Wishbox Technologies

Estruturas químicas são recriadas com Impressão 3D

Nós da Wishbox somos extremamente apaixonados pela educação e mais ainda por dividir conhecimento. Por isso, hoje trazemos para você um guia simples da nossa parceira PrintLab sobre como desenvolver e imprimir em 3D suas próprias estruturas químicas. Desde água e cafeína até remédios e materiais em engenharia, a química é um ponto chave em tudo que fazemos (além de literalmente sermos feitos de química). Usando este guia você poderá imprimir em 3D qualquer modelo que você quiser com facilidade. Vamos lá?

Conseguindo uma Molécula

Sobre estruturas químicas, se você tem uma molécula em mente que queira imprimir, então você pode baixar o arquivo do banco de dados de proteínas (PDB) da internet buscando “<nome da molécula> PDB file”. Uma alternativa é desenhar/modelar a molécula desejada. Recomendamos modelar, principalmente no ecossistema educacional por ser uma ferramenta efetiva para aprender sobre geometria molecular.

Dica: Para modelar as moléculas, recomendamos o software MoluCad. O download é gratuito e a curva de aprendizado não é muito complexa.

molucad estruturas quimicas
Molucad, uma mão na roda para o projeto em questão.

Sinta-se livre para explorar os vários elementos antes de desenhar sua estrutura de escolha. Se você optou por baixar a molecula da internet ao invés de modelar uma, nós ainda sugerimos que a importe para o MoluCad(File -> Import -> Protein Data Bank File). Apesar dos arquivos PDB já poderem ser importados para o blender (próximo passo), nós descobrimos que em alguns casos os átomos são carregados sem a presença de ligações. Após o arquivo PDB ter sido desenhado ou importado simplesmente exporte o resultado(File -> Export -> Protein Data Bank File).

Manipulando a Molécula

O próximo passo é manipular o arquivo PDB e converter para um arquivo objeto (OBJ). Um OBJ define a geometria e outras propriedades. Para editar e converter o arquivo PDB previamente criado você pode utilizar o software livre Blender. Assim que baixado você também irá querer baixar um add-on chamado ‘Atomic Blender (Blender atômico)’ que permite que o usuário importe arquivos PDB. Detalhes e o link para download do add-on podem ser vistos aqui;

Após instalar com sucesso o add-on você pode importar seu arquivo PDB (File -> Import -> Protein Data Bank File) e enquanto faz isso mudar a escala da molécula;

blender estruturas quimicas
A interface Blender é baseada em software livre e trás um extenso leque de opções.

Assim que estiver feliz com seu modelo molecular, simplesmente exporte como arquivo OBJ. (File -> Export -> Protein Data Bank File).

Imprimindo a Molécula

Agora que está satisfeito com a escala de sua molécula que está salva como OBJ, você agora pode imprimir o arquivo em 3D. Dependendo da geometria e complexidade da molécula você talvez precise gerar suportes no software para conseguir imprimir com sucesso. Na maioria dos casos, é necessário.

estruturas quimicas
Conheça o Meshmixer, um manipulador de modelo 3D gratuito.

Um software útil para geração de suportes é o Meshmixer, que também pode ser baixado gratuitamente online. Ele não só gera suporte, mas também permite que o usuário delete ou adicione suporte extra permitindo que o usuário consiga exatamente o que deseja. Também é útil para reposicionar e escalonar a molécula, considerações importantes quando se busca estruturas de suporte adequadas. Se você quiser aprender melhor como usar o Meshmixer e sobre todas suas ferramentas, a Printlab ainda te oferece um curso premiado no assunto.

Assim que completar essa etapa, escolha exportar como STL e o seu modelo de molécula imprimível em 3D estará pronto!!

Gostou do tutorial sobre estruturas químicas? Fique ligado no blog da Wishbox e garanta seu lugar em um futuro mais presente!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS