Wishbox Technologies

Desbloqueie a verdadeira impressão multi-material com o UltiMaker Cura 5.3

Qualquer pessoa que tenha baixado ou ouvido falar do mais recente lançamento beta do Cura 5.3 deve estar extremamente empolgada! Nesta versão estável, o Cura 5.3 alcança um avanço significativo na impressão 3D com o recurso de encaixe de materiais, que permite imprimir objetos com múltiplos materiais de maneira mais fácil e eficiente.

Além disso, ele introduz novos perfis de configurações. garantindo que as impressões sejam mais precisas e de alta qualidade. E não para por aí, também foram adicionados uma série de novos perfis de impressora para usuários de impressoras não UltiMaker!

O encaixe de materiais permite uma verdadeira impressão multi-material ilimitada.

Essa funcionalidade inovadora é uma das principais novidades desta versão do Cura 5.3 e oferece um enorme potencial para a criação de diversas aplicações. Para entender melhor como isso funciona, veja essa peça impressa:

Este clipe foi projetado para demonstrar o potencial da integração de materiais e pode ser encontrado no Thingiverse. À primeira vista, pode não parecer nada demais, mas há muito mais acontecendo do que se imagina.

Em primeiro lugar, ele é funcional. Esse clipe impresso pode ser usado como um prendedor de papel. Ao apertar a parte inferior, os dentes se abrem e, ao soltar, eles se fecham automaticamente. Isso foi possível porque a impressão foi feita com dois materiais diferentes: CPE e TPU95A. CPE é um material rígido e foi usado para os dentes verdes do clipe. TPU é flexível e foi usado para imprimir a dobradiça preta (e os olhos, apenas com intuito decorativo)

A segunda coisa importante sobre este clipe é que ele foi impresso como uma única peça, sem qualquer montagem necessária. Isso porque CPE e TPU são materiais incompatíveis, o que significa que, se você tentar imprimir uma peça como essa usando uma impressora de dupla extrusão, as partes não se uniriam adequadamente e se desmontariam imediatamente ou após uso leve.

No entanto, este clipe pode ser usado o quanto quiser sem quebrar. Isso é possível graças ao novo recurso de encaixe de materiais. Para entender melhor o que está acontecendo aqui, vamos dar uma olhada no interior da impressão:

Esse interessante padrão em torno da dobradiça e do olho não foi projetado nesta peça. Em vez disso, ele foi gerado automaticamente ativando a nova configuração “Gerar Estrutura de Encaixe” adicionada a esta versão do Cura 5.3. Observação: essa configuração só está disponível ao usar os presets de configuração avançados, ou se ativada por meio do menu de preferências.

Esse padrão alternado de sobreposição física “trava” os dois materiais juntos, de modo que a força da união entre eles não depende mais de quão compatíveis eles são, mas sim é limitada apenas pela força do material mais fraco dos dois.

As implicações disso são enormes. Até agora, para imprimir peças de múltiplos materiais, por exemplo, você teria que consultar um guia de filamentos para saber se os materiais funcionariam juntos. Muitos materiais precisam ser impressos em temperaturas diferentes e outros são quimicamente incompatíveis. Usando o encaixe de materiais, qualquer material pode ser usado.

Você também não precisa se preocupar em usar soluções alternativas, como projetar peças com juntas, clipes ou truques complicados de impressão no local. Você não precisa mais imprimir uma peça em várias partes e montá-las usando adesivos ou fixadores. Em vez disso, basta carregar qualquer peça projetada para impressão de múltiplos materiais no Cura 5.3 e fatiá-la com a nova configuração “Gerar Estrutura de Encaixe” ativada.

Para verificar se a configuração foi aplicada corretamente, você pode ir à aba de visualização no Cura e usar a barra de rolagem no lado direito da tela para navegar até uma parte da impressão onde os dois materiais se encontram. O padrão de encaixe será exibido na parte fatiada como mostrado abaixo:

Estamos ansiosos para ver o que nossos clientes farão com essa incrível nova funcionalidade e esperamos que todos gostem de testá-la! A Impressão multi-materiais sempre teve um foco muito grande nos materiais de suporte. Com essa nova atualização, as possibilidades serão ilimitadas.

Melhoria na qualidade de impressão, suportes, bordas e muito mais.

Esta versão está repleta de ajustes que ajudarão a melhorar a qualidade de impressão, suportes, bordas e muito mais.

A primeira mudança é que a ordem concêntrica foi aprimorada para as camadas iniciais. Agora, ao selecionar a opção ‘Concêntrico’ na configuração ‘Padrão de fundo da camada inicial’, sua primeira camada será impressa sequencialmente de fora para dentro, em vez de imprimir fora de ordem. Como você pode ver no seguinte GIF, o novo comportamento é mais suave e faz muito mais sentido:

Em seguida, a costura Z deve ser alinhada de forma mais consistente ao usar a configuração de alinhamento de costura Z “Canto mais nítido” e depois selecionar “Nenhum” na lista suspensa “Preferência de canto da costura”.

As velocidades de impressão e o comportamento mínimo do tempo da camada também foram ajustados para melhorar a qualidade de pequenas camadas. O resultado é que pequenos picos, cones e detalhes pontiagudos agora serão impressos com mais qualidade.

Os suportes também foram aprimorados. Ao imprimir com suportes “Normais”, menos estruturas de suporte inúteis serão geradas e os suportes serão mais confiáveis em geral, especialmente ao imprimir peças com pequenos detalhes complexos. Também há menos chance de gerar suportes desnecessários em cima do seu modelo.

Por fim, a impressão com bordas também foi aprimorada. As bordas agora serão impressas mais rapidamente e devem ser mais fáceis de remover. As bordas também podem agora ser impressas com dois materiais em um único modelo, resultando em melhor aderência e pós-processamento de impressão mais limpo.

Observação: esta versão não inclui os suportes de árvore, mas você ainda pode baixar o alpha lançado no final do ano passado para experimentá-lo e ajudar nos testes.

Melhorias na configuração da impressora e um menu estendido de configurações recomendadas

A configuração de novas impressoras foi otimizada. Ao configurar uma nova impressora no Cura, agora é perguntado se você deseja adicionar uma impressora Ultimaker ou uma impressora que não seja da Ultimaker:

Ao selecionar uma impressora UltiMaker, você é guiado pelo processo de conectar a impressora à UltiMaker Digital Factory para monitoramento remoto.

O menu de configurações de impressão recomendadas foi expandido para incluir configurações adicionais, como a opção de escolher um padrão de preenchimento, posicionamento de suporte e mais. Agora é possível salvar alterações nas configurações recomendadas para futuras impressões.

Melhorias no UltiMaker Cura 5.3:

  • Adicionados mais de 75 novos perfis de impressora de terceiros
  • Atualização da marca UltiMaker em todo o Cura
  • Numerosas correções de bugs.

Nos conte o que achou!

Baixe esta última versão para começar a descobrir novas possibilidades de impressão 3D agora mesmo. O recurso de encaixe de materiais é uma novidade de última geração e adoraríamos saber como você está usando-o. Mande um email para contato@wishbox.net.br e conte sua história com essa nova atualização.

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS