Sapatilha de ballet impressa em 3D reduz dor de bailarinos

Apesar de já termos visto como a impressão 3D pode ajudar atletas a ter um melhor desempenho ao fornecer um calçado mais confortável, como é o caso do Nike Flyprint e da Adidas, a idéia de uma sapatilha de ballet impresso em 3D ainda não foi realizada. Porém, Hadar Neeman está mudando isso.

Graduada na Academia Bezalel de Arte e Design, Hadar Neeman criou uma sapatilha de ballet personalizada usando a tecnologia de impressão 3D, para reduzir a dor dos dançarinos. A sapatilha de ballet recriada são adaptadas para caber no pé do dançarino, provendo conforto e proteção, com o resultado três vezes mais durável do que as sapatilhas tradicionais.

sapato 3d

Enquanto procurava por um área onde ela poderia aplicar métodos de fabricação com a impressão 3D, a designer de produtos graduada na Academia de Arte e Design, em Jerusalém, notou os pés machucados e dedos tortos de uma amiga que dançava ballet. Neeman percebeu que a tecnologia de impressão 3D tem sido empregada em quase todos os domínios da vida, incluindo sportswear. No entanto, ainda não tinha sido usada para melhorar a sapatilha de ballet usada ​​pelos bailarinos.

“Eu aprendi sobre sapatilhas e quanto mais eu entrava nessa área, mais eu descobria que existia muito potencial para melhorar as sapatilhas já existentes e melhorar também a qualidade de vida dos dançarinos.” explicou Neeman.

sapatilha de ballet

A sapatilha é feita em um processo de várias etapas. Primeiro o pé do dançarino é escaneado, então um mapa detalhado do sapato é criado em um computador. O dançarino pode escanear o pé usando um aplicativo de celular. A sola é modelada usando uma estrutura leve e arejada para encaixar perfeitamente nos contornos do pé.

A parte superior da sapatilha é cortada em uma sapataria especial criada por Neeman para o projeto. A parte superior do tecido é integrada na sola durante o processo de impressão, de modo que o tecido fica preso entre as camadas impressas e não há necessidade de cola ou de qualquer estágio adicional de produção. A sola é feita de um polímero elastomérico impresso e o corpo do sapato é feito de um material elástico acetinado.

Conheça mais sobre os tipos de filamentos ideais para cada tipo de projeto!

sapatilha de balé

A maioria das sapatilhas ainda são feitas a mão com o uso de técnicas tradicionais. Dançarinos colocam suas sapatilhas e cada vez que as colocam tentam reduzir o dano causado pela posição do pé contra o material. Os sapatos duram apenas 10 horas de dança. Estes sapatos também duram três vezes mais que os tradicionais.

A sapatilha de ballet tem como objetivo reduzir o risco de lesões para o dançarino e permite ao usuário dançar na ponta dos pés com menos dor do que quando usa sapatos tradicionais.

Assim como Neeman usou a impressão 3D para fabricar calçados personalizados e com melhor desempenho, existem diversas outras empresas que estão faturando com o uso da impressão 3D como diferencial estratégico.

Quer saber mais em quais áreas é possível utilizar a impressão 3D e aproveitar dos seus benefícios como redução de custo, tempo de entrega reduzido e design flexível? Faça o download do nosso Infográfico: Tendências e previsões na Impressão 3D e conheça os impactos presentes e futuros da Impressora 3D nos mais diversos setores e mercados, esteja junto com a tecnologia.

tendências impressão 3d

 

 

Compartilhe!

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados