Combinação de sucesso: Wishbox Technologies no 1º Startup Weekend Internet of Things

Entre os dias 27 e 29 de maio, aconteceu o 1º Startup Weekend Internet of Things no SENAI, em Florianópolis, SC. O evento, que tinha a proposta de criar a melhor atmosfera possível para que empreendedores pudessem apresentar suas ideias, criar modelos de negócios e fabricar produtos viáveis no mercado e, no fim, serem avaliados por uma banca de jurados, contou com a participação da Wishbox Technologies! Confira um pouco mais sobre esse final de semana incrível:

The Internet of Things: o que é isso?

O tema dessa edição do Startup Weekend foi The Internet of Things, ou IoT. O que é isso e por que é relevante? O IoT é, basicamente, um conceito que trata da conexão entre qualquer dispositivo que pode ser ligado ou desligado da internet. É uma rede gigante de conexões e as relações podem ser entre pessoa-pessoa, pessoa-coisa e coisa-coisa. Essa rede inclui uma infinidade de dispositivos, desde celulares, máquinas de café, máquinas de lavar, até headphones ou câmeras fotográficas, e, também, componentes de máquinas, como o motor à jato de um avião ou sensores. Ok, e aí? E aí que a previsão, de acordo com a Gartner, é que existirão mais de 26 bilhões de dispositivos conectados até 2020 e esse segmento promete movimentar mais de US$7 trilhões nos próximos quatro anos. E o melhor: o propósito disso tudo é tornar nossas vidas mais simples, menos descomplicadas e, principalmente, mais inteligentes.

O evento

Pensando na importância crescente da Internet das Coisas, as 54 horas de duração do Startup Weekend Internet of Things foram dedicadas para fomentar, apoiar e incentivar empreendedores com ideias e produtos voltados para esse segmento do mercado de tecnologia. Em formato de competição e com o apoio de mentores durante todo o percurso, os participantes iniciaram a jornada compartilhando suas ideias e inspirando outros a se juntarem aos seus times. Foram escolhidas algumas ideias por meio de votação e, no tempo restante, os times se concentram na elaboração de um modelo de negócios e de um MVP, ou produto viável mínimo, utilizando as metodologias e ferramentas mais inovadoras do mercado. O evento terminou com a apresentação dos resultados, com os feedbacks valiosos e construtivos dos jurados e a premiação para os julgados como melhores.

A participação da Wishbox Technologies

Wishbox Technologies
Créditos: Luis Fernando Franzoi

Pioneira no Brasil na revenda das marcas mais conceituadas do mercado internacional de impressão 3D, scanners 3D e robôs de telepresença, a Wishbox Technologies não poderia ficar de fora desse evento. Fornecendo ferramentas para inspirar os participantes e dando o suporte para a materialização de suas ideias, a Wishbox levou um pouco da sua tecnologia para o StartUp Weekend com as impressoras 3d e a Telepresença com o Robô Double.

Com as impressoras 3D à disposição, alguns dos grupos puderam imprimir protótipos e modelos dos dispositivos que estavam desenvolvendo. Dessa forma, a concepção das ideias se tornava muito mais simples e os projetos mais palpáveis, facilitando, assim, o feedback mais concreto de terceiros.

A possibilidade de materializar os protótipos enquanto o evento acontece acelera as atividades e permite reparar possíveis erros e aperfeiçoar o que for necessário”, explicou Tiago Marin, diretor da Wishbox Technologies. “Esse princípio também tem sido aplicado por empresas que adotam o uso das impressoras 3D para o processo de desenvolvimento de novos produtos, justamente por reduzir o tempo de produção, custos com ferramentas e riscos de repetição”, acrescentou Rodrigo Marin, diretor da Wishbox Technologies.

Já a Telepresença com o Robô Double permitiu a interação e a orientação em tempo real entre os grupos participantes e alguns consultores e mentores que estavam em outras localidades.

Wishbox Technologies
Créditos: Luis Fernando Franzoi

Refletindo sobre a participação da Wishbox Technologies no 1º Startup Weekend IoT, fica fácil entender por que a Internet das Coisas é a grande aposta tecnológica para os próximos anos, certo?  Ficou curioso para saber mais sobre essas tecnologias? Confira nosso blog!

Wishbox Technologies
Créditos: Luis Fernando Franzoi

E, se quiser saber mais sobre o evento, fique de olho na página do StartUp Weekend.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados