Por que usar impressora 3D no desenvolvimento de projetos?

Atualizado em: 27 de fevereiro de 2019 às 10:19

Existem muitas formas de se agilizar o desenvolvimento de projetos para um novo produto, mas nada é mais eficiente que a impressão 3D, o principal fator é a velocidade, teste suas ideias de forma eficiente e rápida, podemos destacar também o baixo custo do protótipo, a precisão e a capacidade de construção de objetos complexos. Acelere seu processo de desenvolvimento e saia na frente de seus concorrentes.

Com mais de 30 anos desde sua concepção inicial, a impressão 3D hoje se destaca como um diferencial de peso na indústria. Sua premissa é a de revolucionar as etapas que levam para se lançar um produto novo no mercado, cortando preciosos meses de desenvolvimento no processo, além de possuir um retorno de investimento considerável.

A impressão 3D pode cortar o workflow em até a metade do tempo, garantindo uma otimização notável em desenvolvimento e lançamento de produtos e criando a oportunidade para que você se estabeleça como referência em sua área específica.

Como acelerar o processo de desenvolvimento?

Um fato interessante é de que esse ano o Wohlers Report, que é uma importante associação de escala global em pesquisas de manufatura aditiva, relatou que até o final de 2016, foram vendidas quase 500 mil impressoras 3D em todo o globo.

O processo de prototipagem atualmente é muito lento e procedural, onde caso haja uma falha em quaisquer passo, retrocede-se ao estágio inicial.

Pense em um engenheiro, que recebe um problema para ser resolvido,  analisa o problema e pensa em uma solução e a partir disso desenvolve um modelo à ser prototipado.

desenvolvimento de projetos 3d
A prototipagem convencional se prova muito mais custosa e demorada, sendo preferível a adoção de metodologias mais ágeis.

Com a prototipagem convencional, o engenheiro encontraria seu primeiro bloqueio, a justificação de preço para criação de uma peça teste. Por englobar processos mais custosos, dificilmente as ideias mais ousadas do engenheiro poderiam ser postas a prova, diminuindo o refinamento do produto final.

Isso faz parte da realidade de grande maioria das empresas no Brasil, e algumas nem fazem a conta do custo dessa oportunidade perdida..

Em contrapartida, a impressora 3D imprime os projetos em quantas partes forem necessárias e possibilita a realização de testes durante o desenvolvimento, as correções podem ser feitas rapidamente e em poucas horas uma nova peça está pronta.

Esse processo de prototipagem em tempo real, pode diminuir o tempo de desenvolvimento do seu projeto pela metade!

Com agilidade na criação, permite que você crie, teste e valide vários componentes. Uma das vantagens do uso de impressão 3D para prototipagem comparadas com outros métodos é a liberdade de construção de geometrias complexas. Consequentemente é mais simples fazer protótipos estéticos para validação do design, podendo construir protótipos funcionais e testar as capacidades, utilidades e eficiências de projetos. Devido a sua capacidade de atingir precisões incríveis, se torna capaz de realizar testes volumétricos, para validar encaixes, dimensões e ergonomia.

Comparada com outras técnicas de fabricação, a impressão 3D se sobressai principalmente na economia de material, pois há um controle total de parâmetros específicos do material, indo desde o preenchimento das peça até por consequência resistência do objeto.

Hoje em dia é possível adquirir uma impressora 3D desktop de forma muito mais acessível, então fazer protótipos  e testar vários conceitos antes de alcançar um modelo final nunca se foi tão barato .

Curtiu nosso vídeo? Para saber mais sobre as maravilhas da impressão 3D e suas funcionalidades, inscreva-se em nosso canal e torne seu futuro mais presente.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados