceber que a impressão 3D contribuiu na prática para a redução de custos em seus processos de criação e ajustes de moldes para protótipos com a otimização da logística de entrega, aumentando a qualidade e a satisfação dos seus clientes. É disso que mais nos orgulhamos: quando uma organização enxerga soluções em uma impressora 3D e gera resultados imediatos para o seu desenvolvimento.

Muito interessante o que as empresas como a Fortlev podem inovar com a impressão 3D, não acha? Caso queira outros exemplos práticos, cadastre-se gratuitamente e receba em primeira mão os novos posts do blog e mais casos de sucesso já publicados.

Leia também: Caso de sucesso da Embraco.

indústria

Compartilhe!

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados