Wishbox Technologies

Filamento PETG: Vantagens, Características e Aplicações

Muito conhecido por sua fácil adesão à mesa de impressão e também por sua variedade de cores, o filamento PETG pode ser um dos materiais mais satisfatórios para a impressão 3D, dependendo da sua aplicação. 

E eu vou te explicar o porquê.

O PETG é uma versão modificada com glicol, do Polietileno Tereftalato (PET), que é comumente usado para fabricar garrafas de água. 

Também da família do CPE, o filamento PETG é um semi-rígido, com alto nível de resistência mecânica. O filamento PETG também se beneficia de boas características térmicas, permitindo que o plástico resfrie de forma eficiente com empenamento quase insignificante.

Principais Vantagens e Características do Filamento PETG

  • Boa resistência química contra lubrificantes, óleos, álcool, ácidos e bases
  • Capacidade de suportar ambientes úmidos e temperaturas de até 76 ° C
  • Resistente à água
  • Food Safe
  • Disponível em ampla gama de cores.
  • Boa adesão e perfis de impressão pré-configurados significam que qualquer pessoa pode obter resultados de primeira de forma rápida e fácil

.

Agora, por que esses benefícios são tão importantes? 

Comparado ao PLA e Tough PLA, o filamento PETG desbloqueia a mais ampla gama de aplicações técnicas – ideal para peças industriais, ferramentas e protótipos.

Disponível em 14 cores, incluindo transparente e fluorescente, o filamento PETG é adequado para uma variedade de casos de uso, desde codificação de cores até peças transparentes.

Ele te traz a cor que você deseja com as propriedades mecânicas que você precisa. Por conta disso, esse material é uma ótima solução para o uso industrial, frequentemente utilizado para a impressão de gabaritos de montagem.

Para complementar esses benefícios, o PETG também é um material Food Safe, que pode entrar em contato com a comida, é um tipo de material muito utilizado pela indústria alimentícia. 

Mas isso não significa que o PETG possa entrar em contato com a comida em toda situação, ele varia de acordo com sua configuração de impressão, pois a depender das especificações selecionadas, fragmentos de comidas podem ficar entre os fios de impressão.

Além disso, sua facilidade de impressão e o equilíbrio entre dureza, rigidez e resistência a influências externas, significam que você pode projetar, testar e iterar protótipos funcionais que realizam de forma eficaz o que foram impressos para fazer. 

Sendo um dos materiais técnicos de impressão 3D mais acessíveis com uma boa combinação de propriedades, o Ultimaker PETG é fácil de padronizar o processo de impressão em toda a sua organização.

Principais Aplicações

O filamento PETG foi concebido para utilização industrial, se tornando uma escolha ideal para:

  • Auxiliares de fabricação para a linha de produção
  • Peças para uso industrial, como tampas de sensores à prova de líquidos ou ferramentas codificadas por cores
  • Protótipos funcionais

O PETG tem aplicações em diversas indústrias devido à sua resistência ao calor, impacto e solventes. É amplamente utilizado para embalagens (tanto de varejo quanto médicas), displays de publicidade e isoladores eletrônicos.

Na impressão 3D, o glicol evita os problemas associados ao PET, como o superaquecimento, ficar turvo e frágil. Além desses fatores, também é possível esterilizar itens PETG.

Com boa adesão entre camadas, mínima deformação durante a impressão, boa resistência em ambientes de baixa temperatura, resistência química contra bases e ácidos e ausência de odor durante a impressão, o filamento PETG é considerado hoje um dos 3 materiais de filamento da impressão 3D mais utilizados, como as baixas taxas de encolhimento permitem impressões maiores do que com PLA ou ABS.

Melhores Práticas para a Impressão

Aqui separei para você algumas das boas práticas da impressão com o filamento PETG que evitarão problemas comuns de impressão, como stringing, gotejamento e má aderência à cama.

Invista em uma boa superfície de construção.

A primeira boa prática que posso falar para você é: invista em uma boa superfície de construção.

Algumas impressoras 3D vêm com uma mesa de vidro ou fita  azul de pintor  aplicada na mesa . Embora essas superfícies possam funcionar bem para o filamento PETG, recomendamos o uso de uma plataforma de construção aquecida para obter melhores resultados. 

A  mesa aquecida, que você encontra nas impressoras Ultimaker, pode melhorar significativamente a adesão da primeira camada, tornando as coisas muito mais fáceis para futuras impressões. Muitas dessas camas aquecidas vêm com uma superfície de vidro, permitindo que você imprima diretamente na mesa sem a necessidade de aplicar camadas adicionais de fita ou cola.

Calibre as configurações de retração para reduzir o  stringing

Um dos poucos problemas comuns que vemos com o filamento PETG é o stringing, que são pequenas cordas, semelhantes a cabelos finos que formam uma espécie de “teia de aranha” entre as diferentes superfícies da sua impressão 3D. 

A prevenção desses chamados “cabelo de anjo” requer configurações de retração calibradas com precisão, portanto, certifique-se de ajustar sua distância e velocidade de retração para obter os melhores resultados. 

Se você deseja aprender a fundo como evitar o stringing, recomendamos que visite este artigo.

Otimize as configurações da extrusora para evitar pillowing

Quando a superfície de uma impressão 3D não está completamente fechada ou mostra elevações, chamamos esses buracos de “pillowing”.

Ao imprimir em 3D em temperaturas mais altas associadas ao PETG, você pode notar pequenas bolhas ou espinhas na superfície do seu modelo. Esses defeitos de impressão geralmente ocorrem no início ou no final de cada segmento, onde a extrusora precisa iniciar ou parar repentinamente a extrusão de plástico.

 

Conclusão

Ao contrário do filamento ABS, o filamento PETG não produz odores ou fumaça quando impresso. O filamento PETG não é biodegradável, mas é 100% recuperável.

Sim, você pode perceber o quanto o filamento PETG é um material que te apresenta uma grande gama de opções. Se você deseja resistência a químicos leves, flexibilidade, resistência mecânica e uma ampla variedade de cores, essa pode ser a solução ideal para você. 

Quer entender como o PETG pode auxiliar especificamente a você e a sua indústria?. Tome um café conosco, mesmo que seja um café virtual. Queremos entender o seu negócio e analisar se este filamento é o correto para a sua aplicação. 

Preencha este formulário agora mesmo e em breve entraremos em contato!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS