Wishbox Technologies

Impressão 3D auxilia no pré-operatório e diagnósticos

Entenda como a impressão 3D conseguiu materializar exames de imagem digital e como isso favoreceu as análises pré-cirúrgicas pelos médicos no Hospital Casa da Saúde São José, no Rio de Janeiro!

É sabido que casos de procedimentos cirúrgicos para pacientes em estado grave podem atingir altas taxas de risco de mortalidade, nesse sentido, um aprofundado estudo pré-operatório pode aumentar as chances de sucesso, e definir entre vida ou morte.

Não à muito tempo, a impressão 3D vem se mostrando como um forte aliada de radiologistas e médicos cirurgiões para o planejamento pré-cirúrgico e diagnósticos mais precisos, diminuindo os riscos e facilitando os procedimentos cirúrgicos.

O hospital Casa de Saúde São José no Rio de Janeiro já vem utilizando essa tecnologia no seu setor de radiologia.

A partir de exames comuns como tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassons, podem ser impressas em 3D peças representativas de partes da anatomia do paciente, de forma fiel, ampliando possibilidades de análises e planejamentos mais precisos dos procedimentos cirúrgicos, assim como as ferramentas e próteses a serem escolhidas.

Esses exemplares auxiliam além da análise situacional dos pacientes, na didática e comunicação entre equipe médica e com os pacientes.

pré-operatório com impressão 3D
“A gente pode imprimir o coração com as artérias coronárias, você pode imprimir o crânio. Dentro do crânio, você pode imprimir o cérebro também. Você pode imprimir os pés” comenta Dr.Henrique

O cardiologista Dr.Henrique Arume Guenka afirma que com a possibilidade de médicos conseguirem visualizar os procedimentos, possibilitam a identificação de qualquer possível problema com o paciente, prevenindo maiores riscos para o mesmo.

Isso torna possível programar melhor a cirurgia, e garante uma taxa de sucesso cada vez maior, por consequência, isso alavanca uma recuperação mais rápida, num tempo de cirurgia otimizado com menores incisões.

Esses modelos representativos impressos em 3D podem ir de simples moldes dentários até artérias do coração ou até mesmo um bebê ainda dentro da mãe, e trazem nova dimensão a visualização pré-operatória.

bebê-dicom
Utilizando arquivos do tipo DICOM, toda a geometria da área analisada pode ser transformada em um modelo físico.

O Pré-operatório

No período pré-operatório o cirurgião ortopedista realiza o planejamento do procedimento cirúrgico utilizando as radiografias do paciente.

Isto auxilia na definição da estratégia cirúrgica e na escolha do material a ser empregado.

Essa etapa serve de preparação mental para o cirurgião e a identificação prévia de possíveis dificuldades a serem enfrentadas durante o procedimento.

E em casos de próteses, desenhos esquemáticos juntamente com programas de computadores são usados para então projetar a futura prótese e sua implementação.

O período pré-operatório é fundamental para que uma cirurgia transcorra de maneira segura.

Também é o melhor momento para explicar ao paciente como será o procedimento e a reabilitação, tornando o processo menos estressante.

A visualização de projetos executados pelo médico, prévio à cirurgia e esquematizações em 3D geram tanto uma confiança no médico quanto auxiliam no relacionamento médico-paciente.

Não mais se entende o procedimento por gráficos recriados por computadores (que podem ser muito abstratos para o paciente comum), em seu lugar podemos oferecer um modelo tangível que exemplifica de forma simplificada não só o processo cirúrgico, como também evidenciam os pontos da recuperação e pós-operatório.

Para ver na íntegra como a Casa da Saúde São José aplicou esta incrível tecnologia, acompanhe a reportagem que foi ao ar no Jornal Nacional abaixo:

Assista o vídeo sobre essa aplicação!

Quer ver mais aplicações incríveis da manufatura aditiva no Brasil e no mundo? Assine nossa newsletter e garanta seu futuro mais presente!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS