[Guia] Qual filamento para impressora 3D devo escolher?

Quando se fala de impressão 3D, o filamento que você usa pode causar um grande impacto no seu produto final. Cada filamento para impressora 3D tem propriedades diferentes que você pode escolher para se adequar a sua necessidade específica. Aqui temos um guia para te ajudar a descobrir qual é o melhor material para sua necessidade.

Coisas que você deve considerar quando estiver escolhendo o filamento para impressora 3D.

Decidir sobre qual material escolher requer um pouco de pensamento. O que você está projetando? Será usado dentro de casa ou fora de casa? Você gostaria que fosse flexível ou rígido? É um formato complexo que precisa de suporte adicional para imprimir? Essas são todas perguntas que podem influenciar na sua decisão.

ultimaker filamento

Por exemplo, se você quer imprimir algo para mostrar como uma peça de conceito provavelmente não vai ser necessário requerer um filamento que possa aguentar muito desgaste, enquanto que em um protótipo funcional como uma ferramenta ou peça de reposição você deve considerar um filamento para impressora 3D que suporte uma quantidade maior de desgaste.

Se o seu projeto contém grande pontes ou elevações, você vai precisar de um material que suporte isso. Procurando algo para demonstrar um conceito como uma nova embalagem? Um material que vem em uma variedade de cores pode ajudar a sua equipe a visualizá-lo melhor e distinguí-lo de versões de protótipos.

Filamento para impressora 3D para uma fácil impressão

Se você está apenas começando ou precisa de alguma coisa que imprima rapidamente e de forma consistente sempre, você deve começar com um filamento como PLA (ácido polilatico) ou PLA Tough (rígido).

Para impressões maiores, o PLA é o mais confiável e serve para uma vasta gama de aplicações, como modelos de conceito e protótipos funcionais. Ele também imprime rapidamente, sendo útil no caso de você precisar de um retorno de impressão veloz ou precisar de várias iterações.

filamento para impressora 3D
Peça impressa em PLA.

Filamento para impressora 3D rígido e durável

Por causa das suas boas propriedades mecânicas, o ABS (acrilonitrila butadieno estireno) é um dos filamentos mais populares para impressões que requerem rigidez. Mais durável que PLA, o ABS oferece outras qualidades, como resistência a calor até 85ºC, na qual pode ser útil caso a impressão seja usada em operações no dia-a-dia.

Quando a resistência a calor não é importante, o PLA Tough é uma boa alternativa. O ABS também pode ajudar um pouco no pós-processamento de impressão, assim você pode lixá-lo e pintá-lo se necessário. Outro filamento que deve ser explorado por sua durabilidade é o Nylon. Com uma alta relação entre peso e força, propriedades anti-corrosivas e baixas taxas de atrito, é ideal para aplicações como ferramentaria e peças de uso final.

nylon ultimaker
Peça impressa em Nylon.

Filamento para impressora 3D resistente ao calor

Ser capaz de resistir à altas temperaturas é uma propriedade requerida por muitas aplicações diferentes, como manufaturas auxiliares, e existe um número de filamentos que apresenta isso.

Apesar do ABS ter boa resistência ao calor, ele é limitado e pode estar propenso a ser sensível a raios UV. Se a impressão vai ser exposta a luz do dia e temperaturas maiores que 85ºC, você deve considerar algo como PC (policarbonato), na qual resiste a temperaturas de até 110ºC. A família do CPE (co-poliéster) é outro grupo de filamentos com uma boa resistência ao calor (até 70ºC para o CPE e 100ºC para o CPE+), e tem o benefício adicional de resistência a produtos químicos.

filamento abs
O ABS é usado para imprimir protótipos funcionais em empresas automotivas devido à sua alta resistência e durabilidade.

Leia mais: Conheça o case onde o setor automobilístico ganhou premiação por causa da impressão 3D! 

Filamento para impressora 3D com melhor apelo visual

Para impressões 3D que possuem alto apelo visual, algo como uma extensiva coleção de cores dá a você várias opções de escolhas. O PLA tem uma ampla gama de cores e pode imprimir detalhes complexos necessários em protótipos funcionais.

Outro filamento útil para isso é o CPE, na qual oferece a translucidez como propriedade – isso é especialmente relevante para itens que vão ser usados em lugares iluminados. Possui a capacidade de imprimir superfícies detalhadas com uma grande qualidade de acabamento.

PP (polipropileno) também é translúcido e, como sendo um dos plásticos mais amplamente utilizados no mundo, é o filamento obrigatório para aplicações de desenvolvimento de produtos.

design 3d produto
Os designers de produtos usam o filamento CPE para criar protótipos funcionais extremamente resistentes e dimensionalmente estáveis.

Filamento para impressora 3D forte, porém flexível

O PP é também um filamento semi-flexível e, com uma alta resistência a fadiga, é excepcionalmente usado em criar coisas como dobradiças, especialmente aquelas sobre garrafas. Ao longo do tempo, o uso contínuo pode enfraquecer o material, mas o PP retém a sua estrutura de qualidade.

No entanto, se você requer algo que tem a mesma força e flexibilidade do que uma borracha, uma alternativa é o TPU 95A. Esse filamento para impressora 3D tem um durômetro shore de dureza de 95 e vai até 580% de alongamento no seu máximo, é versátil o suficiente para se adequar para maioria das necessidades de uma manufatura em curto prazo, servindo assim para criar ferramentaria e guias para ajudar você no seu negócio.

ultimaker pp
O PP é popular em todo o mundo com engenheiros e fabricantes para uma ampla variedade de aplicações.

Filamento para impressora 3D para fazer geometrias complexas

A impressão 3D amplia as possibilidades na construção de peças e estruturas, pois ela permite que você empurre os limites do design e venha com soluções alternativas. Geometrias complexas podem ser fáceis de se criar usando o software CAD, mas a realidade é que a impressão pode ser limitada. É aí que materiais de suporte podem desempenhar um grande papel. O PVA é um material que é solúvel em água para suportar grandes saliências e cavidades profundas.

Imprimir usando dupla-extrusão, faz com que se dissolva com maior facilidade na água, deixando você com uma parte impressa finalizada que é precisa e suave. Funciona melhor para partes delicadas que não podem resistir a muito pós-processamento de impressão. Para uma impressão que é mais durável, outra opção é o Breakaway. Ele imprime mais rápido que o PVA e pode ser mais fácil de remover usando um conjunto de alicates. O seu design específico dá a você mais liberdade e alta qualidade de acabamento na sua impressão.

Ultimaker Breakaway
O suporte Breakaway permite uma fácil remoção apenas com o uso de uma pinça.

Como você viu, escolher o filamento certo para impressora 3D pode ser a diferença entre uma aplicação de sucesso e um teste mal sucedido. Hoje algumas impressoras 3D desktop de alta qualidade como as da Ultimaker já são compatíveis com uma ampla gama de materiais para diversas aplicações de engenharia e com perfis de impressão testados e otimizados diretamente no Slicer Cura. Se você gostaria de ter acesso a alguma destas propriedades nas suas peças impressas, entre em contato com a Wishbox para solicitar seu equipamento ou os melhores insumos do mercado. Não deixe de se inscrever para receber nossa newsletter com as principais novidades de um dos segmentos que mais cresce no mundo.

 

Referência: Ultimaker

 

projetar 3d

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados