Wishbox Technologies

Engenharia Reversa de Turbina com Scanner 3D EinScan Pro 2X (estudo de caso)

Engenharia Reversa de Turbina com Scanner 3D EinScan Pro 2X (estudo de caso)

A impressão 3D revolucionou o mundo da manufatura e com ela vimos o surgimento do scanner 3D mais acessível. As peças que antes exigiam moldagem customizada às vezes podiam levar semanas entre o design inicial, a criação do molde e o transporte.

A impressão 3D ou a manufatura aditiva reduziram esse tempo a uma fração do que era antes. Imprimir uma peça que levava semanas para montar e agora pode levar apenas algumas horas, dependendo do tamanho e do material.

A maior parte do processo de fabricação agora é gasta no design, na criação do arquivo CAD para a peça desejada. A digitalização 3D está aliada ao processo de design, assim como a impressão 3D está para a manufatura; uma forma revolucionária de economizar tempo e dinheiro, simplificando todo o processo. Isso torna o EinScan a ferramenta perfeita para engenharia reversa.

Escaneamento de uma Turbina – Estudo de caso

A Print3DD.com, da Tailândia, conhece bem o processo de fabricação. Mais recentemente, eles concluíram um projeto de engenharia reversa usando o scanner 3D multifuncional EinScan da SHINING 3D.

O EinScan é único por ser um scanner 3D multifuncional, o que significa que pode operar como um scanner portátil ou montado em um tripé. Isso é ideal porque o scanner é capaz de escanear uma ampla gama de objetos usando qualquer um dos métodos.

A outra coisa que diferencia o EinScan é que cada scanner vem com uma licença para o Solid Edge SHINING 3D Edition, da SIEMENS PLM. Este software é a ferramenta de design perfeita, permitindo que você faça engenharia reversa em digitalizações feitas pelo scanner.

Para este projeto específico, a Print3DD precisava fazer a engenharia reversa de uma pequena turbina para a qual eles não tinham um arquivo CAD. A turbina era uma parte menor com lâminas simétricas que podem ser difíceis de escanear sem o uso de marcadores ou alvos para referência.

Felizmente, a mesa giratória automatizada do EinScan tem marcadores de referência integrados, permitindo a captura de pequenos pedaços sem o uso de alvos. A turbina foi colocada na mesa giratória automatizada e o scanner montado no tripé. Usando o modo de “digitalização fixa” do EinScan, eles foram capazes de automatizar o processo de digitalização.

Em minutos, eles fizeram um escaneamento completo e de alta precisão da peça que queriam fazer a engenharia reversa e modificar. O arquivo foi salvo e exportado diretamente para o software de design.

Usando o Solid Edge SHINING 3D Edition, eles importam os dados digitalizados para o software e os alinham. A partir daí, o processo de engenharia reversa começa. Embora essa parte do processo leve mais tempo do que a digitalização, ainda é muito mais rápida do que projetar e modificar uma peça do zero.

Os engenheiros da Print3DD usam as ferramentas do software para definir os recursos de que precisam para extrair, o cilindro, a base e as lâminas. O Solid Edge permite que eles corrijam imperfeições na peça digitalizada para que o arquivo CAD final atenda aos seus requisitos.

Criando Plano de Referência

Criando esboço

 

 

Base da engenharia reversa

Depois de identificar as superfícies e corrigir a digitalização, eles começam a personalizar a peça usando os parâmetros dos dados de digitalização. Como as lâminas da turbina têm formato simétrico, apenas uma lâmina precisa ser submetida à engenharia reversa e, em seguida, duplicada usando recursos do software.

Ao terminar, o Solid Edge oferece a eles uma comparação da peça final com os dados de digitalização. O arquivo concluído pode então ser usado para personalizações, simulações e impressões 3D adicionais.

 

Extraindo a superfície da lâmina

 

Engenharia reversa de uma única lâmina

 

Combine e refine

 

 

Para mais informações sobre este projeto, confira o vídeo completo aqui e conheça também um pouco mais sobre os equipamentos de escaneamento 3D e impressoras 3D revendidas pela Wishbox no Brasil.


Saiba Mais


COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

Preencha seus dados e receba
o contato de um especialista

Prometemos que será rápido!

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS

Entraremos em contato

Preencha seus dados para falar diretamente com a pessoa certa.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

Preencha seus dados

Preencha seus dados