Wishbox Technologies

Impressão 3D na Arquitetura: Projeto massivo em Port City

Henrik Bejmar, um arquiteto trabalhando para Sweco, maior firma de consultas em arquitetura e engenharia na Europa, está situado na bela cidade de Stockholm, com o intuito de trabalhar em um novo projeto. Ele está ajudando uma equipe de arquitetos a criarem um projeto novo e monumental em Colombo, Sri Lanka. O projeto conta com mais de 280 hectares e para ajudar a materializar suas ideias e trazer o que está em suas cabeças para um plano físico eles precisavam de uma ferramenta de prototipagem rápida em que possam confiar no dia-a-dia para criar modelos com prazos bem definidos. É aí que entra a impressão 3D!

A cidade de Port city situada em Colombo, principal cidade de Sri Lanka, será um distrito moderno comportando cerca de 40.000 residentes e um número igual de oportunidades de emprego quando estiver pronto, segundo a Sweco. O distrito, que será localizado entre  o antigo centro e o novo porto industrial, possui residências, escolas, escritórios, hotéis e espaço comercial. A arquiteta responsável pelo projeto é Anna Hessle e o cliente é a China Harbour Enginnering Company Ltd.

Sweco tem comissionado para realizar o design do planejamento da cidade. Port City oferece uma oportunidade de usar um distrito totalmente novo como palco para soluções sustentáveis de infraestrutura, desenvolvimento urbano e arquitetura em um clima tropical. O design da cidade visa reduzir o consumo de energia e fortificar a criação de um micro-clima de som. A estrutura que começa a tomar forma é baseada na densa presença de pontos de transporte público, o que reduzirá a necessidade da utilização de carros.

Para o projeto a equipe optou por empregar a impressão 3D como forma de visualizar e traduzir suas ideias de uma forma mais física. Deste modo eles podem trabalhar de forma mais livre com cada parte do distrito, já que não precisam o tempo todo ir atrás do projeto no computador ou ficarem revisando desenhos, eles podem visualizar em escala reduzida o projeto e assim assimilar aonde vai cada “peça do quebra-cabeça”. Isto contribui para o trabalho em equipe também já que eles podem compartilhar suas ideias de forma mais fácil e visualizar tudo antes de tomar decisões no projeto.

Henrik-Bejmar-Port-city
Henrik Bejmar vê na impressão 3D a oportunidade de materializar seus projetos.

“Como um arquiteto é mais fácil quando você pode visualizar os designs na sua frente com uma impressão em 3D. Para mim, eu posso ver em mente, mas também é bem fácil apenas tocar o modelo e ver como este fica em todos os ângulos.” –Henrik Bejmar.

E você, o que acha da impressão 3D em arquitetura? Possui algum projeto que gostaria de ver sendo replicado? Nos deixe saber nos comentários!

COMPARTILHE

RECOMENDADOS PARA VOCê

Todos os posts já foram carregados.
Nenhum artigo encontrado.

PREENCHA OS DADOS PARA RECEBER
NOVIDADES NO SEU E-MAIL.

Preencha seus dados

Prometemos que será rápido!

Em breve você receberá uma ligação de um especialista para entender sua necessidade e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto selecionado.

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Preencha seus dados para se inscrever na nossa newsletter

ESTAMOS DE CARA NOVA

REFORMULAÇÃO DO SITE

IDENTIDADE VISUAL

NOVOS PRODUTOS