Conheça um simpático robô de brinquedo que você pode imprimir em 3D!

Para quem está começando a trilhar o caminho da impressão em 3 dimensões ou mesmo para aqueles que já estão familiarizados com a tecnologia e gostam de projetos simples e inteligentes, vale a pena conhecer o Gyroman, uma oportunidade de você imprimir um robô em 3D com um projeto relativamente simples e com baixíssimo custo!

Esse projetinho pra lá de divertido caiu recentemente no conhecimento da comunidade adepta à impressão de mecanismos diversos e vem fazendo muito sucesso. Que tal aprender a fazer o seu próprio Gyroman no post de hoje? Vamos lá!

Conheça o simpático robô andarilho impresso

Além de engraçado, esse robozinho que anda tem uma história muito interessante. Inicialmente projetado para ser um brinquedo produzido em massa, o Walking Gyro foi concebido por John W. Jameson em 1981 e patenteado pela gigante Mattel, mas nunca chegou às prateleiras — e nem ao conhecimento do público.

Acontece que agora a patente expirou, se tornando de domínio público. Isso possibilitou que muita gente tivesse acesso ao projeto original de Jameson, e foi aí que o engenheiro Jeffrey Kerr criou uma versão atualizada, que pode ser montada através de peças feitas em impressoras 3D, levando apenas 85 gramas de material e cerca de 6 horas de impressão.

A comunidade dos makers está comemorando e o robozinho faz muito sucesso pela genialidade do projeto e simplicidade de construção! De funcionamento simples e muito barato, é um projeto excelente para montadores de todos os níveis de conhecimento. Veja, a seguir, em que consiste essa pequena máquina andante!

Como funciona o Gyroman

O Gyroman funciona com um giroscópio ligado a dois pés que se movem para cima e para baixo, somado a uma inversão no sentido do movimento que move os pés para frente e para trás, o que faz o pequeno dispositivo dar passos e mudar a direção, movendo-se rapidamente.

Considerando que o movimento necessário para um mecanismo conseguir andar por aí é bem complexo, podemos dizer que o giroscópio funciona como uma solução muito criativa. O projeto original do Walking Gyro era baseado no princípio da “máquina dinamicamente balanceada”, no qual o mecanismo depende de forças intermitentes controlando o seu centro de gravidade para que ele se mantenha estável. Em outras palavras, é necessário estar em movimento para se manter equilibrado.

imprimir em 3d
Gyroman, o robô andarilho.

Pronto para imprimir o seu robô em 3D?

Você pode montar o seu próprio Gyroman contando com uma impressora 3D e algumas peças e componentes mecânicos bem fáceis de encontrar on-line e que custam muito pouco.

Na fabricação do robozinho são usadas apenas 12 peças impressas em três dimensões, mais os componentes mencionados acima. Todo o processo de montagem pode ser concluído rapidamente, sem a necessidade de conhecimentos técnicos ou qualquer grau de proficiência em robótica!

O projeto está todo descrito no Instructables do engenheiro Jeffrey Kerr. Lá você pode baixar os arquivos necessários e encontrar todo o passo a passo da montagem do Gyroman.

Viu como imprimir robô em 3D é simples e divertido? Se você gostou desse projeto e deseja imprimi-lo, mas não tem uma impressora 3D, a Wishbox pode ajudá-lo a materializar o Gyroman. Basta entrar em contato conosco, pelo site. Para continuar sabendo mais sobre tecnologia amigável, não deixe de acompanhar o nosso blog, com dicas de utilização e realização de projetos e novidades sobre o mundo em três dimensões!

Compartilhe!

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados