7 tipos de dispositivos e gabaritos com Impressora 3D

Atualizado em: 4 de janeiro de 2021 às 11:56

Tradicionalmente, fabricantes produzem ferramentas em metal, tanto de forma interna ou terceirizada. Dependendo do esforço aplicado na peça, no entanto, não é necessário produzir essas ferramentas em metal pois atualmente já é possível produzir gabaritos com impressora 3D.

Os insumos para impressão 3D tem evoluído significativamente, com um número de materiais funcionais adequadas para impressão 3D de gabaritos e dispositivos. Fabricantes ao redor do mundo têm usado esses materiais para repor dispositivos de metal em operações automatizadas de usinagem, linhas de montagem de eletrônicos, fundições, e outras instalações de produção.

Dispositivos e gabaritos com impressora 3D tornam a linha de montagem mais simples e rápida.

Listamos sete exemplos específicos de ferramentas e gabaritos que podem ser impressos em 3D para ter uma ideia de como começar a implementar impressão 3D na sua linha de produção.

Se você quer entender mais a fundo sobre essa aplicação, faça o download do nosso Guia completo para ter um olhar mais amplo sobre o design de ferramentas, melhores práticas, e dicas para validar suas impressões 3D.

impressão-3d-ferramental

1) INSERTOS DE GARRAS MACIAS PARA TORNOS

Os insertos de garras macias são personalizados para combinar com a geometria única de uma peça específica, permitindo a fixação de peças mais complexas e evitando o estrago de peças metálicas ou plásticas mais macias. A impressão 3D funciona bem para produzir insertos de garras macias devido à velocidade de construção e ao baixo custo de fabricação para lidar com formas complexas.

gabaritos com impressora 3d
Parte sendo presa entre as inserções da mandíbula macias, impressa na Resina Tough da Formlabs.

2) GUIAS DE FURAÇÃO

Guias de furação ajudam a evitar que uma broca se desvie ou divague, mantendo as exigências de tolerância angular e cilíndrica.

gabaritos com impressora 3d
Uma bucha de encaixe à pressão em um gabarito de broca, impressa na Resina Tough da Formlabs.

As buchas de guia de furação vêm em variedades com encaixe de pressão ou rosca e podem ser compradas de fornecedores industriais como a McMaster-Carr. Buchas que foram projetadas especificamente para uso em plásticos funcionam melhor para gabaritos impressos em 3D.

Use as diretrizes de tolerância do nosso Relatório Oficial de Encaixes de Engenharia para determinar o dimensionamento correto dos furos para encaixe por pressão.

3) AFERIDORES DE DECISÃO

Uma simples verificação de tolerância usando um modelo ou aferidor pode ajudar rapidamente um inspetor de controle de qualidade a determinar se uma peça funcionará para seu uso final. Aferidores para decidir se serão ou não impressos em 3D são úteis quando a função de peças bem-sucedidas é determinada por pequenas diferenças de forma e dimensão, e essas dimensões não podem ser avaliadas com facilidade ou rapidez usando paquímetros, micrômetros ou outras ferramentas de metrologia padrão, como no caso de peças de borracha complexas.

gabaritos com impressora 3d
Um medidor de aferidor de decisão para inspeção de uma junta de borracha, impresso na Resina Clear da Formlabs.

Aferidores de decisão são uma maneira rápida e de baixo custo para ajudar a implementar verificações de controle de qualidade adicionais para uma linha de montagem ou fabricação.

DICA – Em determinadas aplicações, os aferidores podem se desgastar com o tempo, levando a falhas no Controle de Qualidade. Devido ao seu baixo custo e facilidade de fabricação, os aferidores impressos em 3D podem ser facilmente reimpressos e substituídos de acordo com um cronograma predeterminado ou conforme necessário, para evitar a variação de qualidade dos aferidores desgastados. Isto é mais pronunciado quando as partes que estão em contato com o aferidor são metais duros.

4) GABARITOS DE MONTAGEM

Para muitos produtos, conectar peças e adicionar fixadores para criar subconjuntos ou conjuntos completos é a parte mais trabalhosa do processo. Gabaritos de montagem específicos para peças de impressão 3D reduzem os tempos de ciclo, aprimoram o fluxo de trabalho ergonômico para os técnicos de montagem e melhoram a consistência entre as unidades de produção.

gabaritos com impressora 3d
Um gabarito de montagem usado para fabricar a impressora 3D Formlabs Form 2.

5) GABARITOS DE DESMONTAGEM

Por outro lado, a desmontagem é necessária para examinar um produto que tenha falhado na inspeção, corrigir um erro ou acessar um dispositivo para recondicionamento e reparo. O uso de um gabarito de desmontagem torna esse processo mais rápido e reduz o risco de quebra. Por exemplo, separar um gabinete com ajustes de encaixe exige que cada um dos encaixes seja aberto simultaneamente para evitar danos às peças.

gabaritos com impressora 3d
Gabarito de desmontagem para separar um gabinete de encaixe rápido na resina branca Formlabs.

6) GABARITOS DE COLAGEM

O uso de gabaritos e dispositivos impressos em 3D para operações de colagem é atraente porque seu baixo custo torna a substituição regular associada ao seu uso muito mais aceitável.

gabaritos com impressora 3d
Adesivo sendo aplicado a uma peça em um gabarito de colagem impresso na Resina Durable da Formlabs.

DICA – O revestimento de um gabarito de colagem com um agente removedor facilitará a limpeza de qualquer adesivo solidificado que possa ter sido derramado no gabarito.

7) GABARITOS PARA ROTULAGEM, MARCAÇÃO E MASCARAMENTO

Gabaritos impressos com impressora 3D são úteis para aplicações de baixa força; por exemplo, garantir que um rótulo seja colocado exatamente no mesmo local em várias unidades ou mascarar uma área para marcação.

Usando materiais flexíveis para impressão 3D, um modelo de máscara pode ser projetado para combinar perfeitamente com a superfície da peça. Para aplicações em que é necessário um modelo mais rígido, materiais mais resistentes funciona bem.

gabaritos com impressora 3d
Gabarito articulado para aplicação de marcações volumétricas

PEÇAS SUBSTITUTAS

Embora não sejam dispositivos ou gabaritos reais, as peças substitutas são comumente usadas para testar dispositivos ou gabaritos antes das peças de produção finais, para que as linhas de fabricação e montagem fiquem preparadas mais rapidamente, eliminando as distorções do processo antes que as pressões da produção sejam implementadas. As peças substitutas permitem a validação do processo de fabricação com impressões 3D de baixo custo, em vez de arriscar componentes delicados de alto valor, como conjuntos eletrônicos.

A impressão 3D funcionam bem para peças de reposição, devido à sua alta precisão dimensional, e capacidade de replicar recursos finos relevantes para resolver aspectos de fabricação ou usabilidade. Além disso, como as peças impressas em 3D podem ser altamente isotrópicas, elas se comportam de maneira mais semelhante às peças moldadas por injeção.

Leia também: Como alinhar sua empresa no conceito da Indústria 4.0

PROJETE MELHOR SEUS GABARITOS E DISPOSITIVOS

gabaritos com impressora 3d

Faça o Download do Guia completo para aprender os princípios por trás da criação de ferramentas com impressora 3D, com ênfase em como utilizar a tecnologia 3D para reduzir custos, diminuir tempo de desenvolvimento, e criar um processo de produção mais eficiente desde o engenheiro de design ao técnico do chão de fábrica.

Fonte: Formlabs

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados